segunda-feira, 24 de outubro de 2011

ESTUDO DOS SALMOS - SALMO 03



Tema – Confiar em Deus traz proteção e paz.
Autor – Davi

1 Senhor, como se têm multiplicado os meus adversários! Muitos se levantam contra mim.
2 Muitos são os que dizem de mim: Não há socorro para ele em Deus. (Selá)
3 Mas tu, Senhor, és um escudo ao redor de mim, a minha glória, e aquele que exulta a minha cabeça.
4 Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde.
5 Eu me deito e durmo; acordo, pois o Senhor me sustenta.
6 Não tenho medo dos dez milhares de pessoas que se puseram contra mim ao meu redor.
7 Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu! Pois tu feres no queixo todos os meus inimigos; quebras os dentes aos ímpios.
8 A salvação vem do Senhor; sobre o teu povo seja a tua bênção.

COMENTARIO

3,1-2 – Davi sentia-se com parte da minoria. Possivelmente havia um total de dês mil soldados a cercá-lo no referido momento (v 6). Os inimigos de Davi não apenas viam a vida de uma forma diferente, mas também procuravam causar-lhe danos. Como rei, Davi podia confiar em seu exercito para derrotar Absalão. Porem, em vez disso, Davi dependeu da misericórdia de Deus (v 4), e pode sentir paz a despeito dos resultados do conflito. Davi sabia que os propósitos de Deus prevaleceriam. Podemos superar o medo confiando que Deus nos protegerá em nossos momentos mais difíceis.

3,1-3 Davi não vivia sentando confortavelmente em seu trono ditando ordens a seus súditos; ele também tinha lutas por causa de um filho rebelde, Absalão, e uma hoste de traidores.

Quando as circunstancias nos são contrarias, somos tentados a pensar que Deus está contra nós. Deus ainda está conosco. Se as circunstancias se voltarem contra você, não culpe a Deus, busque-o!

3,2 – A palavra hebraica Selá aparece 71 vezes nos salmos e três vezes em Habacuque (Hac 3,3.9.13). Embora não se saiba exatamente para que foi empregada, é mais provável que fosse:
  1. Uma indicação musical, para os cantores e a orquestra tocarem forte ou crescendo;
  2. Um sinal para que as pessoas erguessem as mãos ou sua voz em adoração a Deus ou para o pastor proferisse uma benção;
  3. Um termo equivalente ao amem (“assim seja”) ou aleluia (“louvado seja o Senhor”).

3,4 – O “santo monte” de Deus era o monte Moriá em Jerusalém, o lugar o filho de Davi, Salomão, construiria o Templo (2Cr 3,1) Davi sabia que Deus não poderia ser limitado a qualquer espaço, mas escreveu poeticamente para expressar a confiança de que o Senhor o ouviria quando orasse. Deus nos responde quando oramos sinceramente a Ele!

3,5 – Durante uma crise, o sono não vem com facilidade. Davi poderia ter tido noites de insônia quando seu filho Absalão se rebelou contra ele e reuniu um exercito para matá-lo, mas, em vez disso, dormiu pacificamente. Por quê? Davi clamou ao Senhor, e Ele o ouviu. A certeza de uma oração respondida traz a paz e segurança. É fácil dormir bem quando temos a plena certeza de que Deus está no controle de tudo. Se você fica acordado de noite, preocupado com circunstancias que não pode mudar, derrame seu coração na presença de Deus e agradeça-lhe por estar no controle. Então o sono virá.

3,7 – O clamor de Davi a Deus, pedindo-lhe que agisse, revela o desejo da justiça do rei contra seus perseguidores. Davi foi esbofeteado e insultado, por isso pediu um tratamento igual para seus inimigos. Ele não sugeriu isto por motivo de vingança pessoal, mas por conhecer a justiça de Deus.

3,8 – Comprovamos  a humildade de Davi; ele percebeu que a fé na salvação do Senhor aquietava seus questionamentos e respeito do sucesso que os ímpios haviam injustamente alcançado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário