terça-feira, 26 de março de 2024

O pecado do homem e da mulher - Gênesis 3

 Heroes: Adam, eve and the serpent

 

1) A história da tentação da serpente no Éden está escrita no livro de Gênesis

O que é uma serpente em primeiro lugar?

10 fatos que você deve saber sobre a serpente no Éden e sua tentação

Serpente é um termo antigo que se refere a “uma criatura nociva que rasteja, sibila ou pica”.

Então, simplesmente dizendo, é uma forma de cobra.

Mas usaremos o antigo termo ‘serpente’ ao longo deste artigo para reter seu conceito original baseado na história de sua tentação no Éden.

Você conhece o livro de Gênesis?

Gênesis é o primeiro livro da Bíblia.

Lá, você lerá a história da Criação em que Deus criou a terra em 6 dias e descansou no sétimo (Gênesis 1–2:1-3).

Esta criação de 6 dias deu à terra tudo o que ela precisava para a vida e sustento – luz, firmamento, vegetação, corpos celestes, animais e humanos (versos 3-31).

 

Onde no Gênesis podemos encontrar a história da tentação da serpente no Éden?

10 fatos que você deve saber sobre a serpente no Éden e sua tentação

Não vamos discuti-lo em detalhes, no entanto. Vamos nos concentrar apenas nas criações envolvidas na cena da tentação – vegetação, animais e humanos.

A vegetação, consistindo de plantas com sementes e árvores frutíferas em terra, foi criada no terceiro dia. Os animais foram feitos no quinto e sexto dias. Incluídos no sexto dia estavam os humanos, Adão e Eva (Gênesis 1:11-13, 20-30).

Quando Deus terminou, viu que tudo o que havia feito era muito bom (verso 31).

Vamos explorar o Jardim do Éden antes de finalmente chegarmos ao ponto.

Tendo mencionado que tudo o que Deus fez era muito bom (Gênesis 1:31), é verdade, a terra era linda, particularmente o Jardim do Éden, o lar de Adão e Eva que Deus colocou no leste (versículos 4-25 do capítulo 2).

Aqui, “Fez crescerem da terra majestosas árvores de toda espécie, para utilidade e para ornamentação. Foram formadas as belas flores, de rara beleza, de toda cor e matiz, perfumando o ar”.

Além disso, o jardim era abundante. Deus “forneceu-o com tudo o que Adao e Eva poderiam desejar… Cada necessidade foi suprida”. E “não havia… sinais de decadência” ali.

Agora, aqui está o problema.

10 fatos que você deve saber sobre a serpente no Éden e sua tentação

No meio desse belo jardim havia duas árvores especiais: a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:9).

A árvore da vida “produzia doze tipos de frutos e dava seu fruto todos os meses”. Suas folhas eram “para a cura das nações”.

Por outro lado, a árvore do conhecimento do bem e do mal foi aquela da qual Deus proibiu Adão e Eva de comer.

Por quê?

Porque Ele não queria que eles conhecessem o mal. E uma vez que eles comessem, eles morreriam (Gênesis 2:16-17).

Vamos responder a pergunta agora.

10 fatos que você deve saber sobre a serpente no Éden e sua tentação

Agora que você conhece a história a fundo, observe a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:9).

Por quê?

Porque aquela árvore tinha algo a ver com a tentação da serpente no Éden, cuja história se encontra em Gênesis 3:1-5.

 

 

2) A Serpente Foi o Animal Mais Astuto Que Deus Criou

Animal mais astuto?

10 fatos que você deve saber sobre a serpente no Éden e sua tentação
Crédito da foto: Canva

Sim.

Genesis 3:1 (NVT) diz, “A serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus havia criado.”

Na versão King James da Bíblia, astuto é chamado de “sutil”.

Derivado da palavra hebraica ‘arum, sutil significa uma “tendência de caráter desfavorável”, com uma conotação de ser “inteligente” ou “astuto”.

Isso significa que a serpente foi criada má?

Não.

A conotação de que a serpente era “inteligente ou astuta” está no sentido favorável de “ser prudente” ('O insensato se ira com facilidade, mas o sábio ignora a ofensa. - Provérbios 12:16).

Na verdade, a serpente estava entre as criaturas que Deus declarou “boas” ou “muito boas” (Gênesis 1:25, 31).

Sério? Então, por que esse animal é perigoso hoje?

O caráter maligno das serpentes hoje é apenas “resultado da Queda e subsequente maldição”, não sua característica quando foram criadas, acrescentou Francis Nichol.

3) Por trás do disfarce desta serpente estava o próprio diabo

Sério, foi o diabo?

10 fatos que você deve saber sobre a serpente no Éden e sua tentação

Antes de entrarmos nesse assunto, vamos a um breve histórico.

Em Gênesis 3:1 (NVT), a serpente pergunta a Eva, “Deus realmente disse que vocês não devem comer do fruto de nenhuma das árvores do jardim?” E nos versículos 2-5, eles continuaram conversando.

Espere, como um animal poderia falar? Deve haver um ser sobrenatural controlando isso, você não acha?

Bem, “o tentador…era o diabo, na forma e semelhança de uma serpente”.

Então, era apenas uma semelhança de uma serpente, não realmente um animal vivo possuído pelo demônio?

Se era “apenas a forma visível e aparência de uma serpente” como em Êxodo 7:12 ou “uma verdadeira serpente viva, atuada e possuída pelo diabo, não é certo: com a permissão de Deus, pode ser qualquer um”.

Em todo caso, o que é certo é que esse demônio não era outro senão o próprio Satanás. Ele apenas usou a serpente no Éden “como um meio em sua tentativa de enganar o homem”.

A propósito, quem era Satanás? Qual foi o passado dele? Ele era realmente mau desde o começo?

Primeiro, vamos voltar ao início de tudo.

A Bíblia começa “no princípio” quando “Deus criou os céus e a terra” (Gênesis 1:1, NVT).

Mas você sabia que houve um começo antes disso?

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava com Deus no princípio” (João 1:1-2, NVT).

Gênesis 1:1 fala sobre o começo do mundo. Mas a Palavra descrita em João 1:1 é o Criador de todas as coisas – Deus.

A Palavra, que era o próprio Deus, é anterior ao início mencionado em Gênesis 1:1. Ou seja, o começo mencionado em João 1:1 é anterior ao de Gênesis 1:1, enfatizou Francis Nichol.

Agora, vamos ao que interessa.

10 fatos que você deve saber sobre a serpente no Éden e sua tentação

Concluindo a seção anterior, antes da criação do mundo (Gênesis 1), Cristo já existia “como Deus” e estava “associado a Deus”.

Vivendo com Ele no céu estava um ser divino chamado Lúcifer, o “brilhante”, o “portador da luz”, a “estrela da manhã”, o “filho da manhã” e o “filho da aurora”.

Ele foi “o primeiro dos querubins cobridores, santo e imaculado”. Ele era “cheio de sabedoria” e “perfeito em formosura” (Ezequiel 28:12-15, NVT).

Uma grande honra estar nessa posição, você concorda?

Mas, você sabe, Lúcifer não se contentou apenas em estar ao lado de Deus. Ele “desejava ser o primeiro em poder e autoridade”.

“Ele queria ser Deus, ter o governo do céu.” Eventualmente, “ele ganhou muitos dos anjos para o seu lado”.

Junto com eles, ele foi “expulso dos tribunais de Deus”. Junto com isso, seu belo nome, Lúcifer, ficou conhecido como Satanás.

Mas a história não acabou aí.

“A obra de rebelião e egoísmo continuou na terra”.

Por que ele escolheu a serpente no Éden como meio de enganar?

Satanás escolheu a serpente como seu dispositivo (Gênesis 3:1) porque era uma “criatura especiosa” com uma “pele manchada” e “ficou ereta". 

Além disso, este animal era uma “serpente voadora, que parecia vir do alto como um mensageiro do mundo superior, um dos serafins”, como em Isaías 14:29 ('Não se alegrem, filisteus, por estar morto o rei que os feriu. Pois dessa cobra nascerá outra mais venenosa, uma serpente terrível e abrasadora!'  - Isaías 14:29).

E daí? Por que não qualquer outro animal?

Bem, “muitas tentações perigosas chegam até nós em alegres cores finas que são apenas superficiais e parecem vir de cima”.

Além disso, sabendo que Satanás já foi um anjo no céu ("Filho do homem, entoe este cântico fúnebre para o rei de Tiro. Transmita-lhe a seguinte mensagem do Senhor Soberano: "Você era o modelo de perfeição, cheio de sabedoria e beleza. Estava no Éden, o jardim de Deus. Suas roupas eram enfeitadas com todas as pedras preciosas: rubi, topázio, esmeralda, crisólito, ônix e jaspe, safira, berilo e turquesa, todas trabalhadas com cuidado para você sobre o ouro mais puro. Foram-lhe entregues no dia em que você foi criado. Eu o escolhi e o ungi, como querubim guardião. Você tinha acesso ao monte santo de Deus e andava entre as pedras cintilantes. "Era irrepreensível em tudo que fazia desde o dia em que foi criado, até que se achou maldade em você. - Ezequiel 28:12-15), ao se disfarçar de serpente, ele “poderia parecer um anjo de luz”.

Ademais, a serpente era “sem dúvida mais sutil do que qualquer outra”. E “embora tenha perdido a santidade”, por meio da serpente, Satanás “poderia reter a sagacidade de um anjo, e era sábio para fazer o mal”, continuando da mesma referência.

Simplesmente dizendo, Satanás “sabia de mais vantagem ao fazer uso da serpente do que Adão e Eva foram cientes”, concluiu Henry.

4) Ele se posicionou em uma das árvores especiais no jardim

Agora que sabemos que Satanás escolheu a serpente como seu meio de enganar (Gênesis 3), vamos descobrir exatamente onde ele ficou no Jardim do Éden.

Lembre-se das duas árvores especiais que discutimos anteriormente?

No primeiro item deste artigo, descobrimos duas árvores especiais no jardim — a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:9).

Entre esses dois, aprendemos que é do último que Adão e Eva não foram permitidos por Deus comer. Se o fizessem, morreriam (verso 17).

Qual deles Satanás escolheu?

10 fatos que você deve saber sobre a serpente no Éden e sua tentação

Com exceção da árvore do conhecimento do bem e do mal, Deus permitiu que Adão e Eva comessem de qualquer uma das árvores do Jardim do Éden ('mas o Senhor Deus lhe ordenou: "Coma à vontade dos frutos de todas as árvores do jardim, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se você comer desse fruto, com certeza morrerá". - Gênesis 2:16,17).

Conhecendo o caráter perverso de Satanás, você acha que ele ficaria em qualquer uma dessas árvores para enganar se soubesse que não haveria problema em comer delas?

Claro que não. Ele escolheria o perigoso que levaria Adão e Eva a pecar.

Aparentemente, foi na árvore do conhecimento do bem e do mal que Satanás se posicionou.

E enquanto esperava por sua presa, ele comia vagarosamente de seus frutos.

5) Ele tentou Eva a comer o fruto proibido

Sabendo que podiam comer de qualquer uma das árvores do jardim, exceto da árvore do conhecimento (Gênesis 2:16-17), você pode imaginar Adão e Eva indo de uma árvore para outra para provar seus deliciosos frutos.

Aproximando-se do perigo

Um dia, enquanto explorava o Éden (A serpente era o mais astuto de todos os animais selvagens que o Senhor Deus havia criado. Certa vez, ela perguntou à mulher: "Deus realmente disse que vocês não devem comer do fruto de nenhuma das árvores do jardim?". - Gênesis 3:1), Eva foi “sozinha… distante de seu marido”.

E adivinha. Ela estava chegando “perto da árvore proibida”.

Bem, era definitivamente o que Satanás estava esperando. Você pode imaginar como ele estava animado ao ver sua presa se aproximando?

A tentação

10 fatos que você deve saber sobre a serpente no Éden e sua tentação

Satanás, na forma de uma serpente, perguntou zombeteiramente a Eva: “Deus realmente disse que vocês não devem comer do fruto de nenhuma das árvores do jardim?” (Gênesis 3:1, NVT).

Se você fosse Eva, não ficaria surpreso ao ver e ouvir um animal falando?

De qualquer forma, ela respondeu: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim, mas Deus disse: ‘Não comam e nem sequer toquem no fruto daquela árvore; se o fizerem, morrerão'” (verso 2, NVT).

Satanás insistiu: “É claro que vocês não morrerão!” (verso 4, NVT).

Satanás “assegurou a Eva que assim que ela comesse do fruto, ela receberia um conhecimento novo e superior que a tornaria igual a Deus” ("Deus sabe que, no momento em que comerem do fruto, seus olhos se abrirão e, como Deus, conhecerão o bem e o mal." - Gênesis 3:5).

E para chamar a atenção dela para si mesmo, ele “comeu livremente da árvore e a achou não apenas perfeitamente inofensiva, mas deliciosa e estimulante”.

Satanás acrescentou que “foi por causa das maravilhosas propriedades das frutas para transmitir sabedoria e poder que Deus proibiu ela e Adão de prová-lo ou mesmo tocá-lo; pois Ele conhecia suas maravilhosas qualidades”.

Ele até afirmou que “ao comer do fruto da árvore proibida”, ele “alcançou o poder da fala”.

E concluiu: “Deus sabe que, no momento em que comerem do fruto, seus olhos se abrirão e, como Deus, conhecerão o bem e o mal.” (verso 4, NVT).

A reação inicial de Eva à tentação

Analisando o que a serpente lhe disse ("É claro que vocês não morrerão!", a serpente respondeu à mulher. "Deus sabe que, no momento em que comerem do fruto, seus olhos se abrirão e, como Deus, conhecerão o bem e o mal." - Gênesis 3:4,5), Eva provavelmente estava se perguntando se Deus estava guardando um segredo a ponto de duvidar Dele, não acha?

Bem, é verdade, “a curiosidade de Eva foi despertada.” E em vez de fugir, “ela ouviu mais a serpente”.

E lembre-se, “não ocorreu a ela que poderia ser aquele inimigo caído, usando a serpente como médium”. Mas, na realidade, “foi Satanás que falou, não a serpente”.

Com isso, Eva “foi seduzida, lisonjeada e apaixonada”. Se ao menos ela “encontrasse um personagem dominante, possuindo uma forma como os anjos e se parecendo com eles, ela estaria em guarda”.

A voz da serpente “deveria tê-la conduzido ao lado de seu marido para perguntar a ele por que outro deveria se dirigir a ela livremente”. Mas, infelizmente, ela entrou em uma “polêmica” com aquele astuto animal.

6) Ele foi capaz de convencê-la a comer a fruta

Eva à beira de ceder

Eva “viu que a árvore era linda e que seu fruto parecia delicioso, e desejou a sabedoria que ele lhe daria ” (A mulher viu que a árvore era linda e que seu fruto parecia delicioso, e desejou a sabedoria que ele lhe daria. Assim, tomou do fruto e o comeu. Depois, deu ao marido, que estava com ela, e ele também comeu. - Gênesis 3:6).

Como você pode ver aqui, “depois que a dúvida e a descrença na palavra de Deus foram despertadas na mulher, a árvore parecia muito diferente para ela”.

Seu charme “apelo ao seu gosto, aos seus olhos e ao seu desejo de aumentar a sabedoria”.

Por fim, a serpente arrancou o fruto e o colocou nas mãos de Eva.

Ao fazê-lo, Satanás lembrou a Eva “de suas próprias palavras, que Deus os havia proibido de tocá-lo para que não morressem”. Mas não vendo nenhum resultado ruim, ela se tornou “mais ousada”.

E, finalmente, o que Satanás estava esperando

10 fatos que você deve saber sobre a serpente no Éden e sua tentação

Adivinha! Eva comeu do fruto (Gênesis 3:6)

Enquanto comia, ela “parecia imaginar-se entrando em um estado superior de existência”.

E ela ainda passou o fruto para Adão, que também comeu (Gênesis 3:6).

7) A rendição de Eva à tentação marcou a entrada do pecado no mundo

O resultado imediato de comer o fruto proibido

10 fatos que você deve saber sobre a serpente no Éden e sua tentação

Assim que Adão comeu do fruto que Eva lhe deu, “seus olhos se abriram, e eles perceberam que estavam nus” (Naquele momento, seus olhos se abriram, e eles perceberam que estavam nus. Por isso, costuraram folhas de figueira umas às outras para se cobrirem. - Gênesis 3:7).

Percebeu que eles estavam nus só agora? Eles não estavam nus desde o início?

Sim, Adão e Eva estiveram nus desde a sua criação e nunca se envergonharam disso (O homem e a mulher estavam nus, mas não sentiam vergonha. - Gênesis 2:25). Mas o pensamento do pecado os enchia de terror.

O que isso significa?

“O amor e a paz que tinham se foram, e em seu lugar eles experimentaram uma sensação de pecado, um medo do futuro, uma nudez de alma”.

Além disso, “desapareceu o manto de luz que os envolvia”. Eles “não podiam, enquanto nus, encontrar os olhos de Deus e dos santos anjos”.

Assim, para esconder seus corpos nus, “eles se esforçaram para formar para si uma cobertura” de folhas de figueira (Naquele momento, seus olhos se abriram, e eles perceberam que estavam nus. Por isso, costuraram folhas de figueira umas às outras para se cobrirem. - Gênesis 3:7).

Claramente, o pecado agora entrou no mundo por causa da desobediência de Adão e Eva.

O que é pecado em primeiro lugar?

De acordo com 1 João 3:4 (NVT), “Quem vive no pecado transgride a lei.”

A transgressão, no dicionário, é definida como “violação de uma lei, comando ou dever”. Também significa “pecado”, “transgressão” ou “incorreção”.

Por outro lado, a lei, conforme usada no versículo acima, é “uma transcrição do caráter de Deus” manifestada em Seus mandamentos.

Portanto, no contexto do que Adão e Eva fizeram, o pecado se refere ao ato de desobedecer ao mandamento de Deus de evitar comer da árvore do conhecimento do bem e do mal (exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se você comer desse fruto, com certeza morrerá". - Gênesis 2:17).

Isso faz sentido?

Então, como o pecado entrou no mundo por meio de Adão e Eva?

Ao comer do fruto proibido, Adão e Eva pecaram (Gênesis 3:1-7).

Com isso, “a queda deles abriu caminho para o pecado entrar em nosso mundo”.

E como seus descendentes, herdamos sua natureza pecaminosa no nascimento. “Quando Adão pecou, o pecado entrou no mundo, e com ele a morte, que se estendeu a todos, porque todos pecaram” (Romanos 5:12, NVT).

8) A Serpente Foi Amaldiçoada Por Deus

O jogo da culpa

Envergonhados de seu pecado, Adão e Eva tentaram se esconder de Deus quando O ouviram andando no jardim (Quando soprava a brisa do entardecer, o homem e sua mulher ouviram o Senhor Deus caminhando pelo jardim e se esconderam dele entre as árvores. - Gênesis 3:8).

Mas Ele chamou a atenção de Adão e perguntou-lhe: “Onde você está?” (verso 9, NVT).

Com Adão respondendo que ele se escondeu depois de perceber que estava nu, Deus perguntou a ele: “Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore que eu lhe ordenei que não comesse?” (versos 10-11, NVT).

Em vez de compartilhar a responsabilidade pela culpa, Adão passou para Eva por lhe dar o fruto. Quando Deus se voltou para Eva, ela fez o mesmo com a serpente por tentá-la ('homem respondeu: "Foi a mulher que me deste! Ela me ofereceu do fruto, e eu comi". Então o Senhor Deus perguntou à mulher: "O que foi que você fez?". "A serpente me enganou", respondeu a mulher. "Foi por isso que comi do fruto." - Gênesis 3:12,13.

Engraçado, ninguém queria levar a culpa!

Maldição sobre a serpente

Agora que a culpa era da serpente, obviamente ela não tinha mais ninguém para passar a culpa.

Primeira metade da maldição

Deus disse à serpente: “maldita é você entre todos os animais, domésticos e selvagens. Você se arrastará sobre o próprio ventre, rastejará no pó enquanto viver” (Gênesis 3:14, NVT).

Como você pode ler, essa maldição recaiu não apenas sobre a serpente, mas “sobre toda a criação animal”, embora a serpente “devesse suportar um peso maior” do que outras criaturas.

Além disso, a anteriormente “mais inteligente e bela das criaturas” agora estava “privada de asas e condenada a rastejar na poeira”.

Segunda metade dela

Ainda se dirigindo à serpente, Deus continuou: “Farei que haja inimizade entre você e a mulher, e entre a sua descendência e o descendente dela. Ele lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar” (Gênesis 3:15, NVT).

O que isso significa?

Vamos nos concentrar no conceito de inimizade primeiro.

Literalmente, “há inimizade mortal entre a serpente e o homem onde quer que os dois se encontrem”.

É verdade que todos nós evitamos serpentes, como qualquer outro animal perigoso, sabendo que elas podem nos prejudicar.

Mas, simbolicamente, essa inimizade também significa a “luta milenar entre a ‘semente’ ou seguidores de Satanás e a semente da mulher”. A semente da mulher aqui é Jesus Cristo “que veio para ‘destruir as obras do diabo'”.

Agora, e a frase que diz que a semente esmagará a cabeça da serpente e ela atingirá seu calcanhar?

Refere-se ao fato de que a “grande controvérsia entre Cristo e Satanás, uma batalha que começou no céu”, foi “continuada na terra, onde Cristo novamente o derrotou” e “terminará finalmente com a destruição de Satanás no final do milênio”.

9) As consequências da maldição não isentaram Adão e Eva

No caso de Eva

10 fatos que você deve saber sobre a serpente no Éden e sua tentação

Primeira metade do pronunciamento

Depois de amaldiçoar a serpente, Deus voltou-se para Eva, dizendo: “Farei mais intensas as dores de sua gravidez, e com dor você dará à luz” (Gênesis 3:16, NVT).

Lembra-se de que Deus ordenou a Adão e Eva que “sejam frutíferos e multipliquem-se” ('Então Deus os abençoou e disse: "Sejam férteis e multipliquem-se. Encham e governem a terra.' - Gênesis 1:28)?

Com isso, a gravidez era “destinada a ser uma bênção, não uma maldição”. Mas a entrada do pecado significava que “a gravidez agora seria acompanhada com dor”.

E não seria uma dor qualquer. Seria “tão intenso” como se fosse “a angústia mais severa [the] corpo e da mente”.

Segunda metade dela

Ainda se dirigindo a Eva, Deus continuou: “Seu desejo será para seu marido, e ele a dominará” (Gênesis 3,16).

Derivado da palavra hebraica shuq, desejo significa “correr atrás” ou “ter um desejo violento por algo”.

Colocando isso no contexto da maldição, Eva, embora torturada pela dor do parto, “ainda sentia um desejo intenso por Adão”.

Mas, em vez de ser sua ajudante, ela deveria se submeter ao marido, seu “senhor e mestre”. Isto é, ele deveria “governá-la”.

No caso de Adão

10 fatos que você deve saber sobre a serpente no Éden e sua tentação

Primeira metade do pronunciamento

Voltando-se para Adão, Deus disse: ("Uma vez que você deu ouvidos à sua mulher e comeu da árvore cujo fruto ordenei que não comesse, maldita é a terra por sua causa; por toda a vida, terá muito trabalho para tirar da terra seu sustento. - Gênesis 3:17).

Especificamente, “por toda a vida, terá muito trabalho para tirar da terra seu sustento. Ela produzirá espinhos e ervas daninhas, mas você comerá de seus frutos e grãos” (versos 17-18, NVT).

Isso implica nas “dificuldades a serem encontradas em ganhar uma vida miserável do solo amaldiçoado”. E enquanto Adão vivesse, “não haveria esperança de alívio dessa condição”.

Voltando ao verso acima, observe também que as plantas, que antes eram “úteis para alimentação ou bonitas aos olhos”, agora “produziam ‘espinhos e cardos'”,

Por causa disso, “o aumento do trabalho necessário para o cultivo do solo aumentaria a miséria da existência de Adão. Ele aprenderia por amarga experiência que a vida independente de Deus pode, na melhor das hipóteses, ser de tristeza e aflição”.

Segunda metade dela

Ainda se dirigindo a Adão, Deus continuou: “Com o suor do rosto você obterá alimento, até que volte à terra da qual foi formado. Pois você foi feito do pó, e ao pó voltará”. (Gênesis 3:19, NVI).

Aqui, o “trabalho que deveria ser adicionado à pesada vida de Adão é agora vividamente expresso”. Isto é, ele “deve viver forçando de uma terra relutante comida para si e sua família”.

Você pode imaginar como seria difícil para Adão?

No entanto, “deve-se reconhecer que esta punição foi realmente uma bênção” porque “a labuta e o trabalho desenvolvem o caráter e ensinam ao homem a humildade e a cooperação com Deus”.

Agora, na última parte do pronunciamento, Deus informou a Adão que “a sepultura era seu destino certo”. Obviamente, se refere à morte.

Em conexão com a parte anterior, isso implica que Adão deveria trabalhar por sua vida até seu último suspiro.

10) Esta História da Tentação Reflete o Grande Conflito

Qual é a grande controvérsia?

10 fatos que você deve saber sobre a serpente no Éden e sua tentação

 

No terceiro item deste artigo, vimos como Lúcifer se rebelou contra Deus por causa da inveja. Expulso do céu como Satanás, ele continuou a obra de rebelião na Terra (Gênesis 3).

Essa rebelião no céu marcou o início da luta cósmica entre Deus e Satanás. Isto é o que significa o “grande conflito”.

Agora, como a história da tentação reflete essa controvérsia?

Bem, a própria árvore que Satanás usou em sua tentação diz tudo: a árvore do conhecimento do “bem e do mal” (Gênesis 2:17; 3:1-5).

Obviamente, sugere a batalha entre Deus e Satanás.

Mas, mergulhando mais fundo, a verdadeira controvérsia é vista em como Satanás perseverou em levar Adão e Eva a pecar.

“Adão e Eva foram perfeitamente felizes em obediência à lei de Deus”, o que contradiz “a alegação que Satanás insistiu no céu, de que a lei de Deus era opressiva e oposta ao bem de Suas criaturas”.

Somente aqui, podemos ver um conflito entre Deus e Satanás.

Além disso, “a inveja de Satanás foi excitada quando ele olhou para o belo lar preparado para o casal sem pecado”.

“Ele determinou causar a queda deles, para que, tendo-os separado de Deus e os colocado sob seu próprio poder, pudesse obter posse da terra e aqui estabelecer seu reino em oposição ao Altíssimo”, ela elaborou.

Você pode imaginar quão profunda foi a inveja de Deus por Satanás, ao ponto de ele desenvolver ódio em seu coração?

O que isso significa para nós agora?

10 fatos que você deve saber sobre a serpente no Éden e sua tentação

Você pode estar pensando que o grande conflito (Apocalipse 12) é de Deus e Satanás para lidar e que é uma mera luta cósmica que não parece nos envolver de maneira nenhuma.

Então, não precisamos nos preocupar com isso, certo?

Mas acredite ou não, isso nos envolve. Na verdade, está dentro de nós.

Como?

Antes de tomarmos uma decisão em tudo o que fazemos, sempre temos duas opções: o bem e o mal.

Mas não somos robôs programados para escolher e fazer automaticamente o que é certo. Temos a liberdade de escolher entre os dois lados.

“Sem liberdade de escolha, nossa obediência teria sido forçada. Tal procedimento teria sido contrário ao plano de Deus, indigno de como somos inteligentes e teria sustentado a acusação de Satanás do governo arbitrário de Deus".

Assim, sabendo que o grande conflito está dentro de nós, temos que ter cuidado ao fazer escolhas. Precisamos escolher Deus, não Satanás.

Isso nos deixa com um apelo para “sujeitar-nos, portanto, a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de nós” (Tiago 4:7, NVT).

Mas é claro, não vamos terminar este estudo com medo porque aqui está uma boa notícia: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:16 , NVT)

Jesus já pagou o preço pelos nossos pecados quando morreu na cruz. Então, para obter a salvação e a vida eterna no céu, tudo o que temos a fazer é colocar nossa fé Nele.

Vamos recapitular!

Aqui estão os 10 fatos que aprendemos sobre a serpente no Éden e sua tentação:

  • Sua história é encontrada no livro de Gênesis.
  • A serpente foi o animal mais astuto que Deus criou.
  • Disfarçado na aparência deste animal estava o próprio Satanás.
  • Ele se posicionou na árvore do conhecimento do bem e do mal.
  • Ele tentou Eva a comer do fruto daquela árvore proibida.
  • Eva cedeu à tentação e encorajou Adão a fazer o mesmo.
  • A queda deles preparou o caminho para o pecado entrar no mundo.
  • A serpente foi amaldiçoada por Deus.
  • Adão e Eva tiveram que sofrer as consequências dessa maldição também.
  • Esta história da tentação é uma miniatura do grande conflito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário