terça-feira, 5 de março de 2024

A mulher do vaso de alabastro: Significado espiritual e 5 lições

A mulher com a vaso de alabastro na Bíblia é tema de uma infinidade de canções gospel, sermões e filmes. É uma das histórias mais impactantes da Bíblia sobre adoração verdadeira.

Na verdade, é também um dos eventos mais encorajadores e inspiradores da Bíblia. Esta mulher que tanto sofreu na vida teve um encontro com Jesus. Que lições espirituais e práticas podemos aprender dessa mulher com o vaso de alabastro?

 

Onde a Bíblia fala do Vaso de Alabastro

Existem cerca de quatro relatos na Bíblia sobre a mulher com o vaso de alabastro.

Um deles está registrado em três dos quatro Evangelhos: Mateus 16, Marcos 14 e João 12.

O outro está registrado por um escritor da Bíblia que não testemunhou o evento, mas reconstruiu a história com base em entrevistas com testemunhas oculares. Este relato está em Lucas 7:36-50.

 

Quem era a mulher em Lucas 7:36-50

 Ainda há um debate acirrado sobre a identidade da mulher não identificada com o vaso de alabastro no relato de Lucas.

Alguns estudiosos acreditam que todas as quatro histórias são iguais, mas com detalhes diferentes.

Maria Madalena é a mulher com o vaso de alabastro?

Esta pergunta tende a ser a mais popular sobre a história. Todos nós queremos saber com certeza quem era essa mulher.

A verdade é que nunca saberemos com certeza até que a eternidade chegue. Este post não pretende ser um debate.

Estamos apenas buscando algumas lições para nosso crescimento espiritual. Nosso foco é Jesus. Mas você pode ler aqui sobre o assunto.

 

Qual é a história da mulher com o vaso de alabastro na Bíblia?

Na história, segundo Lucas, Jesus recebeu um convite para jantar na casa de um fariseu chamado Simão.

Enquanto Jesus se posiciona para comer, uma mulher conhecida, supostamente prostituta da região, caminha no meio da multidão. Ajoelhando-se aos pés dele, ela tirou um pequeno frasco de alabastro do pescoço e o quebrou.

O cheiro do perfume encheu o ar quando ela o derramou nos pés de Jesus. Enquanto ela servia, o óleo do perfume se misturava com as lágrimas que caíam de seus olhos.

Ela beijou ternamente os pés de Jesus repetidas vezes. Ela tirou a cobertura do cabelo e usou o cabelo para enxugar os pés de Jesus.

Todos ficaram horrorizados. Ao mesmo tempo, Simão travava uma batalha mental. Ele estava convencido de que Jesus não poderia saber quem realmente era essa mulher ou Ele não permitiria que ela o tocasse.

Desconhecido para Simão era que Jesus podia ler sua mente. Usando uma parábola, Jesus gentilmente disse a Simão que as ações dessa mulher eram mais aceitáveis ​​do que seu convite para jantar e a maneira como Ele (Jesus foi tratado).

Na verdade, tendo experimentado o arrependimento e o perdão, ela estava em uma posição melhor do que ele.

Depois disso, Jesus disse a ela que seus pecados foram perdoados, que sua fé a salvou e ela estava livre para ir em paz.

Antes de entrarmos na história, vamos fazer uma pausa e observar o significado do vaso de alabastro.


O que é um vaso de alabastro?

O alabastro é um mineral ou pedra macia, branca ou translúcida encontrada no Oriente Médio, mais especificamente no Egito. Por ser tão fácil de esculpir e polir, era usado para fazer potes.

Era fácil sentir o cheiro do perfume através dos frascos porque o material era bastante poroso. O frasco também ajudou a preservar o perfume. Com a forma de um vaso alongado com gargalo comprido, o vaso não tinha alças e a abertura era selada.

Os potes de alabastro eram extremamente caros. Você teria que trabalhar um ano inteiro para ter dinheiro suficiente para comprar um com perfume.

Todas as mulheres judias usavam um pequeno frasco de alabastro em volta do pescoço. Elas usavam o perfume para refrescar a respiração e o corpo se os odores se tornassem ruins. Elas colocariam o óleo em sua língua, pele e roupas.

Essas minúsculas garrafas continham cerca de meio litro de óleo. A jarra estava quebrada no gargalo, então uma vez que uma jarra era aberta, a coisa toda tinha que ser usada.

Além disso, o perfume não tinha preço. Eles foram feitos a partir do suco de várias plantas.

 

O custo do alabastro hoje

Como eu disse antes, esta história não é o único relato em que Jesus foi ungido por uma mulher com óleo de um vaso de alabastro.

Em outros relatos, uma das reclamações dos presentes era que o conteúdo do vaso de alabastro era muito caro para ser desperdiçado em Jesus dessa maneira.

Então, exatamente quanto valeria hoje o frasco de alabastro com perfume?

Naquela época, Maria teria pago cerca de 300 denários. O salário de um ano inteiro! Nos Brasil hoje, isso pode estar entre R$ 100.000 e R$ 200.000, dependendo de qual cálculo você usa.

 

5 Lições da história do vaso de alabastro na Bíblia

Agora que temos um pouco de conhecimento sobre alguns detalhes da história, o que podemos aprender com a história da mulher com o vaso de alabastro?

 

1. Jesus é especialista nas piores pessoas da sociedade

Quando somos apresentados a esta mulher, ela é chamada de pecadora. Essa era uma palavra bastante pesada para descrever alguém naquela época.

Este termo era de desdém usado para descrever pessoas que não eram seguidoras das leis farisaicas. Os fariseus tinham várias categorias de pecadores.

Ser prostituta qualificava-a para a categoria mais baixa. Aos olhos deles, ela estava raspando o fundo do barril.

Mas veja bem, esse é exatamente o tipo de pessoa com quem Jesus adora estar.

Aos olhos dos fariseus, Jesus era impuro porque esta mulher o tocou.

Eles não perceberam que ela era exatamente o tipo de pessoa que Ele veio libertar.

 O que me leva ao meu próximo ponto.

 

2. Ofereça o seu melhor

Aquela mulher não ofereceu qualquer coisa para Jesus, mas algo de muito valor para ela. Não apenas pelo seu valor financeiro, mas pelo o que aquilo significava para ela. Marcos diz que “…veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lhe derramou…”

Que lição preciosa! A mulher ofereceu algo de valor e derramou tudo… Entregando o melhor e por completo!

 

3. Deus vê nossos corações como ninguém

Todos nesta festa ficaram paralisados ​​com esta cena estranha desta mulher chorando e beijando os pés de Jesus e usando seu cabelo como uma toalha.

As pessoas não tinham certeza do que fazer com isso. Mas Jesus entendeu. Isso é o que importa.

Quando Simão julgou Jesus por permitir que a mulher pecadora o tocasse, ele não percebeu que Jesus podia discernir seus pensamentos.

E é por isso que a parábola dos dois devedores foi dirigida diretamente a Simão e não a mais ninguém na sala.

Quando Jesus perguntou: “Você vê esta mulher?” essa pergunta significava mais do que aparenta. Jesus estava falando sobre mais do que apenas perceber fisicamente com os olhos. Ele estava falando sobre discernir o coração dela.

Jesus podia explicar suas ações porque sabia exatamente o que se passava em seu coração.

Deus não te vê apenas por fora, mas Ele vê no mais profundo de seu coração. Ele conhece seu pensamentos, suas dores, seus sonhos e sues desejos. Toda Sua vida, passado, presente e futuro estão diante Dele.

Ele não apenas vê seus erros, mas também vê seu coração ferido que precisa de cura.

 

4. Não permita que ninguém impeça sua adoração

Foi preciso muita coragem para essa mulher ir àquele jantar na casa de um fariseu. Todos ali sabiam quem ela era e o que ela fazia. Todo mundo sabia sobre sua vida vergonhosa e suja. Mas ela não se importava. Seu sonho era maior que tudo.

Pela primeira vez em sua vida, um homem olhou para ela com pureza sem segundas intenções. Pela primeira vez um homem não queria nada dela. Na verdade, pela primeira vez, um homem queria lhe dar algo e esse algo era mais do que o dinheiro poderia comprar.

Essa mulher foi dominada pelo amor por Jesus por causa de quanto perdão ela havia recebido. As pessoas não conseguiam entender sua adoração. Eles só sabiam o que viam, mas não conheciam realmente a história dela. Mas ela não estava disposta a deixar que isso a impedisse de adorar de todo o coração.

O coração desta mulher foi derramado aos pés de Jesus em uma verdadeira e pura adoração.

Quando a Bíblia diz que ela molhou os pés dele com suas lágrimas, a palavra molhado se traduz em chuva. Ela estava chorando tanto que era como se a chuva estivesse caindo de seus olhos.

Sua adoração era tão profunda que ela não olhou para mais ninguém na sala. Só Jesus importava para ela.

Pode ser difícil voltar àquela igreja onde todos conhecem sua história, mas não deixe que isso o impeça de oferecer sua adoração. Vá e adore como você nunca adorou antes. Veja apenas Jesus.

 

5. Deus não se importa com o que as pessoas pensam de você

Ter o cabelo descoberto e solto era imodesto e quase ilegal. Mulheres casadas que não usavam cabelos presos e cobertos em público corriam o risco de serem divorciadas de seus maridos se fizessem isso.

A regra era que apenas o marido deveria ver uma mulher com o cabelo solto e descoberto. Uma mulher casada seria acusada de vergonha e perderia o comportamento.

Então, imagine o que a multidão pensou sobre ela quando ela usou o cabelo descoberto para enxugar os pés de outro homem! Acrescente isso ao fato de que todos sabiam que ela era uma prostituta e o lugar que ela ocupava na sociedade.

Dificilmente havia naquela sala pessoas com bons pensamentos. Mas nada disso a preocupava. E Jesus definitivamente não se perturbou com isso.

Observe como Jesus a defendeu contra a perspectiva piedosa de Simão. Jesus ficou muito feliz com a atitude dela que a justificou diante de todos.


Significado espiritual do vaso de alabastro

O vaso de alabastro e seu conteúdo eram extremamente caros. Mas isso era tudo que essa mulher tinha. Isso era tudo o que ela tinha para oferecer a Jesus.

Seu coração estava tão cheio de gratidão que nada mais poderia fazer para expressar como ela se sentia.

Você já ficou tão grato por estar fora de si de tanta emoção?

Este vaso de alabastro foi sua adoração. Este vaso e seu conteúdo representavam seu amor profundo e eterno por Jesus. 

 

Qual é o seu vaso de alabastro?

As histórias da Bíblia não são boas se nunca as aplicarmos em nossas vidas. Esta personagem bíblica sem nome mostrou seu amor, louvor e gratidão a Jesus derramando o conteúdo deste vaso de alabastro sobre os pés dele.

Como você demonstrará seu amor e gratidão a Jesus? Você sente a bênção de seu perdão e restauração em sua vida?

Se sim, então não economize em sua adoração e gratidão a Deus, mas ofereça o seu “vaso de alabastro”. Seja qual for o seu vaso de alabastro, que seja do seu coração.

Na sua vida de fé, lembre-se de que nada pode separá-lo do amor de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário