sexta-feira, 4 de novembro de 2011

JESUS PROFERA AS BEM-AVENTURAÇAS


Mt 5,1-12 (ver Lc 6,17-26)

1. Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele.
2. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo:
3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim.
12. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós.

COMENTARIO
           
5,1 – A mensagem nos caps. 5-7 de Mateus é chamada de Sermão da Montanha ou do Monte, porque Jesus a pronunciou em um monte nas proximidades de Cafarnaum. Este sermão provavelmente foi proferido em vários dias de pregação. Nele Jesus revelou seu pensamento em relação à lei dos homens. Demonstrou que posição social, autoridade e dinheiro não são importantes em seu reino, o que importa é a fiel obediência Á Deus.

O Sermão do Monte desafiou os lideres religiosos daquela época, orgulhosos e legalistas. O sermão os chamou de volta Ás mensagens dos profetas do AT, que, como Jesus, ensinaram que a obediência sincera a Deus é mais importante do que a aplicação leviana da lei.

5,1-2 – Grandes multidões seguiram Jesus. Ele era o principal assunto da cidade: todos queriam vê-lo. Os discípulos, os companheiros mais íntimos deste homem popular, certamente foram tentados a sentirem-se importantes, orgulhosos e possessivos. Estar com Jesus não apenas lhes garantia prestigio, mas também poderia constituir-se numa oportunidade para receber dinheiro e poder.

As multidões se reuniam mais uma vez. Porem antes de dirigir-se a tão grande numero de ouvintes, Jesus chamou seus discípulos à parte e advertiu-os sobre as tentações que enfrentariam como companheiros dele. Disse-lhes que não esperassem fama e fortuna, mas pranto, fome e perseguição. No entanto Jesus garantiu a seus discípulos que seriam recompensados, mas talvez não nesta vida.
Pode haver ocasiões em que seguir a Jesus traga grande popularidade. Aqueles que não viverem de acordo com as palavras de Jesus neste sermão poderão, para própria desgraça, usar a mensagem de Deus somente para promover seus interesses pessoais.

5,3-5 – Jesus começou seu sermão com palavras que parecem contradizer-se. Mas o modo de vida de Deus normalmente contradiz o do mundo. Se você deseja viver para Deus, deve estar pronto para dizer e fazer o que parece estranho para o mundo. Deve estar disposto a dar quando outros tomam, amar enquanto outros odeiam, ajudar quando outros acusam. Abrindo mão de seus direitos e benefícios a fim de servir os outros, um dia receberá tudo o que Deus reservado para você.

5,3-12 – Há pelo menos quatro considerações sobre as bem-aventuranças:

a)     São um código de ética para os discípulos e um padrão de conduta para todos os cristãos;
b)     Contrastam os valores do reino, que é eterno, com os terrenos, que são temporários;
c)      Contrastam a fé superficial dos fariseus com a fé real que Cristo exige;
d)     Demonstram que as expectativas do AT cumprir-se-ão no novo reino.

As bem-aventuranças não nos permitem escolher aquele que nos agradam e desprezar as demais: devem ser consideradas como um todo, pois relacionam o que nos enfrentamos e como devemos agir como seguidores de Cristo.

Cada bem-aventurança diz respeito a uma benção de Deus. Bem-aventurança significa mais do que ter alegrias, implica o estado afortunado daqueles que fazem parte do reino de Deus.

As bem-aventuranças não prometem riso, prazer ou prosperidade terrena. Para Deus, bem-aventurado é aquele que tem uma experiência de esperança e alegria, independentemente das circunstancias exteriores.  Para encontrar essa forma mais profunda de felicidade, siga Jesus a despeito do preço a pagar.

Com o anuncio de Jesus que o Reino estava próximo (Mt 4,17), as pessoas naturalmente se perguntaram: “qual a qualificação para entrar no reino de Deus?” Jesus disse que a organização do reino celestial é diferente dos reinos terrenos, pois naquela riqueza, poder e autoridade não são importantes. Assim, os súditos do reino dos céus agem e buscam bênçãos e benefícios diferentes.

Suas atitudes são cheias de egoísmos, orgulho e cobiça pelo poder que há mundo ou refletem a humanidade e a abnegação de Jesus, o seu Rei?

5,11-12 – Jesus disse para nos regozijarmos quando fomos perseguidos por causa de nossa fé. A perseguição pode ser boa por quê:
a)     Tira os nossos olhos das recompensas terrenas;
b)     Remove as crenças superficiais;
c)      Fortalece a fé daqueles que a suportam;
d)     Nossa atitude diante dela serve como exemplo para outros.
Podemos ser confortados, sabendo que os maiores profetas de Deus foram perseguidos – Elias, Jeremias e Daniel – O fato de estarmos sendo perseguidos prova que temos sido fieis; as pessoas infiéis passam despercebidas. No futuro, Deus recompensará os que usaram de fidelidade, ao recebê-los em seu reino eterno, onde ano haverá mais perseguição.

REFLAXÃO

a)     Retomar palavras ou expressões que chamaram atenção.
b)     Podemos realmente ver nas bem-aventuranças o caminho da santidade?
c)      Quem é feliz e santo para a sociedade de hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário