segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ESTUDO DO SALMO 06



Tema: Livramento em meio à dificuldade. Deus pode resgatarmos.
Autor: Davi

  1. SENHOR não me repreenda na tua ira, nem me castigues no teu furor.
  2. Tem misericórdia de mim, SENHOR, porque sou fraco; sara-me, SENHOR, porque os meus ossos estão perturbados.
  3. Até a minha alma está perturbada; mas tu, SENHOR, até quando?
  4. Volta-te, SENHOR, livra a minha alma; me salva por tua benignidade
  5. Porque na morte não há lembrança de ti; no sepulcro quem te louvará?
  6. Já estou cansado do meu gemido, toda a noite faço nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lágrimas,
  7. á os meus olhos estão consumidos pela mágoa, e têm-se envelhecido por causa de todos os meus inimigos.
  8. Apartai-vos de mim todos os que praticais a iniqüidade; porque o SENHOR já ouviu a voz do meu pranto.
  9. O SENHOR já ouviu a minha súplica; o SENHOR aceitará a minha oração.
  10. Envergonhem-se e perturbem-se todos os meus inimigos; tornem atrás e envergonhem-se num momento.

COMENTÁRIO

6,1 – Repreensão... Castigar. O salmista pede ao Senhor que se abstenham de punição física e verbal. Embora Deus disciplinas Seu povo (Hebreus 12,1-13), é para a correção e não a destruição.
6,2 – Sou fraco... Meus ossos estão perturbados. O salmista experiências de sofrimento, provavelmente, uma doença grave. Alguns tomam a linguagem como figurativo de socorro espiritual.
6,3 – Quanto tempo. O salmista pede ousadia quanto tempo Deus vai permitir que o seu sofrimento para continuar. Ele procura desesperadamente um alívio do que é capaz de dar.
6,4 – Volta, ó Senhor. O salmista pensa que Deus se afastou dele.
  • Por tua misericórdia. A palavra traduzida por “misericórdia” indica a devoção a Deus liga-se ao Seu povo por Sua aliança.
6,5 – Lembrança nenhuma. Uma declaração semelhante é expressa em Sl 30,9. A doutrina da ressurreição, como a doutrina da Trindade, está implícita no Antigo Testamento, mas não desenvolveu plenamente até o Novo Testamento. Os vivos observar que os mortos são silenciosos e não tomar parte no culto.
6,6 – Com minhas lágrimas - É bem maior se torna o espírito a ser proposta, bem como a ceder sob os símbolos dos deuses desprazer. David, que poderia enfrentar Golias ele, se derrete em lágrimas com a lembrança do pecado, e sob a apreensão da ira divina, e não é diminuição de seu caráter.
6,7 – Inimigos, literalmente, “observadores” (Sl 27,11), daí a necessidade especial de orientação.
6,8 – Todos que praticam a iniqüidade. Esta referência, juntamente com a referência aos "inimigos" no versículo anterior, é abrupta. É possível que os inimigos sejam as pessoas, como os "amigos" de Jó, que culpou a doença do paciente sobre o seu pecado.
  • Ouviu - Ao funcionamento da graça de Deus em seu coração, ele sabia que sua oração foi aceita. Suas lágrimas tinham uma voz, aos ouvidos do Deus da misericórdia. Lágrimas silenciosas não são as palavras. Nossas lágrimas são gritos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário