segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ESTUDO DO SALMO 08



Tema – A grandeza de Deus assegura a importância do homem Deus, o Criador, o Todo Poderoso, importa-se com a sua criação mais valiosa: o ser humano

Autor - Davi

1.      Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
2.      Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazer calar ao inimigo e ao vingador.
3.      Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste;
4.      Que é o homem mortal para que te lembres dele? E o filho do homem, para que o visites?
5.      Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
6.      Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés:
7.      Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo,
8.      As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
9.      Ó SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!

COMENTÁRIO

Certa feita Jesus disse que as escrituras testificavam acerca dele "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" (João 5,39), e o salmo oitavo é uma confirmação do que Ele disse: “... são elas que de mim testificam".

Uma interpretação segura deste salmo só é possível quando se define a quem pertence o nome admirável em toda a terra.

Cristo é o enviado de Deus para trazer salvação aos homens, e o apóstolo Paulo testifica disso dizendo: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4,12). O nome de Cristo é maravilhoso sobre a terra, pois somente este nome trás salvação a todos os homens.

Cristo Jesus é o Senhor do salmista e de todos aqueles que crêem “Ó Senhor, Senhor nosso...”.
O nome de Cristo é admirado em toda a Terra pela grande salvação que trouxe a toda humanidade. Ele foi o varão perfeito. Algumas pessoas o admiram por Ele ter sido um grande mestre. Outros, o admiram por Ele ter sido um ótimo psicólogo, etc. Porém, o benefício da salvação só é possível quando reconhecemos a Cristo como o 'Filho do Deus Vivo', da mesma forma que Pedro o reconheceu Jo 11,27.

A glória de Cristo foi posta à vista de todos, pois ele é o "Sol da Justiça" Ml 4: 2. Ele é a luz que veio ao mundo Jo 1: 9-10. A glória de prover salvação aos homens pertence a Cristo e isto ninguém pode negar.

O nome de Cristo é magnífico na terra, porém, nos céus o nome dele reveste-se de majestade.

Na condição de profeta o salmista desconhecia sobre o que profetizava 1 Pd 1,10-12, porém ele descreve uma das ações do Senhor de nome admirável: é Ele que faz surgir forças na boca das criancinhas de peito.

Por que o simples fato das criancinhas de peito terem forças já é motivo de louvor a glória de Deus? O homem é motivo de louvor à glória de Deus por serem obras de suas mãos. Porém, a dependência total das criançinhas de peito dos cuidados de seu Criador em prover-lhes forças é o mais puro louvor ao magnífico nome de Jesus.

A primeira citação deste salmo foi feita por Cristo quando interpelado pelos principais dos sacerdotes e escribas se ele não estava ouvindo o cântico entoado pelas crianças: "Hosana ao Filho de Davi”. Jesus respondeu: "Da boca das crianças e pequeninos tiraste o perfeito louvor" Mt 21,16.

Por que o cântico das crianças incomodou os escribas e os sacerdotes?  Porque 'Hosana' significa: "Bendito aquele que vem em nome do SENHOR" (Salmos 118,26). Os escribas e os sacerdotes não aceitavam que Cristo era aquele da qual o salmo falava. Para eles Cristo não veio em nome do Senhor.

Quando Jesus aplicou esta passagem a si, ele fez calar o inimigo e vingativo. Cristo é aquele que veio em nome do Senhor, e ademais, Ele é o Senhor da qual o salmista diz: "Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o seu nome sobre a terra" Sl 8,1. Pois isso Jesus não fez calar as criancinhas quando catavam 'Hosana'!

Os escribas e os principais sacerdotes quando lembrassem do salmo oitavo tinham todos os elementos para crerem em Cristo. Bastava eles observarem as maravilhas que Cristo estava realizando no meio do povo aliado com o que as escrituras diziam, os principais da religião poderiam vislumbrar quem é o Cristo, o Senhor, do qual o salmista dantes escrevera.

O verdadeiro louvor à glória de Deus surge quando Cristo é recebido como Senhor das nossas vidas.

Quando o homem crê que Cristo é o enviado de Deus, a luz de Deus enviada ao mundo, Deus opera uma obra maravilhosa do novo nascimento. Através do novo nascimento surge o verdadeiro louvor à glória de Deus, pois está é uma obra pertinente somente a Deus, e não aos homens "Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo" (Filipenses 1,6).

Aqueles que dependem única e exclusivamente de Deus, Ele concede forças para fazer calar o inimigo e vingativo. Todos quantos nele crêem sabendo que dependem única e exclusivamente d'Ele para salvação, faz calar o inimigo das nossas almas.

O salmista não se conteve ao contemplar as obras realizadas pelas mãos de Cristo (os céus, a lua e as estrelas estabelecidas), e perguntou acerca do homem mortal. Que é o homem mortal perante o Senhor admirável em toda a terra? Por que Ele lembrou-se do homem moral?

"Que é o homem mortal para que te lembres dele?"

O homem também é obra das mãos do Senhor que fez os céus e a terra. Por meio do homem mortal a multiforme sabedoria de Deus é conhecida de todo principado e potestades dos céus; por meio do homem mortal desvendou-se o mistério da vontade de Deus de fazer convergir em Cristo todas as coisas Ef 1: 10; o homem mortal foi criado para louvor de sua graça e glória, pois no homem pecador torna-se conhecido a misericórdia de Deus.

"o filho do homem, para que o visites?"

Quem é o filho do homem para que Ele visite o homem mortal?

A pergunta do salmista acerca do Filho do homem é implícita. Observe a variação pequena entre salmos e a citação na carta aos Hebreus:

"Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que O visites?" Hb 2,6- 7.

"Que é o homem mortal para que te lembres dele? o filho do homem, para que O visites?" Sl 8,4.

Na citação do salmo na carta aos Hebreus, o 'ou' refere-se a uma pergunta acerca do Filho do homem da mesma forma que foi feita acerca do homem mortal.

O pronome oblíquo 'O' refere-se ao homem mortal, e não ao Filho do homem. O salmista indagou sobre quem seria o Filho do homem que haveria de visitar o homem mortal.

Através da revelação de Cristo aos homens, hoje sabemos que o Filho do homem é o Senhor da qual o salmista disse ter um nome admirável sobre a face da terra. Através da pessoa do Unigênito do Pai os homens foram visitados por Deus, o Senhor nosso, que possui um nome admirável sobre toda a terra.

O salmista não sabia, mas nós sabemos os motivos pelos quais o Senhor lembrou-se do homem: o homem é obra de suas mãos. O salmista desconhecia quem é o Filho do homem, porém nós sabemos que o Filho do homem é Jesus, o Senhor Admirável em toda a terra. O Senhor Admirável em toda a terra visitou o homem mortal!

Mesmo desconhecendo quem é o Filho do homem, o salmista deixou registrado profeticamente que o filho do homem foi feito um pouco menor que Deus, porém, coroado de glória e honra.

Adão foi constituído para exercer domínio sobre a face da terra somente, porém, o Filho do homem foi gerado de Deus para exercer domínio sobre todas as obras das mãos de Deus. Tudo passou a estar sujeito a Cristo, ou seja, debaixo dos seus pés.

Por isso Paulo disse: "Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a Criação. Pois nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, dominações, sejam principados, sejam potestades, tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele" Cl 1,15- 17.

Cristo visitou o homem mortal para galgar a posição de primogênito de toda a criação e primogênito dentre os mortos. Para que em tudo tivesse a preeminência. Através da visita aos homens mortais, Deus concedeu aos homens poder para serem feitos conforme à imagem do seu Filho, com o objetivo nítido de que Ele se torne Primogênito dentre muitos irmãos."Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos" Rm 8: 29.

"E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência" (Colossenses 1,18).

Após a visita aos homens mortais, Cristo voltou à sua glória conduzindo a Deus muitos filhos "Porque convinha que aquele, para quem são todas as coisas, e mediante quem tudo existe, trazendo muitos filhos à glória, consagrasse pelas aflições o príncipe da salvação deles" Hb 2,10, para que sejamos participantes da universal assembléia dos santos "À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados" (Hebreus 12,23).

Por fim, o salmista volta a louvar o Senhor que tem o nome admirável sobre a face da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário