terça-feira, 22 de novembro de 2011

PERSONAGEM BÍBLICO - JACÓ



 
Jacó ou Jacob (em hebraico: יעקב, transl. Yaʿaqov, em árabe: يعقوب, transl. Yaʿqūb), também conhecido como Israel (em hebraico: יִשְׂרָאֵל, transl. Yisraʾel; em árabe: اسرائيل, transl. Isrāʾīl), foi o terceiro patriarca da bíblia. Entretanto, arquelogistas não encontraram nenhuma evidência significativa da existência de Jacó.

Jacó - no texto grego da Septuaginta, ακώβ - é traduzido como "aquele que segura pelo calcanhar". Tomando como referência a mesma fonte, Israel - no grego, σραήλ - é traduzido como "aquele que lutou com Deus".

Jacó era filho de Isaac e Rebeca, irmão gêmeo de Esaú e neto de Abraão. Sua história ocupa vinte e cinco capítulos do livro de Gênesis.

Feita a profecia de Deus a Rebeca sobre as duas nações que nasciriam do seu ventre é que nascem Esaú e Jacó. Seus descendentes seriam os edomitas e os israelistas, respectivamente. O último, com suas esposas Léia e Raquel, e suas duas concubinas, Bila e Zilpa, teria doze filhos - os futuros líderes das famosas 12 Tribos de Israel: Rúben, Simeão, Levi, Judá, Dã, Naftali, Gade, Aser, Issacar, Zebulom, José e Benjamim. Sua filha era Diná.

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Ele parte com suas duas esposas, duas criadas, onze filhos, seus criados e respectivos rebanhos. Após fazer um pacto com Deus, que o ajudaria a voltar para a Terra Prometida são e salvo, já em viagem e rumando sul ao longo de uma rota que ficaria a leste do rio Jordão, a caravana chega ao Jaboque, um afluente do rio maior, e Jacó toma ciência de que o irmão estaria a caminho com um exército de 400 homens. Ele resolve então mandar a família atravessar o rio para ali ficar em comunhão com Deus e passar a noite à margem norte do afluente. Diz o Gênesis: "Ficando ele só (...) lutava com ele um homem, até o romper do dia. Vendo a este que não podia com ele, tocou-lhe a articulação da coxa; deslocou-se a junta da coxa de Jacó, na luta com o homem. Disse este: 'não te deixarei ir, se não me abençoares'. Perguntou-lhe, pois: 'Como te chamas?'. Ele respondeu: 'Jacó'. Então disse: 'Já não te chamarás Jacó, e, sim, Israel: pois como príncipe lutaste com Deus e os homens, e prevaleceste'. Tornou Jacó: 'Dize, rogo-te, como te chamas?'. Respondeu ele: 'Por que perguntas pelo meu nome?'. E o abençoou ali."

O homem com quem Jacó luta é interpretado de várias formas devido a terminologia inexata que foi utilizada ao seu novo nome, Yisra`el - "aquele que lutou com um anjo divino", "aquele que prevaleceu sobre Deus", entre outros. Fato é que o "homem" vai embora antes que amanheça, sem que Jacó possa ver o seu rosto. Os Judeus Messiânicos acreditam que a figura misteriosa seria o próprio Yeshua (Jesus). Porém, como se não bastasse, ao reencontrar Esaú e ao ofertá-lo grandiosos presentes, Jacó declara: "Não recuses. Se logrei mercê diante de ti, peço-te que aceites o meu presente, porquanto vi o teu rosto como se tivesse contemplado o semblante de Deus, e te agradaste de mim. (...) Vi a Deus, face a face e a minha vida foi salva." (Gênesis 32,30) Será que o visitante noturno não era o próprio Esaú, que havia jurado matar o irmão anos antes? Com quem mais Jacó teria razões para pedir benção se não o próprio irmão Esaú? A confusão no breu noturno fica ainda mais complicada ao observar-se que o homem chama Jacó de Israel, e Jacó crê que seu adversário era Deus - ou seja, eles não se chamam por seus nomes reais.






SIGNIFICADO

  • Jacó:
v      Significado: O que segura pelo calcanhar, o vencedor.
v      Origem: Hebraico

  • Israel:
v      Significado: O homem que vê a Deus.
v      Origem: Hebráico






PONTOS FORTES E EXITOS

  • Pai das doze tribos de Israel;
  • Terceiro na linhagem abraâmica do plano de Deus;
  • Determinado; era disposto a trabalhar muito pelo que desejava;
  • Bom homem de negócios.







FRAQUESAS E ERROS


  • Ao enfrentar conflitos confiava em seus próprios recursos ao invés de buscar ajuda em Deus;
  • Tendia acumular riquezas para seu próprio bem.






LIÇOES DE VIDA

  • A segurança não está no acumulo de bens;
  • Todas as atitudes e intenções humanas – para o bem ou para o mal – são tecidas por Deus no decurso de seu plano.







INFORMAÇOES ESSENCIAIS

  • Local: Canaã;
  • Ocupações: Pastor e proprietário de gado;
  • Familiares:
v      Pais: Isaque e Rebeca;
v      Irmão: Esaú;
v      Sogro: Labão;
v      Esposas: Raquel; Léia, Zilpa (serva de Léia), Bila (serva de Raquel);
v      Filhos: Doze filhos e uma filha são mencionados na Bíblia – Rúben, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Diná (única filha), José, Benjamim, Gade, Aser, Dã, Naftali.








VERSICULOS - CHAVE



  • “Estou contigo, para te guardar onde quer que fores, e te reconduzirei a esta terra, e não te abandonarei sem ter cumprido o que te prometi.” Gn 28,15.






SUA HISTORIA É EMCONTRADA EM:

  • Gn 25-50;
  • Os 12,2-5;
  • Mt 1,2; 22,32;
  • At 7,8-16;
  • Rm 9,11-13;
  • Hb 11,9.20-21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário