terça-feira, 26 de março de 2024

A história por trás da desobediência de Adão e Eva a Deus

 

8 Consequências da Desobediência de Adão e Eva a Deus

Deus permitiu que Adão e Eva comessem de qualquer árvore do jardim, exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:16-17).

Por quê?

Porque se o fizessem, certamente morreriam (verso 17).

Um dia, Eva caiu perto da árvore proibida onde Satanás, na forma de uma serpente (cobra), tentou-a a comer de seu fruto (verso 1 do capítulo 3).

A princípio, ela hesitou em comê-lo, sabendo que “Deus disse: ‘Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim… ou morrerão'” (verso 3, NVT).

Mas Satanás insistiu: “Você certamente não morrerá, pois Deus sabe que, quando você comer dela, seus olhos se abrirão e você será como Deus, conhecendo o bem e o mal” (versos 4-5, NVT).

Convencida por esta tentação, e vendo que o fruto era bom para comer, agradável à vista e “desejável para adquirir sabedoria”, ela pegou um pouco e comeu. Ela também deu um pouco ao marido (verso 6, NVT).

O que aconteceu depois?

 

1) Adão e Eva perceberam sua pecaminosidade.

Heroes: adam and eve covering themselves

Depois que Adão e Eva comeram do fruto da árvore do conhecimento, seus olhos foram abertos” (Gênesis 3:6, NVT).

O que isso significa?

"Nesse momento, foi como se os olhos dois dos se abrissem, e eles a versão a ver tudo de forma diferente. Eles viram que nus estavam. De exemplo, costurar algumas folhas de figueira para o opor uma sua nudez." - Gênesis 3.7

Mas eles estavam nus desde o início, não estavam?

Sim, Adão e Eva foram criados nus, e nunca se envergonharam disso (verso 25 do capítulo 2). Mas foi só agora que eles perceberam que estavam realmente nus e sentiram vergonha disso.

O pensamento do pecado os enchia de terror. E “o amor e a paz que tinham se foram, e em seu lugar eles sentiram uma sensação de pecado, um medo do futuro, uma nudez de alma”.

Além disso, “desapareceu o manto de luz que os envolvia”. E eles “não podiam, enquanto nus, enfrentar os olhos de Deus e dos santos anjos”.

Então, sentindo vergonha de si mesmos, eles cobriram seus corpos nus com folhas de figueira e se esconderam de Deus (versos 7-8).

Essa cobertura de folha de figueira tornou-se um “substituto para as vestes radiantes da inocência que eles haviam perdido”.

E ao se esconderem de Deus, seu “sentimento de vergonha não tinha sua raiz na sensualidade, mas na consciência de culpa diante de Deus”.

Que destino triste para Adão e Eva!

2) Deus amaldiçoou a terra.

8 Consequências da Desobediência de Adão e Eva a Deus

Adão e Eva tentaram se esconder de Deus. Mas Ele os chamou e perguntou se eles comeram do fruto proibido (Gênesis 3:8-11).

Em vez de sentirem pena de seu pecado, eles jogaram um jogo de culpa. Adão culpou Eva por induzi-lo a comer do fruto. E ela culpou a serpente por tentá-la (versos 12-13).

Engraçado, ninguém queria assumir a responsabilidade por seus erros. Mas ainda havia consequências para a desobediência deles.

Deus disse a Adão: "E ao homem ele disse: "Uma vez que você deu ouvidos à sua mulher e comeu da árvore cujo fruto ordenei que não comesse, maldita é a terra por sua causa; por toda a vida, terá muito trabalho para tirar da terra seu sustento".  - Gênesis 3:17

O que é essa maldição? 

"Ela produzirá espinhos e ervas daninhas, mas você comerá de seus frutos e grãos". - Gênesis 3:18

Antes da queda de Adão e Eva, “somente plantas que eram úteis para alimentação ou bonitas aos olhos cresciam da terra”. Foi somente agora que o solo “produziu ‘espinhos e cardos’ também". 

3) Eva teria um parto doloroso.

8 Consequências da Desobediência de Adão e Eva a Deus

Voltando-se para Eva, Deus disse: "À mulher ele disse: "Farei mais intensas as dores de sua gravidez, e com dor você dará à luz. Seu desejo será para seu marido, e ele a dominará". - Gênesis 3:16

Bem, ter filhos foi “destinado a ser uma bênção, não uma maldição”. Mas por causa da entrada do pecado, “a gravidez seria acompanhada de dor”.

E isso não seria apenas uma dor comum. Seria “tão intenso” como se fosse “a mais severa angústia corpo e mente”.

Se você já teve um filho, provavelmente já experimentou essa dor?

4) Adão teve que trabalhar duro toda a sua vida.

8 Consequências da Desobediência de Adão e Eva a Deus

Em conexão com a maldição de Deus sobre a terra, que discutimos anteriormente, Ele disse a Adão: “Em meio a um trabalho penoso, você comerá dela o alimento todos os dias da sua vida” (Gênesis 3:17, NVT).

No versículo 19 (NVT), Ele continuou: 'Com o suor do rosto você obterá alimento, até que volte à terra da qual foi formado. Pois você foi feito do pó, e ao pó voltará"'. - Gênesis 3:19

Imagine a dificuldade que Adão encontraria em “tirar uma vida miserável do solo amaldiçoado”. Ele “deve viver forçando de uma terra relutante comida para si e sua família”

E como o versículo indica, ele teve que suportar esta obra até a morte (versículo 19). Pior, “não haveria esperança de alívio dessa condição”.

Por que Adão teve que passar por isso?

Bem, ele teve que “aprender por amarga experiência que a vida independente de Deus pode, na melhor das hipóteses, ser de tristeza e aflição"

Que triste!

Mas, em uma nota positiva, ele “só foi enviado para cultivar o solo de onde ele foi feito. Ele foi enviado para um lugar de labuta, não para um lugar de tormento. Ele foi enviado para o solo, não para a sepultura”. 

Este cultivo do solo “seria recompensado por ele comer de seus frutos; e sua conversa com a terra de onde ele foi feito, era o melhor para bons propósitos – para mantê-lo humilde e para lembrá-lo de seu último fim”.

Portanto, “deve-se reconhecer que esta punição foi realmente uma bênção”, não uma maldição. “A labuta e o trabalho e ensinariam humildade e cooperação com Deus”.

 

5) O acesso à árvore da vida foi cortado.

8 Consequências da Desobediência de Adão e Eva a Deus

Por causa de seu pecado, Adão e Eva agora: "Então o Senhor Deus disse: "Vejam, agora os seres humanos se tornaram semelhantes a nós, pois conhecem o bem e o mal. Se eles tomarem do fruto da árvore da vida e dele comerem, viverão para sempre".  - Gênesis 3:22

Eles aprenderam a diferença entre essas duas coisas, ao passo que “Deus pretendia que obtivessem esse conhecimento por meio da cooperação voluntária com a vontade divina”.

Em certo sentido, a promessa de Satanás de que eles se tornariam “como Deus” (verso 5, NVT) foi “cumprida apenas porque agora sabiam algo sobre os resultados do pecado”.

Por causa disso, Deus decidiu que Adão e Eva não deveriam mais ter permissão para acessar a árvore da vida e comer dela (verso 22).

Agora era “necessário impedir que continuassem a comer do fruto da árvore da vida, para que  não se tornassem pecadores imortais”.

Por quê?

“Pelo pecado, caíram sob o poder da morte.” Assim, “o fruto que produziu a imortalidade agora só poderia. A imortalidade em um estado de pecado e, portanto, de miséria sem fim, não era a vida para a qual Deus projetou o homem”.

Negar a Adão e Eva o acesso a esta árvore que dá vida “foi um ato de misericórdia divina que podem não ter apreciado plenamente naquela época, mas pelo qual serão gratos no mundo vindouro”.

Como você pode ver, embora pareça um castigo, isso apenas mostra como Deus ainda estava preocupado com o bem-estar deles, afinal

6) Eles foram banidos do Jardim do Éden.

8 Consequências da Desobediência de Adão e Eva a Deus

Depois de cortar o acesso deles à árvore da vida, Deus “baniu Adão e Eva do Jardim do Éden: "Para impedir que isso acontecesse, o Senhor Deus os expulsou do jardim do Éden, e Adão passou a cultivar a terra da qual tinha sido formado. - Gênesis 3:23

Por quê?

Bem, o pecado deles resultou em sua “exclusão… daquela comunhão com Deus que era a bem-aventurança e a glória do paraíso”. Seus sinais de favor para eles, que eles tinham em seu estado inocente, “foram agora suspensos”.

Além disso, “as comunicações de Sua graça foram retidas”. Seu “conhecimento com Deus foi diminuído e perdido, e a correspondência que havia sido estabelecida entre eles e seu Criador foi interrompida.”

Adão e Eva foram “expulsos como mortais indignos desta honra e incapazes deste serviço”.

E fora do Éden, como aprendemos anteriormente, eles tiveram que trabalhar duro para produzir comida da terra (versículos 17-19).


7) O jardim estava fechado.

Heroes: Angel Guard

Depois de expulsar Adão e Eva do Éden, Deus colocou no lado leste do jardim “querubins e uma espada flamejante que girava em todas as direções” (Gênesis 3:24, NVT).

O que é um querubim?

Querubim está associado à palavra assíria karâbu, que significa “abençoar” ou “orar”

Com isso, refere-se a uma classe de seres chamados “anjos”, especialmente “aqueles próximos a Deus e Seu trono” (Ezequiel 9:3, 10:4; Salmo 99:1

Essa espada flamejante é literal?

A frase “espada flamejante” é uma tradução inexata de seu termo original em hebraico, que literalmente se lê “um brilho da espada”.

Não havia “nenhuma espada literal guardando o portão do Paraíso”. Em vez disso, havia apenas um “reflexo de luz de uma espada ‘voltada para todos os lados’ com grande rapidez – raios de luz irradiando de um centro intensamente brilhante”.

E essa luz radiante era “nada menos que a glória de Shekinah, a manifestação da presença divina” de Deus.


Então, por que Deus colocou querubins na entrada do jardim?

É para “guardar o caminho que conduz à árvore da vida, de modo que o homem não possa roubar nem forçar a entrada” (Gênesis 3:24)

Que triste!

Agora, sabendo que o jardim acabou de fechar, ele ainda existe hoje?

Heroes: Throne of God

O Jardim do Éden “permaneceu sobre a terra” muito depois de Adão e Eva terem sido banidos.

Seus descendentes foram “permitidos por muito tempo contemplar o lar da inocência”. Mas “sua entrada foi barrado pelos anjos vigilantes”.

Agora, quando o mundo se tornou tão perverso, Deus precisou destruí-lo com um dilúvio no tempo de Noé (Gênesis 6).

Por causa disso, “a mão que plantou o Éden o retirou da terra”. Ou seja, o Jardim do Éden não existe mais no mundo de hoje.

Mas aqui está a boa notícia: “Na restituição final, quando haverá ‘um novo céu e uma nova terra’, Eden será restaurado mais gloriosamente adornado do que no princípio” ('Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra já não existiam, e o mar também não mais existia'. - Apocalipse 21:1, NVT).

8) A humanidade herdou o pecado.

8 Consequências da Desobediência de Adão e Eva a Deus

Como descendentes de Adão e Eva, herdamos sua natureza pecaminosa.

“Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte… a morte passou a todos os homens” (Romanos 5:12, NVT).

Quem era aquele “homem”?

Aparentemente, não era outro senão o próprio Adão, de quem todos viemos, “pois, se alguém tivesse existido antes dele, teria sido livre”.

Embora o pecado tenha começado no céu com Lúcifer, ele “nunca entrou no mundo da humanidade até Adão pecar”. Portanto, foi por meio dele que o pecado entrou oficialmente no mundo.

Este pecado separou todos nós de Deus e escondeu Sua face de nós ('Foram suas maldades que os separaram de Deus; por causa de seus pecados, ele se afastou e já não os ouvirá. - Isaías 59:2).

Isso “impede que as misericórdias de Deus desçam sobre nós”. É “uma parede divisória que separa entre nós e Deus”.

Também “impede que nossas orações subam a Deus”, provocando-O a “esconder Sua face, para que Ele não ouça”.

Uma mensagem de esperança

8 Consequências da Desobediência de Adão e Eva a Deus

Essas consequências da desobediência de Adão e Eva a Deus podem ter deixado você desanimado ou com medo do futuro.

Mas, você sabia de uma coisa? “Deus amou tanto o mundo que deu Seu único Filho, Jesus Cristo.” Como tal, “todo aquele que nele crê não perecerá, mas terá a vida eterna” (João 3:16, NVT).

Sim, Jesus morreu na cruz pela penalidade do pecado que deveríamos pagar.

Por meio de Sua morte, Ele nos justificou para nos tornarmos dignos de Seu dom da vida eterna. Tudo o que temos a fazer é ter fé Nele para que possamos alcançar a salvação.

Essa morte sacrificial cumpriu parcialmente a profecia que aprendemos em Gênesis 3:15, que Deus derrotou Satanás na cruz. A destruição final do inimigo e do pecado ocorrerá após o milênio.

Que esperança abençoada!

Vamos Resumir!

Aprendemos 8 consequências da desobediência de Adão e Eva a Deus, enumeradas a seguir:

  • Eles perceberam sua pecaminosidade.
  • Deus amaldiçoou a serpente e a terra.
  • O parto de Eva seria doloroso.
  • Adão teve que trabalhar duro toda a sua vida.
  • O acesso à árvore da vida foi cortado.
  • Eles foram banidos do Jardim do Éden.
  • O jardim estava fechado.
  • A humanidade herdou o pecado.

Mas Jesus nos justificou do pecado por meio de Sua morte na cruz. E colocando nossa fé Nele, podemos ter a vida eterna no céu com Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário