segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ESTUDO DOS SALMOS - SALMO 2



TEMA – A suprema lei de Deus. Um salmo escrito para celebrar a coroação de um rei israelita; uma alusão à coroação de Cristo, o Rei eterno.

AUTOR – Davi ( ver At 4,25-26).

1 Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão?
2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:
3 Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
4 Aquele que está sentado nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
5 Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os confundirá, dizendo:
6 Eu tenho estabelecido o meu Rei sobre Sião, meu santo monte.
7 Falarei do decreto do Senhor; ele me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei.
8 Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão.
9 Tu os quebrarás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
10 Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.
11 Servi ao Senhor com temor, e regozijai-vos com tremor.
12 Beijai o Filho, para que não se ire, e pereçais no caminho; porque em breve se inflamará a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.

COMENTARIO

2,1ss – Vários salmos são chamados de messiânicos, por causa das alusões proféticas a Jesus, o Messias. Eles falam acerca de sua vida, sua morte, sua ressurreição e de seu futuro reinado. Davi, o provável autor deste salmo, foi pastor de ovelhas, soldado e rei. Ele também foi profeta (At 2,29-30), porque descreveu a futura rebelião das nações e a vinda de Cristo para estabelecer seu Reino eterno. . este salmo é freqüentemente mencionado  no NT (ver  At 4,25-26; 13,33; Hb 1,5-6; 5,5; Ap 2,26-27; 12,5; 19,15).

Davi pode ter escrito este salmo durante uma conspiração de algumas nações pagãs contra Israel. Escolhido e ungido por Deus. Davi sabia que o eterno cumpriria sua promessa de trazer o Messias ao mundo através de sua posteridade (2Sm 7,16; 1Cr 17,11-12).

2,3 – Algumas pessoas pensam que desfrutam da verdadeira liberdade longe de Deus. Mas elas se esquecem que todos nós consciente ou inconscientemente servimos a alguém  (um rei humano, uma organização, ou nossos desejos egoístas). Da mesma maneira que um peixe não está a salvo fora da água e uma arvore não esta firme arrancada da terra, nós não ficamos bem quando deixamos Deus. Podemos encontrar a rota certa para a liberdade, servindo sinceramente e de todo o coração a Deus, o Criador. Ele pode libertá-lo, para que você se torne a pessoa que Ele criou para ser.

2,4 – Deus ri, não das nações, mas de suas ilusões sobre o poder. É o riso de um pai quando seu filho de três anos se gaba de correr mais do que ele ou de vencê-lo numa luta. Assim, como um pai conhece os limites do seu filinho, Deus conhece o limitado poder das nações. Só ele é onipotente. Se você tiver de escolher entre confiar em Deus ou em qualquer  homem ou nação, escolha a primeira opção e não se decepcionará!

Deus é Todo Poderoso. Ele criou o mundo e sabia como seriam os impérios da terra muito antes de virem a existir (Dn 2,26-45). Mas o orgulho e o poder levam as nações e seus lideres a rebelarem-se contra Deus e tentarem libertar-se dEle. Há muitos que se gabam de seu poder, que discursam veementemente assumir o comando e formar seus próprios impérios. Mas Deus ri, porque todo poder vem dEle; isto significa que o Senhor pode também tomá-lo a qualquer momento. Não precisamos temer a jactância dos tiranos; eles e toda a Historia estão nas mãos de Deus.

2,11-12 – Devemos render-nos e submeter-nos completamente ao Filho de Deus. Jesus não é somente o Salvador escolhido pelo Eterno, é também o legitimo Rei do nosso coração e da nossa vida. Para estar pronto para sua vinda, precisamos submeter-nos à sua liderança de todos os dias.

Marco Antonio Lana

Nenhum comentário:

Postar um comentário