sexta-feira, 7 de outubro de 2011

PARÁBOLA DAS BODAS



Mt 22,1-14

1. Jesus tornou a falar-lhes por meio de parábolas:
2. O Reino dos céus é comparado a um rei que celebrava as bodas do seu filho.
3. Enviou seus servos para chamar os convidados, mas eles não quiseram vir.
4. Enviou outros ainda, dizendo-lhes: Dizei aos convidados que já está preparado o meu banquete; meus bois e meus animais cevados estão mortos, tudo está preparado. Vinde às bodas!
5. Mas, sem se importarem com aquele convite, foram-se, um a seu campo e outro para seu negócio.
6. Outros lançaram mãos de seus servos, insultaram-nos e os mataram.
7. O rei soube e indignou-se em extremo. Enviou suas tropas, matou aqueles assassinos e incendiou-lhes a cidade.
8. Disse depois a seus servos: O festim está pronto, mas os convidados não foram dignos.
9. Ide às encruzilhadas e convidem para as bodas todos quantos achardes.
10. Espalharam-se eles pelos caminhos e reuniram todos quantos acharam maus e bons, de modo que a sala do banquete ficou repleta de convidados.
11. O rei entrou para vê-los e viu ali um homem que não trazia a veste nupcial.
12. Perguntou-lhe: Meu amigo como entrou aqui, sem a veste nupcial? O homem não proferiu palavra alguma.
13. Disse então o rei aos servos: Amarrai-lhe os pés e as mãos e lançai-o nas trevas exteriores. Ali haverá choro e ranger de dentes.
14. Porque muitos são os chamados, e poucos os escolhidos.

COMENTÁRIO

22,1-14 – Naquela cultura, dois convites deviam ser enviados quando um banquete era oferecido. O primeiro era para o comparecimento, o segundo avisava que tudo já estava pronto, nessa história, o rei enviou os convites a seus comensais, mas estes rejeitaram. Deus convida para participar do seu banquete na eternidade. Por esta razão. Ele está sempre reiterando o convite. Você já aceitou?

22,11-12 – Era costume que os convidados para um casamento recebessem roupas para usarem durante o banquete. Era inimaginável que alguém se recusasse a vesti-las, pois esta atitude representaria um grave insulto ao anfitrião; era uma evidencia de arrogância ou de recusa em tomar parte na festa de casamento. As vestes nupciais  representam a justiça necessária para entrar no Reino de Deus, a condição de ser totalmente aceito aos olhos de Deus. Cristo é que concede essas vestes de justiça a cada cristão. Ele providenciou esses trajes param todos, mas cada pessoa tem o direito de escolher se vai vesti-los ou não, a fim de participar do banquete do Reis (a vida eterna). Existe o convite, nas devemos estar prontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário