sábado, 30 de março de 2024

Entenda o Mundo Pré-Diluviano: Geografia e Sociedade Antes do Grande Dilúvio.

Imagine um mundo onde a longevidade humana ultrapassava os 900 anos, onde seres misteriosos chamados Nefilins caminhavam entre os homens e criaturas gigantescas como o Leviatã dominavam os mares.

 

Neste tempo antigo, a humanidade vivia de forma tão distinta que céus e terra exibiam uma beleza e uma complexidade que desafiam nossa compreensão moderna.

 

Um planeta onde gigantes caminhavam entre os homens e a maldade se espalhava rapidamente, atingindo cada coração e mente, criando uma atmosfera carregada de violência e corrupção.

 

Este era o mundo pré-diluviano, uma época envolta em mistérios, fascínio e advertências divinas que reverberam até os nossos dias.

Vamos embarcar juntos nesta viagem ao passado, explorando os enigmas e as verdades por trás do mundo pré-diluviano, e descobrindo como este capítulo antigo da humanidade ainda fala conosco hoje.

 

Descendência de Adão e Eva: (Gênesis 4-5)

 

Para entendermos o mundo pré-diluviano, é crucial começar pela criação. Deus criou o universo, a Terra e todos os seres vivos.


Adão e Eva foram os primeiros seres humanos e viveram no Jardim do Éden, um lugar de beleza e harmonia. No entanto, após desobedecerem a Deus ao comerem o fruto proibido, foram expulsos do jardim e a vida na Terra mudou drasticamente.


Adão e Eva tiveram filhos, começando por Caim e Abel, e sua família cresceu. A humanidade se multiplicou, mas também herdou o pecado original, levando a um mundo cada vez mais distante da pureza do Éden.


As gerações que seguiram carregaram tanto as bênçãos quanto as falhas de seus antepassados, estabelecendo o cenário para o mundo pré-diluviano que vamos explorar.

 

Aspectos Geográficos: (Gênesis 2:10-14)

 

Naqueles tempos antigos, a Terra era bem diferente do que conhecemos hoje. A Bíblia diz que havia um grande rio que se dividia em quatro braços, irrigando a terra. Não tinha chovido ainda; em vez disso, um vapor subia da terra e molhava o solo. Era um lugar muito verde e fértil, com muitas plantas e animais.

 

Com certeza havia muitos animais e plantas que nós nunca vimos. A Bíblia não dá muitos detalhes, mas podemos imaginar que era um lugar muito rico em biodiversidade. Alguns até pensam que animais que hoje estão extintos, como dinossauros, poderiam ter vivido naquela época. Muito legal de imaginar, né?

 

A Sociedade: (Gênesis 4-6)

 

As pessoas daquela época viviam de um jeito bem diferente. Eles eram pastores, agricultores, e alguns até mesmo construíam cidades.

 

Mas, infelizmente, eles não estavam seguindo os caminhos de Deus. Em vez disso, estavam fazendo coisas ruins, como mentir, roubar e brigar uns com os outros. Deus não estava feliz com isso.

 

Naqueles tempos, as pessoas viviam muito, muito tempo mesmo. Alguns até chegavam a viver centenas de anos! Como matusalém que viveu mais de 900 anos.

 

Os estudiosos da Bíblia oferecem diversas explicações para a longevidade dos seres humanos naqueles tempos. Alguns sugerem que o ambiente era mais puro e menos propício a doenças.

 

No entanto, um fator crucial na redução da expectativa de vida para 120 anos foi a crescente maldade da humanidade.

 

Deus observou o estado corrupto da Terra e fez essa mudança como um limite à duração da vida humana (Gênesis 6:3). Portanto, a redução da longevidade não foi apenas um fenômeno natural, mas uma decisão divina em resposta à condição moral decadente da humanidade.

 

Os Terríveis Nefilins: (Gênesis 6:1-4, Números 13:33)

 

Aqui está uma parte realmente curiosa! A Bíblia fala sobre seres chamados “Nefilins“.

 

Há 3 Interpretações sobre os Nefilins:

1. Anjos Caídos e Mulheres Humanas:
Baseia-se na ideia de que os “filhos de Deus” eram anjos caídos que desceram à Terra e tomaram mulheres humanas como suas esposas. Desta união, nasceram os Nefilins. Esta interpretação se baseia na literalidade do termo “filhos de Deus” como entidades celestiais.

 

2. Reis ou Governantes Tirânicos:
Alguns estudiosos propõem que os “filhos de Deus” eram reis ou líderes humanos que, devido ao seu poder e status, tomavam mulheres à sua escolha. Os Nefilins, neste contexto, seriam descendentes destes líderes poderosos e, talvez, fossem vistos como gigantes não necessariamente em estatura física, mas em influência ou poder. Esta interpretação vê a passagem como uma crítica à tirania e abuso de poder.

 

3. Descendentes de Sete e Caim:
Nesta visão, os “filhos de Deus” são os descendentes piedosos de Sete, enquanto as “filhas dos homens” são as descendentes de Caim. O argumento é que os descendentes de Sete, que eram justos, começaram a se casar com as descendentes de Caim, que se desviaram da retidão.


Os Nefilins, nesta interpretação, seriam o produto desta união mista, levando à degradação moral que eventualmente resultaria no Dilúvio. Esta interpretação busca manter uma leitura mais “humanizada” da passagem, enraizando os eventos nas linhagens humanas descritas em Gênesis.

 

Os nefilins eram muito grandes e fortes, como gigantes! Muitas pessoas pensam que eles poderiam ter sido uma das razões pelas quais as coisas estavam indo tão mal na Terra.

 

É interessante notar que em Números 13:33, os espiões de Israel que foram enviados para explorar a terra de Canaã relatam ter visto Nefilins e usam essa observação para descrever o tamanho e a força dos habitantes da terra.

 

Isso levou alguns a especular que poderia haver uma ligação entre os Nefilins e os “gigantes” como Golias, mas essa é uma área de interpretação aberta e não há um consenso claro entre os estudiosos bíblicos.

 

Portanto, enquanto Golias certamente partilha algumas características com os Nefilins, como o tamanho e a força, no entanto não há evidência bíblica direta que afirme que ele era um deles.

 

O Leviatã (Jó 41, Salmos 104:26, Isaías 27:1)

 

O Leviatã era uma criatura formada por Deus, que representa força indomável e perigosa.

 

A palavra leviatã tem como significado, enrolar, dar a volta, animal que enrola.

 

Seu significado está associado a uma criatura marinha por boa parte dos estudiosos da Bíblia, apesar de existirem pessoas que entendem que o seu significado possa ser de um crocodilo ou, até mesmo, um monstro marinho.

 

Essa criatura é descrita em vários livros da Bíblia. Em Jó, ele é uma besta marinha colossal, com escamas tão fortes que quase parecem uma armadura. Em outras partes da Bíblia o Leviatã simboliza o próprio diabo.

 

E acreditem ou não, ele podia até cuspir fogo!

 

Aí você se pergunta: ‘Por que Deus criaria tal criatura?’

 

Talvez O Leviatã estivesse lá para nos mostrar o quão poderoso Deus realmente é. Afinal, somente Ele poderia dominar tal monstro.

 

O Leviatã nos lembra que somos fracos e precisamos de Deus.

 

Nos Salmos, o Leviatã é uma criatura que brinca nos mares, talvez aproveitando a imensidão do oceano que Deus criou.

 

E em Isaías, ele é descrito como um dragão no mar que um dia será punido por Deus.

 

Agora, você deve estar se perguntando: ‘Mas por que o Leviatã viveria no mundo pré-diluviano?

 

Bem, pense nisso: aquele mundo era diferente, um lugar cheio de seres incríveis como os Nefilins e quem sabe quais outros mistérios. O Leviatã, com sua imensa presença e força, se encaixa perfeitamente nesse mundo de maravilhas e horrores, um mundo que eventualmente se tornou tão corrompido que Deus sentiu a necessidade de começar tudo de novo com o dilúvio.

 

Então, da próxima vez que você ler sobre o Leviatã na Bíblia, lembre-se de que ele é mais do que apenas um monstro. Ele é um testemunho do poder, da criatividade e, sim, do julgamento de Deus.

 

A Maldade Humana: (Gênesis 6:5-7)

 

O mundo pré-diluviano estava cheio de problemas. As pessoas não estavam ouvindo Deus ou seguindo Seus caminhos. Eles faziam coisas muito ruins, como mentir, roubar e até mesmo machucar uns aos outros.

 

A Bíblia diz que a maldade das pessoas era tanta que enchia o coração de Deus de tristeza.

 

Imagine só, um mundo onde quase ninguém queria fazer o bem! Deus olhou para essa situação e viu que algo drástico precisava ser feito para mudar o rumo das coisas.

 

Deus é amor, mas Ele também é a justiça.

 

Ele viu que a Terra estava cheia de maldade e que as pessoas não estavam dispostas a mudar seus maus caminhos. Então, Deus tomou uma decisão muito séria.

 

Ele decidiu enviar um grande dilúvio, uma chuva que duraria 40 dias e 40 noites, para limpar a Terra de toda essa maldade.

 

Mas Deus, em Sua misericórdia, deu às pessoas uma chance de se salvarem. Ele escolheu Noé, um homem bom e justo, para construir uma arca onde ele, sua família e um par de cada tipo de animal poderiam se refugiar.

 

Essa foi a forma de Deus “reiniciar” o mundo, removendo a maldade e dando uma nova chance para a humanidade. Ele não queria fazer isso, mas a situação estava tão ruim que essa foi a única maneira de trazer de volta a bondade à Terra. E assim, as águas do dilúvio vieram e mudaram tudo, mas também deram início a um novo começo para o mundo.

 

Conclusão

 

Bem esse episódio do dilúvio nos mostra como é importante sempre tentar seguir os caminhos de Deus.

 

Ele sempre quer o melhor para nós, mas também espera que façamos nossa parte para sermos pessoas melhores. Então, lembre-se sempre de ser bom, justo e seguir os ensinamentos divinos para que coisas ruins como o dilúvio nunca mais aconteçam!

 

Perguntas frequentes

 

O que é o mundo pré-diluviano?
Resposta: O mundo pré-diluviano refere-se ao período da história da Terra que ocorreu antes do Grande Dilúvio descrito na Bíblia, especificamente no livro de Gênesis. Este era um tempo em que a terra era povoada por homens e mulheres criados por Deus, bem como outras criaturas notáveis, como os Nefilins.

 

Como era a geografia do mundo pré-diluviano?
Resposta: A Bíblia descreve um mundo muito fértil, com um grande rio que se dividia em quatro braços e um sistema de irrigação proveniente de um vapor que subia da terra, ao invés da chuva (Gênesis 2:10-14).

 

Quem eram os Nefilins?
Resposta: Os Nefilins são descritos na Bíblia como os filhos dos “filhos de Deus” e as “filhas dos homens“. Eles eram gigantes, e muitos acreditam que a presença e as ações deles podem ter contribuído para a crescente maldade na terra pré-diluviana (Gênesis 6:1-4).

 

Quem eram os seres humanos que habitavam a Terra naquele tempo?
Resposta: Os seres humanos eram descendentes de Adão e Eva, e de acordo com a Bíblia, tornaram-se numerosos e agiam com maldade, o que eventualmente levou Deus a decidir destruir a Terra com um dilúvio (Gênesis 6:5-7).

 

O que levou Deus a decidir enviar um dilúvio para destruir a Terra?
Resposta: A Bíblia afirma que Deus viu quão grande era a maldade humana na Terra e como todos os pensamentos e intenções do coração humano eram voltados apenas para o mal. Esta extrema corrupção e maldade levou Deus a decidir destruir a Terra e começar novamente (Gênesis 6:5-7).

 

Por que é importante estudar o mundo pré-diluviano?
Resposta: Estudar o mundo pré-diluviano permite aos crentes uma compreensão mais profunda dos relatos bíblicos e oferece insights sobre a natureza da humanidade, a soberania de Deus e Sua resposta à maldade humana. Também oferece uma perspectiva sobre a fé e obediência dos que viviam naquela época, como Noé, que achou graça aos olhos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário