sexta-feira, 29 de março de 2024

O que Deus estava fazendo antes da criação?

INTRODUÇÃO

Umas das razões que as pessoas dão para rejeitar um universo jovem é que elas acham que, de alguma forma, ele limita Deus.

Afinal quem precisa de bilhões de anos e do acaso é a teoria da evolução.

A questão é, o que Ele estava fazendo todo esse tempo antes da criação? Esta pergunta reflete um mal-entendido básico sobre Deus e tempo.

O criacionista cristão Ken Ham escrevendo para a Revista Answers (resposta) diz:

“Por causa da minha posição em um universo jovem, um homem se aproximou de mim e disse: “Mas não faz sentido acreditar em um universo jovem. Afinal, o que Deus estava fazendo todo esse tempo antes de criar?”

Ele pergunta: “A que “tempo” você quer dizer?”

A pessoa respondeu: “Bem, não faz sentido dizer que Deus sempre existiu, mas Ele criou o universo apenas seis mil anos atrás”.

Aparentemente, ele estava preocupado porque Deus já teve muito tempo em Suas mãos sem nada para fazer.

Ken Ham, em seguida, passou a explicar que, como Deus sempre existiu, não faz sentido perguntar: “O que Deus estava fazendo todo aquele tempo antes de criar?”

Não importa o quão longe você fosse voltar no tempo, você ainda teria uma quantidade infinita de tempo antes de Ele criar!

Portanto, mesmo que o universo tivesse bilhões, trilhões ou quatrilhões de anos, você ainda poderia fazer a mesma pergunta.

Ke Ham, continua a resposta: “Mas você está perdendo o fato de que não houve tempo antes de Deus criar.” O tempo foi criado com o universo.

O tempo é na verdade uma entidade criada. O primeiro versículo da Bíblia diz: “No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1)

Este versículo revela claramente que Deus criou o tempo, espaço e matéria no primeiro dia da Semana da Criação. Nenhum deles pode ter uma existência significativa sem os outros.

Deus criou essas grandezas físicas do universo – ESPAÇO-MATÉRIA-TEMPO. Espaço e matéria devem existir no tempo, e o tempo requer espaço e matéria. O tempo só é significativo se as entidades físicas existirem e os eventos ocorrerem durante o tempo.

“No Princípio” . . .” é uma referência de quando o tempo começou! Não houve TEMPO-ESPAÇO-MATÉRIA; antes que eles fossem criados!

Deus como criador está fora do Tempo-espaço e Matéria. Pois Ele é a causa de tudo e não está sujeito a leis criadas, e, portanto, não tem começo e fim.

Tudo que tem um começo tem uma causa suficiente. E esta causa tem que ser um Espirito ETERNO-SANTO-SOBERANO.

Deus é Pessoal, Espirito Eterno, Imaterial, Imenso-Infinito, Imortal, onipotente, onisciente, onipresente.

“Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus sábio, seja honra e glória para todo o sempre. Amém. (1Timóteo 1:17).

 

I. DEUS ABSOLUTAMENTE É.

  1. Deus está separado do tempo e do universo

Quando ensinamos crianças, deveríamos explicar dessa forma. Não havia o “antes” de Deus criar. Não havia nem o “nada”! Havia somente Deus existindo na eternidade.

Isso é algo que os humanos, como seres criados finitos, nunca podem realmente entender. É por isso que a Bíblia deixa claro que sempre há um aspecto de “fé” em nosso entendimento de Deus.

Agora, a fé bíblica não é contra a razão, mas essas coisas vão além do nosso entendimento humano limitado.

“Sem fé é impossível agradá-lo, porque quem se aproxima de Deus deve crer que ele existe e que recompensa os que o buscam” (Hebreus 11:6).

Por isso lemos: “Antes que surgissem os montes, ou antes que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus.”Salmo 90: 2

Então, o que era “antes” da criação? Deus existe de eternidade em eternidade – Deus existe na eternidade.

Deus é o que é. Nada é mais básico e nada é mais definitivo do que o fato de que Deus absolutamente é. Ele é absolutamente tudo.

O ser absoluto de Deus significa que Deus é totalmente independente. Ele não depende de nada para trazê-lo à existência ou apoiá-lo ou aconselhá-lo ou torná-lo o que ele é. Ele é supremo, magnifico e glorioso.

Na pode se comparar Ele. Ele não pode ser melhor nem pior. Ele é o padrão absoluto de verdade, justiça; bondade e beleza. É isso que as palavras “ser absoluto” significam.

Você se lembra do que Deus disse a Moisés quando ele perguntou a Deus quem ele deveria dizer que o enviou para tirar seu povo da opressão do Egito?

“E Deus disse a Moisés: ‘EU SOU O QUE SOU.’ Ou seja; Eu absolutamente Sou. E Ele disse: ‘Assim direis aos filhos de Israel: “EU SOU me enviou a vós” (Êxodo 3:14).

Deus é o grande “EU SOU”. Ele existe na eternidade. Ele não foi criado. O verbo hebraico “YHWH” é conjugado do mesmo modo, seja no passado, presente ou futuro – Ele é.

No livro de Apocalipse lemos: “’Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim’, diz o Senhor, ‘aquele que é, Aquele que foi e Aquele que há de vir, o Todo-Poderoso.’” (Apocalipse 1: 8)

Isaías 43:10 registra estas palavras de Deus:

“Vocês são minhas testemunhas”, declara o Senhor, “e meu servo, a quem escolhi, para que vocês saibam e creiam em mim e entendam que eu sou Deus. Antes de mim nenhum deus se formou, nem haverá algum depois de mim”.

Em outras palavras, é um erro falar sobre o que Deus estava fazendo “antes da criação” porque o conceito de tempo (antes, durante e depois) não surgiu até o primeiro dia da semana da criação.

Deus existe – Ele é – Ele é o eterno auto existente. Ele está fora do tempo.

 

  1. Deus revelou Seu Plano para a História, do Início ao Fim

A Bíblia deixa claro que a existência de Deus é completamente separada da história deste universo, que começou “No princípio”.

Em outras palavras, não existe “pré-história”. A história começou quando foi registrada pela primeira vez – no primeiro versículo de Gênesis 1:1.

Agora, quando entendemos isso e também entendemos que toda a criação, incluindo, foi realizada em seis dias, podemos começar a calcular há quanto tempo Deus criou o mundo.

Êxodo 20:11 deixa claro que os céus e a terra e tudo o mais (tudo o que está listado em) foram criados em seis dias:

“Porque em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar, e tudo o que está neles, e descansou no sétimo dia. Portanto, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou.

Com base na forma como a palavra dia é usada em Gênesis 1, a criação teve que ser seis dias comuns de 24 horas, conforme marcado pela rotação da terra em torno do seu eixo; “E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro” (Gn 1:5)

Uma exegese bíblica, técnica e uma análise experimental mostram que o contexto requer esse significado de 24 hs.

Então a Bíblia lista genealogias muito específicas da linhagem do Messias em Gênesis 5 e Gênesis 11. Somos informados de que Adão tinha 130 anos quando gerou Sete.

Quando Sete tinha 105 anos, ele gerou Enos – e assim essas listas continuam. Quando se soma todas as datas e outras referências de tempo ao longo das Escrituras, fica claro que “No princípio. . .” foi há cerca de seis mil anos.

Agora, alguns líderes cristãos afirmam que a Bíblia não dá uma data absoluta para a criação, então não podemos saber quantos anos a criação realmente tem. Mas é claro que a Bíblia não dá uma data para a criação.

Veja, se a Bíblia registrasse que a criação foi há seis mil anos, então porque a Bíblia foi concluída há cerca de 2.000 anos, a criação teria 8.000 anos!

E a Bíblia não usa termos como AC ou DC porque são convenções feitas pelo homem baseadas no nascimento de Jesus.

No entanto, a Bíblia faz-nos dar algo muito melhor do que uma data- um histórico muito específico que nos permite não apenas para determinar a idade do universo.

Mas principalmente para que saibamos todos os detalhes essenciais sobre o plano de Deus plano de redenção desde o início do tempo, incluindo a linhagem do Messias prometido.

A razão fundamental da criação foi a redenção. Paulo diz:

Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos; (Tito 1:2).

A promessa de redenção foi feita antes do tempo começar a ser cronometrado “No princípio” (Gn 1.1).

Em nenhum lugar da Bíblia encontramos qualquer sugestão de milhões ou bilhões de anos.

A crença em milhões de anos é realmente parte da religião do homem secular-ateísta-humanista, que tenta explicar a vida sem Deus, em vez de acreditar no verdadeiro relato das origens em Gênesis que começa “No princípio . . .”

Nossa capacidade de confiança no “Deus da promessa de salvação” depende de nossa capacidade de confiança de tudo o que “Ele diz sobre a história”, do começo ao fim.

Se não podemos confiar em suas afirmações sobre o passado, como podemos confiar em suas promessas sobre o futuro?

Felizmente, servimos a um Deus em quem podemos confiar em cada detalhe. Embora esteja além do espaço e do tempo, Ele se humilhou para se tornar um homem e morrer na cruz pelos nossos pecados.

Ele também nos deu um registro dessa história em Sua Palavra para que possamos saber que é realmente verdade.

 

II. DEUS ANTES DA CRIAÇÃO

A Bíblia nos ensina que Deus existia antes do universo, e que Ele está fora do universo e além das leis físicas que o governam.

No Salmo 90:2, Moisés diz:

“Antes que surgissem os montes, ou antes que tivesses formado a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus”.

Quando pensamos na pré existência de Deus, tendemos a pensar que Deus existiu bilhões de anos antes da criação, mas isso é errado.

Em vez disso, Deus é “ATEMPORAL” – Deus criou o próprio tempo – mas também é capaz de entrar no tempo e no espaço para intervir nos eventos em qualquer ponto.

É natural perguntarmos: o que Deus estava fazendo na eternidade passada, antes de criar o universo?

Agostinho citou a resposta de uma pessoa: “Ele estava preparando o inferno para aqueles que vasculham muito fundo”.  No entanto, Agostinho rejeitou tal resposta irreverente.

Embora obviamente não possamos compreender totalmente o que Deus estava fazendo ‘antes’ da criação, Deus revelou alguns detalhes sobre Sua atividade de pré-criação nas Escrituras.

Isso nos ajuda a entender Sua natureza, bem como Seu relacionamento e seus planos para a criação.

O que Deus fazia antes de criar o universo com a vida?

 

1. Havia comunhão na Trindade

Antes de o universo existir, havia apenas Deus – mas Ele não estava sozinho. Deus é uma Trindade – as Pessoas do Pai, Filho e Espírito Santo compartilham a mesma natureza divina e são um Deus.

Este aspecto da natureza de Deus não foi totalmente revelado no Antigo Testamento, mas existem alguns indícios intrigantes de pluralidade na Divindade no Antigo Testamento.

Por exemplo, ao contemplar a incompreensibilidade de Deus, o autor de Provérbios 30:1-4 diz:

Quem subiu ao céu e desceu? Quem reuniu o vento em seus punhos? Quem envolveu as águas em uma vestimenta? Quem estabeleceu todos os confins da terra? Qual é o nome dele e qual é o nome do filho?

 Certamente você sabe! Quem é o Filho de Deus. O rei Agur lamenta sua ignorância (30:1 ss). O conhecimento das verdades eternas e do poder sobre a criação implícito nas primeiras questões só é possuído por Deus.

Então, quando Agur pergunta “Qual é o nome dele?” todo bom judeu responderia: “Yahweh”. Mas então ele pergunta: “e qual é o nome do filho dele?”

Isso confundiria os judeus que viveram antes da revelação da Trindade, porque indica explicitamente que Deus tem um Filho.

Mas os cristãos que vivem à luz da revelação de Jesus podem ver uma referência clara a Jesus, o Filho de Deus, neste provérbio, muito antes de Deus revelar explicitamente a doutrina da Trindade no Novo Testamento.

Porque Deus é uma Trindade, Ele desfrutou de uma companhia perfeita dentro de Si mesmo antes de criar o mundo.

As Pessoas do Pai, do Filho e do Espírito Santo se amavam, compartilhavam da glória divina e mantinham um relacionamento perfeito entre si.

Alguns lugares nas Escrituras nos dão dicas de como era. Na oração de Jesus, muitas vezes chamada de ‘Oração Sumo Sacerdotal’ por causa de Sua intercessão pelos crentes, Jesus pergunta:

“E agora, Pai, glorifica-me na tua presença com a glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse” (João 17:5).

Quando Deus, o Filho, se encarnou na Pessoa de Jesus Cristo, Ele assumiu um corpo e uma natureza humanos.

Durante Seu ministério terreno, Ele deixou de lado Sua glória divina e uso independente de Seus poderes divinos que eram por direito Seus (Filipenses 2:7).

Mas nesta oração, Jesus antecipou a conclusão de Seu trabalho na Terra e o retorno ao Seu lugar exaltado e a comunhão que Ele ansiava com o pai. Esta é também uma passagem que ensina claramente a pré existência e divindade de Jesus.

Todo o ministério de Jesus glorificou o Pai ao fazer Sua vontade, e nesta oração, Jesus antecipou quando o Pai O glorificaria por sua vez, assim como eles haviam feito pela eternidade antes da criação do universo.

 

2. Ele fez uma promessa.

Paulo diz na sua epístola a Tito 1:2,3:

“Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos; Mas a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação”.

Todo o desfecho da criação, queda, redenção e glorificação, foi devido a uma promessa que o Pai fez a seu Filho, de que lhe daria um povo, que participaria das plenitudes da bênçãos divinas.

Por causa dessa, promessa o universo e a vida foram criados. A soberania desse Deus é mostrada pela grandeza de tudo quanto criou e faz.

 

3. Ele planejou a Redenção e a glorificação.

Jesus não queria apenas ser glorificado novamente e estar com o Pai, mas que Seus discípulos vissem Sua glorificação também. Sua expressão desse desejo mostra o relacionamento íntimo entre Jesus e o Pai.

Em João 17:24, Jesus diz:

“Pai, desejo que também eles, que tu me deste, estejam comigo onde eu estou, para ver a minha glória que me deste, porque me amava antes da fundação do mundo.”

Porque Deus é uma Trindade, Ele desfrutou de uma companhia perfeita dentro de Si mesmo antes de criar o mundo.

Todo o motivo da encarnação, ministério e morte de Jesus foi salvar um povo para Si mesmo.

Ele quer que Seu povo esteja com Ele, e essa deve ser a vontade do Pai também, porque foi o Pai quem os deu a Ele (João 10: 27-30).

E assim como a comunhão pré criação foi caracterizada pelo amor, o amor fundamenta o pedido do Filho aqui. “A esperança final dos seguidores de Jesus, portanto, gira em torno do amor do Pai pelo Filho.”

É importante entender a comunhão intra trinitária; porque ela protege contra as falsas impressões de que Deus criou as pessoas porque precisava de companhia ou porque estava faltando alguma coisa.

Deus já tinha comunhão perfeita e completa dentro de Si mesmo. Deus é um ser perfeito e completo em si mesmo isso é característico da grandeza divina.

Deus não precisa de ninguém fora de si para amar, porque os membros da Trindade se amam. Deus é um ser completo e satisfeito em si mesmo.

Além disso, o amor da Trindade (Amor de Deus) é uma doutrina exclusivamente cristã e torna possível que o amor seja um traço essencial da personalidade de Deus (1 João 4:8 “Deus é amor”).

 

4. Ele nos amou antes.

O amor divino é perfeito. Deus amou o seu filho e por meio Dele nos amou antes da criação do mundo.

Efésios 1: 4 ensina que Deus:

“nos escolheu nele [Cristo] antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele”. Isso mostra que Deus não foi pego de surpresa pela queda e planejou isso antes mesmo de criar.

2 Timóteo 1.9: “que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em CRISTO JESUS, antes dos tempos eternos”.

1 Pedro 1:20 “O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;

Apocalipse 13:8 “Esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo”.

Ele já havia determinado que Jesus morreria por nossos pecados e ressuscitaria.

Portanto, esta passagem percorre toda a história da salvação, desde a obra de Deus na eternidade passada, até a salvação presente do crente e seu destino na eternidade futura.

 

5. Ele designou o propósito da criação.

Moisés registra no livro das origens – Gênesis 1.1 “No Princípio Deus, criou os céus e a terra”.

O apóstolo João, abre o véu e mostra o que está por trás quando tudo começou, que Jesus é o criador eterno de todas as coisas.

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez”. (João 1:1-3)

O Apóstolo Paulo, tem mesma compreensão em Colossenses 1:15-17

“O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele”.

Romanos 11:36 “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém”.

Paulo amplia sua perspectiva do assunto em Hebreus 1:1-3:

“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas”;

E Paulo continua (Hebreus 1:10-12)

“E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; E todos eles, como roupa, envelhecerão, E como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, E os teus anos não acabarão”.

O propósito da criação é evidenciar o amor divino, que salva os pecadores:

João 3:16 “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 

 

6. Ele planejou Seu reino

Um bom arquiteto não começa a construir antes de considerar o layout geral do edifício. Toda beleza que vemos no universo e na vida foi planejada em cada detalhes.

Vejam as estrelas, cada uma tem um tamanho, cor e intensidades diferentes, e Deus deu um nome para cada uma delas.

Estima-se que a nossa galáxia, a Via Láctea, possui de 200 a 400 bilhões de estrelas. As galáxias possuem em média centenas de bilhões de estrelas.

E as estimativas também apontam para centenas de bilhões de galáxias no Universo. Isto resultaria na existência de mais de 10 sextilhões de estrelas.

Portanto, não devemos nos surpreender que Deus estava planejando Seu reino antes de criar o universo.

Deus não ‘acendeu o estopim’ de nenhum tipo de ‘big bang’ e esperou pelo melhor – Ele criou intencionalmente com um fim específico em mente, e esse fim foi pré-determinado de antemão.

Por exemplo, Mateus 25:34 nos diz:

“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, receber o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.‘”

Isso revela Deus planejou e preparou Seu reino antes da criação, e sempre quis que os crentes fossem co-herdeiros de Cristo.

Jesus disse em João 14:1,2:

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar”.

É importante notar como o amor está intimamente ligado ao plano de Deus para o Seu reino. Deus não precisava de um reino – Ele já tinha tudo o que precisava dentro de si mesmo antes da criação.

Em vez disso, Ele criou o Reino para Seu Filho, mas também para Seu povo, a quem queria abençoar.

O propósito final da salvação é glorificar a Deus – mas também resulta em nossa glorificação quando confiamos em Jesus.

 

7. Ele planejou o destino dos seus filhos.

No evangelho de João, o destino do crente é visto como uma comunhão íntima com a Trindade.

João 1:12 “Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome”.

Ao contrário de algumas religiões falsas, a Bíblia não ensina que realmente nos tornaremos deuses; antes, na Ressurreição refletiremos a imagem de Deus como Ele pretendeu que fizéssemos.

O tipo de comunhão que teremos com Deus é mostrado mais claramente na oração do sumo sacerdote de Jesus por todos aqueles que acreditam Nele:

A glória que me deste, dei a eles, para que sejam um como nós somos um, eu neles e tu em mim, para que se tornem perfeitamente um, para que o mundo saiba que tu me enviaste e amou-os assim como você me amou ( João 17: 22–23 ).

Em Sua oração pelos crentes de todas as idades, Jesus está falando sobre um nível íntimo de comunhão com a Trindade, incluindo compartilhar seu amor e até sua glória.

Assim, em nossos corpos ressuscitados, o cristão participará da comunhão da Trindade no relacionamento mais próximo possível para uma simples criatura.

Portanto, o fundamento para a doutrina da Criação está no Deus bom que ama, e que existe em comunhão dentro de Si mesmo e com Sua criação, e que criou a partir da abundância de Seu amor.

Deus não precisou criar o universo e não deve nada a ninguém de Sua criação. No entanto, Ele é mostrado repetidamente como um Provedor e Sustentador gracioso que nos abençoa, embora não o mereçamos.

De maneira única, Gênesis apresenta Deus como fundamentalmente relacional, e isso afeta nossa compreensão de tudo o que Ele faz.

 

CONCLUSÃO

As Escrituras deixa claro que a criação presente, é recente não mais que 6 a 10 mil anos e terá uma duração muito curta, pois já estamos vivendo os ultimo dias. O diabo sabe que pouco tempo lhe resta (Ap 22.12).

A natureza criada aguarda, com grande expectativa, que os filhos de Deus sejam revelados. (Romanos 8:19)

Tupo mostra que há um tempo estabelecido para um proposito retentivo, que terminará com as recompensas da vida eterna no novo Céu e na nova terra.

Paulo mostra isso em Efésios 1:4 “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”.

Efésios 1:10 “De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra”;

E quando todo o plano retentivo estiver cumprido, então viveremos eternamente em plena comunhão com Deus.

Paulo mostra que então seremos glorificados com aquela gloria que Cristo tinha com o Pai, antes da criação. 1 Coríntios 15:24-28

“Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder.

Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés.

O último inimigo a ser destruído é a morte.

Porque ele “tudo sujeitou debaixo de seus pés”. Ora, quando se diz que “tudo” lhe foi sujeito, fica claro que isso não inclui o próprio Deus, que tudo submeteu a Cristo.

Quando, porém, tudo lhe estiver sujeito, então o próprio Filho se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitaram, a fim de que Deus seja tudo em todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário