sábado, 16 de novembro de 2013

A HISTÓRIA DO POVO DE DEUS - LIÇAO 04 – SINAI, O MONTE DE DEUS



A HISTÓRIA DO POVO DE DEUS - LIÇÃO 04 – SINAI, O MONTE DE DEUS


Após a décima praga, Israel saiu do Egito, rumo à terra prometida, Canaã. Porém, Moises havia sido orientado por Deus a passar pelo Monte Sinai (Ex 3,12).

O Sinai (também conhecido como Horebe) foi um ponto de parada muito importante na vida do povo de Deus. Ali o caráter e grandeza de Deus foram revelados através da lei e do Tabernáculo.

A revelação foi progressiva e interrupta, sempre enfatizado o poder, santidade e sabedoria de “Eu sou”. Seu poder nas manifestações sobre as leis físicas da natureza (Ex 19,18); Sua santidade nos mandamentos, juízos e ordenanças, que regem a conduta com Deus e o próximo (Ex 19,20-23); e Sua sabedoria, mediante a profundidade das leis cerimoniais que deram novo conceito de adoração através do Tabernáculo (Ex 19,24-31).

  1. ACONTECIMENTOS ANTERIORES AO SINAI.

No percurso entre Egito e Sinai, os israelitas fizeram paradas nos quais Deus lhes trouxe novos ensinos e revelações.

Veremos os fatos sem detalhes, através de uma tabela. Sugiro a consulta de um mapa para notar estes locais.

PARADAS NO PERCURSO ENTRE EGITO E SINAI


PARADAS
PROBLEMA
POVO
MOISES
DEUS
LIÇÃO

MAR VERMELHO – Ex 14-15

Ficaram defrontes ao mar, com o exercito de elite atrás p/os matar.

. Desespero
. Murmuração
. incredulidade

Clamou a

Deus

Ordenou a marcha e abriu o mar vermelho

. Providencia
. Proteção
. Juízo

MARA

Ex 15,22-26

Três dias sem água e quando achou era amarga

Murmuração contra Moisés

Clamou a

Deus

Curou as águas e provou povo

.Transformações  de essência;
.Deus quer ser ouvido e entendido

ELIM

Ex 15,27


. Descansou;
. Meditou nos acontecimentos




Refrigério e descanso são preparo para mais revelação e luta


SIM

Ex 16,1-13

Não havia comida

. Murmurou contra Moises e Arão;
. Sentiu saudades do Egito;


.
. Deu maná  pela manhã;
. Deu codornizes no final da tarde

. Paciência;
. Cuidado;
. A rocha, um tipo de Cristo

 

 

REFIDIM

Ex 17,1;18,27

Não havia água


. Contendeu
. Murmurou

Clamou ao Senhor

Fez brotar água da rocha

. Paciência;
. Cuidado;
. A rocha, um tipo de Cristo.


Atacados pelos Amalequitas


Lutou sob o comando de Josué

. Orava
. Abençoava

Concedeu vitória a Israel

. O poder da intercessão
. Guerra espiritual
. Muita necessidade

Somente Moises para dar a palavra e juízo de Deus


Ficava de pé o dia todo

Julgava causas o dia todo

Usou, Jetro, sogro de Moisés, p/aconselha-lho a dividir  tarefa

. Ninguém trabalhava sozinho;
. Deus da Seu Espírito Santo a pessoas de responsabilidade


  1. ACONTECIMENTOS NO SINAI.

No Sinai o povo recebe responsabilidades e passa a ter um sistema de governo inédito no mundo, o teocrático, para o qual Deus lhes  concede a lei (mandamentos, juízos, ordenança) e o Tabernáculo (com rituais e cerimônias, mediante os sacerdotes).

Þ     A dádiva da lei (Ex 20,23):

Ela expõe caráter, vontade e essência de Deus. Nela o pecado é denunciado por um padrão de justiça. Deus é Santíssimo e a Lei prova isto.

Como um todo, a Lei se resume em mandamentos para a vida moral (Ex 19-20); juízos para a vida social (Ex 21-23); ordenança para a vida religiosa (Ex 25-30). Tudo isto levando o povo, a saber, como se relacionar com Deus e o próximo.

Assim que o povo recebe a Lei, propõe-se a cumpri-la (Ex 24,3). Deus convida Moises a subir no monte a fim de dar as instruções sobre o Tabernáculo, e isto durou 40 dias (Ex 24,1).

Þ     O bezerro de Ouro (Ex 32-34)

Este incidente é um intervalo negativo entre as instruções sobre o Tabernáculo e sua construção.

  • “Vendo que Moisés tardava a descer da montanha, o povo agrupou-se em volta de Aarão e disse-lhe: “Vamos: faze-nos um deus que marche à nossa frente, porque esse Moisés, que nos tirou do Egito, não sabemos o que é feito dele.”” (Ex 32,1).

Desta forma o povo caiu na idolatria, cultuando e festejando a um bezerro de ouro (Ex 32,6). O bezerro se torna um flagrante retrocesso à vida no Egito, onde este seria um animal sagrado.

  • Moisés e Cristo têm ligação espiritual. Será que hoje a aparente demora de Jesus não tem feito você cultuar outras coisas e valores e não o Senhor dos senhores?

Com esta idolatria. Deus identificou o povo como sendo “Vejo, continuou o Senhor, que esse povo tem a cabeça dura”. (Ex 32,9), ou seja, um povo que não é manso.

  • Você como crente é dobrável na presença de Deus, ou se endurece às Suas ordens, perante seus ministros, igreja e denominação?

O povo só não foi  destruído por inteiro devido à intercessão de Moisés (Ex 32,11-14). O preço desta intercessão foi renuncia pessoal (Moisés não quis ser outro patriarca). Negou sua própria vida (Ex 32,32); apelou à reputação divina perante o mundo (Ex 32,12); fez menção a Deus da aliança com Abraão, que não se cumpriria se o povo fosse destruído.

  • Sua intercessão é com renuncia pessoal? Você paga o preço em termos de amor e interesse? Sua intercessão se preocupa com a gloria de Deus?

Þ     O Tabernáculo (Ex 25-31)

Todas as instruções e rituais sobre o Tabernáculo, seu sacerdócio, peças e partes componentes, adoração, foram dados a Moisés no Monte durante quarenta dias (Ex 24,12.18). Mas antes de ser ele construído, houve a apostasia com o bezerro, em que Moisés quebrou as tábuas da Lei (Ex 32,19) e purificou o povo (Ex 32,25-35). Com isto, volta ao Monte e esperar mais de 40 dias para começa-lo foi necessário, a fim de as condições da adoração das primeiras tábuas (Ex 34,1.28).

a)      O Tabernáculo na vida do povo de Deus.

Tudo no Tabernáculo, a posição, localização, utensílios, pessoas autorizadas a entrar e suas vestes, compartimentos, material, tudo bem significado simbólico e tipológico. Por exemplo, na consagração do sacerdote, Moisés iria tocar a ponta da orelha, polegar da mão e do pé direito com sangue! Isto quer dizer que o sacerdote ouve e obedece à palavra, e, com as mãos e os pés, executa o serviço, o sangue está presente para purificar os pecados. Outro exemplo é a localização do Tabernáculo: exatamente no centro do povo ordenadamente colocado, significando Deus no centro de Tudo.

Vejamos seus utensílios e vamos compará-los à Jesus no Evangelho de João, que os apresenta exatamente na ordem descrita em Êxodo.

o        O altar do holocausto: é visto logo na entrada, para a expiação mediante o sacrifício – “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. (Jo 1,29.36);


o        Bacia de bronze: para se lavar e purificar para adoração – “quem não nascer da água e do Espírito Santo não pode entrar no reino” (Jo 3,5;4,10-14)



o        Mesa dos pães: para o sustento espiritual – “eu sou o pão da vida” (Jo 6,33-35);


o        Candelabro: para iluminação espiritual – “eu sou a luz do mundo” (Jo 8,12);


o        Altar de incenso: para oração aceitável – a oração sacerdotal de Cristo (Jo 17-26);

o        Arca: no Santo dos Santos, com a palavra de Deus – na oração sacerdotal de Cristo, ele esta no Santíssimo lugar como sumo sacerdote intercedendo por nós e faz menção à palavra “a tua palavra é a verdade (Jo 17-7).


b)      A Construção do Tabernáculo.

Foi à base de ofertas do povo e uso de dons espirituais sobre alguns homens que se construiu o Tabernáculo  (Ex 35-40), que foi finalmente completado e erguido um ano depois do Êxodo (Ex 40,2).

A conclusão do Tabernáculo aconteceu quando ele foi erguido e consagrado, e assim o Senhor veio fazer morada nele (Ex 40,34-38).



O Sinai era incontornável para Israel. As lições ali marcaram profundamente  povo de Deus, até os dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário