sexta-feira, 21 de outubro de 2011

LIDERES RELIGIOSOS PERGUNTAM A JESUS SOBRE O GRANDE MANDAMENTO – (Mc 12,28-34)


Mt 22,34-40

34. Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se
35. e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo à prova:
36. Mestre, qual é o maior mandamento da lei?
37. Respondeu Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito (Dt 6,5).
38. Este é o maior e o primeiro mandamento.
39. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).
40. Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas.

COMENTARIO

22,34 – Poderíamos imaginar que os fariseus ficaram muito contentes ao ver os saduceus emudecidos, pois Jesus havia respondido a pergunta que estes sempre utilizaram para confundi-los, mas os fariseus eram demasiadamente orgulhosos para se deixarem impressionar. A resposta de Jesus lhes dava uma vitoria teológica sobre os saduceus, porem os fariseus estavam mais interessados em derrotar Jesus d que em aprender a verdade.

22,35-40 – Os fariseus haviam elaborado mais de 600 leis e, freqüentemente, procuravam fazer uma distinção das mais importantes. Jesus respondeu com as citações em Dt 6,5 – “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças.” – Lv 19,18 – “Não te vingarás; não guardarás rancor contra os filhos de teu povo. Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.” – e disse que quando uma pessoa obedece a estes dois mandamentos está obedecendo a todos os demais. Eles resumem os Dez Mandamentos  e todas as outras leis morais no AT.

22,37-40 – Jesus disse que, se realmente amarmos a Deus e ao próximo, naturalmente estaremos obedecendo aos mandamentos. Essa é uma forma de olhar positivamente para a s leis de Deus. Ao invés de preocuparmo-nos com o que não devemos fazer, devemos concentrar-nos em tudo aquilo que podemos fazer para demonstrar nosso amor a Deus e ao próximo.

MEDITAÇAO

a)     Retomar palavras ou expressões que chamaram a atenção.
b)     Quais são os dois principais mandamentos?
c)      Qual é a relação entre esses dois mandamentos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário