sábado, 2 de novembro de 2013

JESUS CRISTO - LIÇÃO 15 – ILUSTRAÇÕES DA OBRA DE CRISTO NO NOVO TESTAMENTO.



JESUS CRISTO - LIÇÃO 15 – ILUSTRAÇÕES DA OBRA DE CRISTO NO NOVO TESTAMENTO.

 

“Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime que os céus; que não necessita, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez por todas, quando se ofereceu a si mesmo.” (Hb 7,26-27).

O Novo Testamento consuma a revelação progressiva de Deus, registrada no ministério terreno de Jesus, segundo os quatros Evangelhos, bem como no nascimento e expansão da sua Igreja, conforme o livro de Atos, Epístolas e Apocalipse. Se de um lado o Antigo Testamento aponta para o Novo, o Novo Testamento cumpre o Antigo. Na pessoa de Jesus de Nazaré, mais de trezentas profecias são cumpridas. O cristianismo nasce do judaísmo consumando a revelação do eterno plano de Deus, na pessoa e obra de Jesus Cristo.

Este capitulo tratará de modo sucinto da obra de Cristo ilustrada no Novo Testamento.

I – A OBRA DE CRISTO NOS EVANGELHOS.

Os Evangelhos são riquíssimos na revelação da vida e ministério terreno de Jesus. Como um todo, aborda a anunciação do seu nascimento, batismo, ministério, obra na cruz, ressurreição e ascensão aos céus. Os Evangelhos possuem um estilo próprio. Não correspondem simplesmente, a uma biografia ou narrativa. Constituem um gênero único caracterizado pelo conteúdo das noticias de salvação a todos os homens trazidas na pessoa de Jesus Cristo. A missão de Cristo é o centro do registro de cada Evangelista.

Vejamos alguns aspectos relevantes relacionados à obra de Cristo.

1 – A obra de Cristo revela o cumprimento profético.

A promessa de Gn 3,15 se cumpre em Cristo (Mt 1,22-23; Mc 9,12; Lc 18,31-33). Jesus não foi um mártir ou revolucionário da Palestina do século I. As profecias do Antigo Testamento tanto se cumprem nEle, como Ele próprio é o cumprimento delas.

2 – A obra de Cristo emana o amor de Deus.

Cristo revela o amor do Pai. Sua obra é uma missão do amor divino. O mesmo Pai que o ama (Mt 3,17; Mc 9,7) entregou-O à morte por amor aos pecadores (Jo 3,16-17).

3 – A obra de Cristo exige uma oferta perfeita.

Somente uma oferta perfeita poderia satisfazer completamente a exigência divina. A obra de Cristo se inicia na encarnação do Verbo de Deus em Cordeiro de Deus (Jo 1,1.14). Sua trajetória não tem outro fim se não a cruz (Mt 16,21; Lc 9,31).

4 – A obra de Cristo executa a justiça de Deus.

Ao mesmo tempo em que a obra de Cristo manifesta a justiça de Deus em salvação, manifesta a mesma justiça em juízo. Quem nEle crê acha a vida, a quem não crê permanece debaixo da ira de Deus em condenação (Jo 3,18.36).

5 – A obra de Cristo implica uma morte substitutiva e expiatória.

A identificação com os pecadores implica a identificação com a penalidade merecida pelos pecadores. Cristo morreu pelos homens e no lugar dos homens. Ele é ofertante e oferta perfeita (Mt 8,31; Jo 1,29), que resgata e liberta (Mc 10,45; Jo 8,36).

II – A OBRA DE CRISTO NO LIVRO DE ATOS.

O livro de Atos bem que poderia ser chamado de “Atos do Cristo ressurreto na vida da Igreja,através do poder do Espírito no ministério e testemunho dos apóstolos” . Se os evangelhos narram o ministério de Cristo terreno, Atos narra o ministério do Cristo ressurreto através do Espírito Santo. A mensagem da Igreja cristã primitiva é a mesma mensagem dos apóstolos, pois “perseveravam na doutrina dos apóstolos.” (At 2,42). Sua pregação era Jesus Cristo.

No livro de Atos, a obra de Cristo:

  • Manifestou a vontade de Deus – 2,23; 3,18; 4,28.
  • Exigiu o sofrimento – 2,22-23.
  • Revelou a remissão de pecados – 2,38; 3,19; 5,31.
  • Consumou-se na ressurreição – 2,24; 3,15; 4,10; 10,40.
  • Aponta para o dia do julgamento – 17,31.
  • Evidencia a salvação exclusiva – 4,12; 26,22-23.

III – A OBRA DE CRISTO NAS EPÍSTOLAS.

As epístolas do Novo Testamento são os preciosos recipientes da mensagem da Igreja cristã. Nelas, os apóstolos e cooperadores apostólicos registram sob inspiração do Espírito Santo, as doutrinas de fé e pratica do cristianismo, centralizadas na obra de Jesus Cristo.

1 – Epístolas Paulinas.

Nos escritos do apóstolo Paulo, a obra de Cristo:
  • Cumpriu a obra de Deus revelado nas escrituras  - 1Cor 15,3-4.
  • Evidenciou o esvaziamento e a encarnação – Fl 2,5-8.
  • Centraliza-se na cruz – 1Cor 1,22-24; 2,2.
  • Aponta para a morte substitutiva – Rm 5,8; 2Cor 5,14.21; Gl 2,21.
  • Proporciona a reconciliação – Rm 5,10; 2Cor 5,18-19.
  • Anuncia a redenção e a remissão dos pecados – Rm 3,24; Ef 1,7; Cl 1,14.
  • Oferece justificação dos pecados – Rm 5,1-2; Cl 2,16.
  • Oferece liberdade presente do poder do pecado – Rm 6,1-15.
  • Garante a ressurreição dos mortos – 1Ts 4,14.

2 – Epístolas Gerais.

Nas demais epístolas, também chamadas de “gerais”, a obra de Cristo:
  • Trouxe purificação dos pecados – Hb 1,3; 1Jo 1,7.
  • Exigiu morte substitutiva – Hb 2,9; 13,11-12; 1Pe 2,21.
  • Exigiu sacrifício voluntário e obediente – Hb 5,7-8; 12,2.
  • Demonstrou um sacrifício único e eficiente – Hb 7,26-27; 10,14; 1Pe 3,18.
  • Apresentou a expiação perfeita – 1Pe 1,2; 1Jo 2,2.
  • Expressou o amor de Deus – 1Jo 3,16.4; 4,7-10.

IV – A OBRA DE CRISTO NO APOCALIPSE.

O Apocalipse de João apresenta a obra de Cristo como um sacrifício de expiação e propiciação – “Da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados.” (At 1,5);  “E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação.” (Ap 5,9), no qual Jesus Cristo representa a própria oferta sacrificial – “Nisto vi, entre o trono e os quatros seres viventes, no meio dos anciãos, um Cordeiro em pé, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus, enviados por toda a terra. que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.” (Ap 5,6.12); “E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Ap 13,8).

CONCLUINDO


A obra de Cristo ensinada no Novo Testamento não se refere apenas a um aspecto doutrinário, mas a uma realidade histórica que se estende a nós ainda hoje, trazendo salvação aos que nEle crêem. Sua obra santifica, purifica e aperfeiçoa os crentes. Vamos demonstrar um viver agradável a Deus – viver de amor, dedicação, serviço, santificação e gratidão pela obra de Cristo realizada em nosso lugar!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário