sábado, 15 de outubro de 2011

JESUS É QUESTIONADO SOBRE O PAGAMENTO DE IMPOSTOS.


Mt 22,15-22

15. Reuniram-se então os fariseus para deliberar entre si sobre a maneira de surpreender Jesus nas suas próprias palavras.
16. Enviaram seus discípulos com os herodianos, que lhe disseram: Mestre, sabemos que és verdadeiro e ensinas o caminho de Deus em toda a verdade, sem te preocupares com ninguém, porque não olhas para a aparência dos homens.
17. Dize-nos, pois, o que te parece: É permitido ou não pagar o imposto a César?
18. Jesus, percebendo a sua malícia, respondeu: Por que me tentais, hipócritas?
19. Mostrai-me a moeda com que se paga o imposto! Apresentaram-lhe um denário.
20. Perguntou Jesus: De quem é esta imagem e esta inscrição?
21. De César, responderam-lhe. Disse-lhes então Jesus: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
22. Esta resposta encheu-os de admiração e, deixando-o, retiraram-se.

COMENTARIO

22,15-18 – Os fariseus eram um grupo religioso qu8e se opunha à ocupação romana da Palestina. Havia outro grupo os herodianos que formava um partido político que apoiava Herodes Antipas e as políticas instituídas por Roma. Normalmente, esses dois grupos religiosos eram inimigos, mas nessa ocasião haviam se unidos contra Jesus.

Crendo que tinham elaborado um plano infalível para confundir Jesus, fariseus e herodianos reuniram seus representantes para questionar o Mestre sobre o pagamento de impostos a Roma. Se Jesus concordasse que era justo pagar impostos a Cesar, os fariseus diriam que Ele estava se opondo a Deus, o único Rei que reconheciam. Mas se Jesus que os impostos não deveriam ser pagos, os partidários de Herodes o entregariam para que fosse preso sob a acusação de rebelião.

A motivação que levou os fariseus e os herodianos a questionarem a Jesus não foi o amor  às leis de deus e à justiça romana. A resposta de Jesus expôs os motivos daqueles homens deixando-os  embaraçados diante do povo.

22,17 – Os judeus eram obrigados a pagar para sustentar o governo romano. Odiavam essa pratica, porque o dinheiro era enviado diretamente aos tesouros de Cesar, e parte dele era usada para manter os templos pagãos e o estilo de vida decadente da aristocracia romana. A imagem de Cesar nas moedas era uma lembrança permanente de sujeição de Israel a Roma.

22,19 – Esta moeda, o denário, naquele tempo, era o pagamento por um dia de trabalho de um operário.

22,21 – Jesus evitou essa armadilha, mostrando que temos duas cidadanias (“Honrai a todos. Amai aos irmãos. Temei a Deus. Honrai ao rei.” 1Pd 2,17). A cidadania terrena implica pagarmos pelos serviços e benefícios que recebemos, mas a nossa cidadania celestial exige o empenho da nossa obediência e compromisso para com Deus.


Marco Antonio Lana
lanamensageiro@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário