sábado, 9 de novembro de 2013

JESUS CRISTO - LIÇÃO 16 – A SUPERIORIDADE DE CRISTO.



JESUS CRISTO - LIÇÃO 16 – A SUPERIORIDADE DE CRISTO.

 

“Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de um melhor pacto, o qual está firmado sobre melhores promessas.” (Hb 8,6).

Ao declarar que Jesus é o “Reis dos reis e Senhores dos senhores” – Ap 17,14; 19,16 – o Apocalipse apenas confirma o que outros textos da escritura já disseram (Dt 10,17; Sl 136,2-3; Dn 2,47; 1Tm 6,15), isto é, que Deus é infinitamente superior a tudo e a todos. E sendo Jesus Cristo o Deus – Filho, obviamente esta superioridade se aplica a Ele. Essas declarações do Apocalipse deveriam ser suficientes para comprovar a superioridade de Cristo; entretanto, a Bíblia esclarece algumas áreas em que o nome, a Pessoa e obra de Jesus Cristo ultrapassam o que já foi ensinado e realizado por qualquer pessoa em qualquer época.

I – A SUPERIORIDADE DO NOME DE JESUS.

De que maneira a pessoa obtêm um nome importante, ou o chamado renome? De três maneiras:
·         Primeira –  algumas pessoas herdam um grande nome, alguém que pertença a uma família real, por exemplo.
·         Segunda – ter um grande nome é fazer este nome através de realizações: uma importante descoberta cientifica, ou feitos notáveis no mundo esportivo.
·         Terceira – é quando alguém recebe o nome por doação: a pessoa recebe um título honorífico de alguma importante universidade ou alguma nomeação de algum órgão político (câmara dos vereadores, congresso nacional, supremo tribunal federal, etc).

O nome de Jesus é superior por que veio através destes três caminhos. Seus feitos, sua herança e o fato de Deus – Pai ter-lhe concedido o maior de todos os nomes  fazem com que a superioridade do nome de Jesus Cristo seja inalcançável.

Sabemos que, no pensamento judaico, o nome da pessoa está ligado ao caráter e a história da pessoa. O nome de Jesus significa Salvador – Mt 1,21 – sendo retratado nas páginas do Novo Testamento em contextos diversos que demonstram a razão da sua autoridade e superioridade.

1 – O nome de Jesus profetizado.

A descrição que Isaias faz do nome de Jesus é incomparável – “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Is 9,6). Seu nome é tão glorioso que não pode ser resumido em uma só palavra por isto recebe cinco títulos.

a)      Maravilhoso – Ele ultrapassa os limitas da compreensão e existência humana. É quando você vê algo ou alguém que causa grande admiração, deslumbramento ou fascínio, e não consegue expressar o que está vendo ou sentindo, então chama isto de maravilhoso, como sinônimo de “não tenho palavras para expressar o que vejo e sinto”. Assim é o nome de Jesus.
b)     Conselheiro – O próprio Isaias profetizou  que sobre Jesus repousaria – “E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor”. (Is 11,2). Como Rei, ele tem os conselhos sábios que são necessários para exercer seu ofício real.

c)      Deus Forte – Como judeu, Isaias jamais teria chamado este menino de Deus se Ele de fato não o fosse. É um dos importantes textos do Antigo Testamento que comprova a natureza divina de Jesus Cristo, E por ser “forte”, isto é, Todo Poderoso, Ele protege o seu povo de todos os inimigos – “dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares, pois, na terra será ligado nos céus, e o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mt 16,19).
d)     Pai da Eternidade – O sentido e de alguém que “possui a eternidade” – “e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.” (Lc 1,33). A conclusão é bem simples: Seu reinado não terá fim, porque ele é eterno.
e)     Príncipe da Paz – A paz na Bíblia não é apenas  ausência de guerra ou de angustia. Além disso, a salvação, bênçãos e felicidade estão presentes. Paulo afirmou que Jesus Cristo é a nossa paz – “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade.” (Ef 2,14). Ele mesmo disse – “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (Jo 14,27).

2 – O nome de Jesus e a oração.

O apóstolo João foi o que mais escreveu sobre a oração em nome de Jesus. Em Jo 14,13-14 – “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.” -  E em Jo 16,23-24 – “Naquele dia nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo que tudo quanto pedirdes ao Pai, ele vo-lo concederá em meu nome. Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis, para que o vosso gozo seja completo.” – O próprio Jesus incentivou os discípulos a fazer seus pedidos ao Pai e seu próprio nome – “Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” (Jo 15,16).  É o trabalho de Cristo  como Mediador, que “o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.” (Rm 8,34). Pois agora, na nova aliança, o Pai vê o homem em Cristo e nada nega ao filho, como o próprio Jesus orou na ressurreição de Lázaro em João 11,41-42 – “Pai, graças te dou, porque me ouviste. Eu sabia que sempre me ouves; mas por causa da multidão que está em redor é que assim falei, para que eles creiam que tu me enviaste.”

3 – O nome de Jesus e a salvação.

Há vários textos bíblicos que relacionam a salvação diretamente ao nome de Jesus. Eis alguns:
·         “Ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (Mt 1,21;
·         “...e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém.” (Lc 24,47);
·         “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (At 2,21);
·         “E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos.” (At 4,12);
·         “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” (Rm 10,13).

Sabemos que o nome de Jesus é o único que recebeu poder da parte de Deus para dar a salvação aos homens. É por isso que quando olhamos para a cruz só vemos Jesus!

4 – O nome de Jesus e os milagres.

O final do Evangelho de Marcos se destaca por este texto: – “E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados. Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus. Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam.” (Mc 16,17-20). O livro de Atos relata alguns destes milagres em nome de Jesus:
·         “Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda. E pela fé em seu nome fez o seu nome fortalecer a este homem que vedes e conheceis; sim, a fé, que vem por ele, deu a este, na presença de todos vós, esta perfeita saúde.” (3,6.16);
·         “seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós, enquanto estendes a mão para curar e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Servo Jesus.” (4,10.30);
·         “E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu.” (16,18).

5 – O nome de Jesus e os espíritos malignos.

Este assunto foi claramente explicado por Jesus em Lc 10,17-20 – “Voltaram depois os setenta com alegria, dizendo: Senhor, em teu nome, até os demônios se nos submetem. Respondeu-lhes ele: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum. Contudo, não vos alegreis porque se vos submetem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.”

A Igreja primitiva não apenas entendeu como também precisou desta autoridade que há no nome de Jesus conforme At 16,16-18 – “Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de oração, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores. Ela, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: São servos do Deus Altíssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvação. E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu.” e  em Ef 1,20-21 “que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro.”

6 – O nome de Jesus e o batismo.

Após a pregação de Pedro no Pentecostes, os ouvintes perguntaram o que deveriam fazer. Eis a resposta do apóstolo – “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” (At 2,38). O batismo em nome de Jesus Cristo é mencionado em outras partes do livro de Atos – 8,16; 10,48; 19,5; 22,16.
Em algumas seitas, o batismo em nome de Jesus é considerada uma forma mais reduzida do que é apresentado em Mt  28,19 – “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” – A pessoa que está sendo batizada em nome de Jesus entra num relacionamento de lealdade a Jesus como que dizendo: “vou seguir, servir e obedecer a este Senhor “. Em Atos o batismo está sempre relacionado à fé do Senhor Jesus Cristo, pois agora Ele está incluído como não estivera no batismo de João (At 8,35-38; 16,31-33; 18,8). De modo que a pessoa está sendo batizada invoca o nome de Jesus – “Agora por que te demoras? Levanta-te, batiza-te e lava os teus pecados, invocando o seu nome.” (At 22,16) –  assim como o nome é pronunciado sobre ela, significando aquém ela pertence – “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo vos revestistes de Cristo.” (Gl 3,27).

O próprio Jesus Cristo manda – “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28,19). Este é o verdadeiro batismo.

2 – A SUPERIORIDADE DA PESSOA E OBRA DE JESUS.

São muitos os textos bíblicos que ressaltam a superioridade de Jesus. Não há espaço para comentar todos como fizemos com o primeiro tópico, mas classificamos na ordem literária do Novo Testamento para que os principais textos e ênfase sejam mencionados.

1 – Nos Evangelhos.

a)      Jesus é maior que o templo – Mt 12,6.
b)      Jesus é maior que Jonas – Mt 12,41.
c)      Jesus é maior que Salomão – Mt 12,42.
d)      Jesus é o Senhor do sábado – Lc 6,5.
e)      Jesus tem maior testemunho do que João Batista – Jo 5,36.
f)        Jesus tem maior amor do que qualquer outra pessoa – Jo 15,13.

2 – Nas Epístolas Paulinas.

a)      Cabeça sobre todos – Ef 1,20-23.
b)      Exaltado pelo Pai – Fl 2,9-11.
c)      Preexistente, criador e plenamente divino – Cl 1,15-19.

3 – Na Epístola aos Hebreus.

a)      Jesus é maior que os profetas – Hb 1,1-3.
b)      Jesus é maior que os anjos – Hb 1,4.
c)      Jesus é maior que Moisés – Hb 3,3.
d)      A aliança em Cristo é superior – Hb 8,6.
e)      O sacerdócio de Jesus é superior – Hb 9,11-14.

4 – No Apocalipse de João.

a)      O primeiro e o ultimo – Ap 1,17-18; 22,13.
b)      Autoridade soberana – Ap 3,7.
c)      Vitorioso – Ap 5,5-6.
d)      Adorado – Ap 5,7-14.
e)      Rei das nações – Ap 15,3.

f)        Rei dos reis e Senhor dos senhores – Ap 17,14; 19,16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário