segunda-feira, 4 de maio de 2020

‘SE EU TIVER DE MORRER, MORREREI’.



 


“Vá, reúna todos os judeus de Susã e jejuem por mim. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Minhas criadas e eu faremos o mesmo. Depois, irei à presença do rei, mesmo que seja contra a lei. Se eu tiver de morrer, morrerei”. - Ester 4,16


Introdução

Meus irmãos, a história que o livro de Ester cuida em contar é a história do povo de Israel quando vivia sobre o governo do Rei Assuero, Rei da Pérsia, conta, também, como um povo foi liberto da condenação da morte e sagrou-se vencedor de todos aqueles que eram seus adversários e perseguidores e, por último, como uma mulher. Ester foi capaz, mesmo sendo indigna, por ser judia, de tornar-se rainha e arriscar a sua vida por aquilo que ela acreditava e amava.

O trecho acima é um fragmento de um diálogo e, possivelmente, o diálogo mais importante retratado neste livro. É o retrato de um momento angustiante pelo qual passou todo o povo do Senhor, quando Hamã e todos os inimigos do Senhor conseguiram que fosse decretada a morte de todo o povo do Senhor, diz a Bíblia

‘Então Hamã foi ao rei Assuero (ou Xerxes I) e disse: “Há certo povo espalhado por todas as províncias de seu império que se mantém separado dos demais. Eles têm leis diferentes das leis dos outros povos e não obedecem às leis do rei. Portanto, não é do interesse do rei deixar que vivam’. - (Ester 3,8-9)”

Assim, no dia 17 de abril, os secretários do rei foram convocados, e um decreto foi redigido exatamente da forma como Hamã ditou. Em seguida, foi enviado aos mais altos oficiais do rei, aos governadores das respectivas províncias e aos nobres de cada província, em sua própria escrita e língua. O decreto foi redigido em nome do rei Assuero (ou Xerxes I) e selado com seu anel. - (Ester 3,12).

A morte

A morte que estava decretada para o povo de Israel era irrevogável, ou seja, ninguém poderia desfazer o que Hamã havia feito, nem o Rei Assuero, pois a Lei determinava que a palavra final do Rei, ou seja, onde houvesse o selo real, não poderia ter contestação e não poderia ter revogação.

Sendo assim, ninguém poderia livrar o povo da condenação de que “fossem destruídos, mortos e aniquilados num único dia. A data marcada para que isso acontecesse era 7 de março do ano seguinte. Os bens dos judeus seriam entregues a quem os matasse.” (Ester 3,13).

Amados irmãos, muita coisa pode ser anunciada através dos versículos que lemos. Existem muitas revelações, muitas coisas que podem se aplicar as nossas vidas por intermédio dos textos mencionados e com base em todo livro de Ester. Contudo, só quero abordar dois pontos: O primeiro, nós também estávamos sobre a condenação da Lei e, neste ponto, deixo claro que diferentemente do edito feito por Hamã e selado com o anel do Rei que era maldade, ódio e ganância, a Lei do Senhor entregue a Moisés é boa, perfeita e justa.

Sendo assim, o problema de nossa condenação não estava na Lei, porque a lei foi nosso guardião até a vinda de Cristo; ela nos protegeu até que, por meio da fé, pudéssemos ser declarados justos.” - (Gal 3,24), mas no Homem que andava segundo a carne Pois a mentalidade da natureza humana é sempre inimiga de Deus. Nunca obedeceu às leis de Deus, e nunca obedecerá. - (Rm 8,7) e, conseqüentemente, é condenável diante dEle.

Embora não seja a minha área, me arrisco dizer que a humanidade vive um “câncer espiritual” que se iniciou no primeiro contato com o Adversário, desde a primeira desobediência.

Isso porque o Homem nasceu para ser a imagem e a semelhança de Deus, o Homem foi feito acima de tudo para amar a Deus, louvar a sua glória e ser, exatamente, como é Deus: amoroso, justo, bom, repleto de paz, manso. Ao invés disto, seu DNA sofreu uma mudança tão profunda que o Homem deu as costas para o Senhor. Diz a Bíblia:

‘“Ninguém é justo, nem um sequer. Ninguém é sábio, ninguém busca a Deus. Todos se desviaram, todos se tornaram inúteis. Ninguém faz o bem, nem um sequer.” “Sua conversa é repulsiva, como o odor de um túmulo aberto; sua língua é cheia de mentiras.” “Veneno de serpentes goteja de seus lábios.” “Sua boca é cheia de maldição e amargura.” “Apressam-se em cometer homicídio; por onde passam, deixam destruição e sofrimento. Não sabem onde encontrar paz.” “Não têm o menor temor de Deus.”’. - (Rm 3,10-18).

Mas, apesar disso tudo, apesar de sermos pecadores, apesar de nossas falhas, apesar das nossas “justiças”, apesar das nossas “bondades”, mesmo assim, apesar de nós, Deus amou a criatura das suas mãos de forma tão grandiosa e incrível que almejou resgatar-nos.

A Salvação

O Senhor, em seu plano de salvação, envia o seu filho amado, o Senhor Jesus, para buscar as ovelhas que estavam perdidas, para reconduzir os seus rebanhos, para trazer de volta aqueles que haviam se corrompido com a Lei do pecado e da morte e que, como o povo de Israel nos tempo de Ester, estavam condenados.

E, assim, seguindo este Projeto, Jesus tomou do cálice da Ira de Deus contra o pecado que havia invadido e feridos os seus amados, satisfazendo a justiça de Deus e carregando o nosso pecado naquele madeiro para que nEle pudéssemos ter nova vida. Portanto, Jesus, o Messias, tornou-se, também, o primeiro mártir e somente nEle temos a certeza de viveremos uma tão grande Salvação e Vida Eterna.

O Senhor Jesus, assim como Ester, não hesitou em dizer “irei à presença do rei, mesmo que seja contra a lei. Se eu tiver de morrer, morrerei”. Tendo com o Rei Ele se tornou único mediador entre nós e o Deus todo poderoso. Pelas suas pisaduras fomos sarados, nas suas mãos estão marcados os nossos nomes e preço do amor que salva o Homem.

O segundo ponto que gostaria de deixar nesta mensagem é um item que Paulo, em suas cartas as igrejas, toca insistentemente. Devemos ser imitadores dele (Paulo), no que ele é imitador de Cristo.

A Igreja Fiel  

Queridos, sabemos que a Rainha Ester é retratada como uma mulher fiel e temente ao Senhor e extremamente preocupada com o caminhar do povo do Senhor. Por estas características ela é identificada na tipologia bíblica como tipo da Igreja Fiel. Sabemos também, que vivemos em um momento terrível no tempo profético de Deus, vivemos o período das densas trevas. Este é o tempo de escuridão máxima que faz o prenuncio do raiar do Novo dia, ou seja, da vinda do Senhor Jesus e do arrebatamento da Igreja.

Sendo assim, eu me pergunto o que tem acontecido com as nossas vidas? Onde estão os homens e mulheres que fariam de tudo para pregar o Evangelho de Cristo? Onde está a gratidão por tudo que o Senhor tem realizado nossas vidas? Cadê? “Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?” (Lc 18,8)  

Sei que existem muitos servos fiéis, entretanto a preocupação do Senhor é de lembrar que Cristo nos comissionou para realização de um Projeto Eterno. Existe uma Obra que vai muito além do entendimento humano, vai muito além do nosso entendimento e o entendimento das denominações e igrejas, porque Agora vemos de modo imperfeito, como um reflexo no espelho, mas então veremos tudo face a face. Tudo que sei agora é parcial e incompleto, mas conhecerei tudo plenamente, assim como Deus já me conhece plenamente. - (1Cor 13,12).

Minha preocupação com essa mensagem é que, hoje, você abandone um pouco o “Glória a Deus”, o “Glória a Jesus”, ou o “Que benção”, pois tudo aquilo que buscamos precisa ser, sem a menor sombra de dúvidas, exclusivamente para honra e glória do seu nome.

Hamã o inimigo

Todavia, o que honestamente PRECISAMOS adotar e dizer de toda a alma é “Jesus eu te amo”, “Senhor me faz te amar melhor”, “Aviva a tua Obra Senhor”, pois o momento em que vivemos tem matado muitos crentes com heresias, feito multidões caminharem para a Apostasia e Hamã (o Inimigo) está todos os dias procurando inundar os nossos lares com todo tipo de secularismos, obscenidades e abominações, seja pela TV, seja pelas Revistas ou filmes.

Mais do que nunca, é tempo de renegar este mundo mal, façamos como a Rainha Ester que pelo povo renunciou tudo e foi ter com o rei mesmo sem ser chamada. Ela deixou tudo, arriscando a vida em favor de um povo que era chamado pelo nome do Senhor dos Exércitos.

Não só ela, mas muitos homens e mulheres foram mais fortes que a morte e renunciaram a vida, morrendo em nome de um Evangelho Puro e Fiel. Se nos detivermos por um instante e tentarmos nos lembrar dos nomes dos Mártires saberemos que, com exceção de João (evangelista), todos os apóstolos morreram carregando o opróbrio, as dores e a Glória do nome do Senhor Jesus Cristo. Foram eles: André, Bartolomeu, Filipe, Judas Tadeu, Mateus, Paulo, Pedro, Simão Zelote, o Tiago, Tomé, Estevão.

E todos foram fiéis até a morte, eles imitaram em tudo o Senhor Jesus. Entretanto as fogueiras e as perseguições não terminaram, apenas no século XX, mais de 45 milhões de pessoas morreram por carregar e a anunciar o Evangelho Eterno, morreram nas guerras, nas ditaduras, nas missões, morreram para que alcançar vidas e para confessar que Jesus Cristo é o Senhor. 

Estes homens e mulheres, assim como Ester, creram no poder do Senhor de transformar situações que eram completamente terríveis e deixaram uma mensagem que sempre que é lembrada abala os alicerces de qualquer ser humano que é: Jesus Cristo está Vivo e por este Deus vale apena morrer!

Conclusão

Por fim, irmãos, preciso lembrar que nada pode ter mais valor que amor do Senhor e para aquele que é fiel não existe morte, não há tribulação, não há angústia, não existe cansaço, porque continuamente Deus nos faz vencedores de todas as coisas. Destaco que o Senhor Jesus nos tornou vencedor da condenação do pecado e da morte e, hoje, ninguém jamais vai poder tirar isso de nenhum de nós, o remanescente fiel.

Vou repetir: nada e nem ninguém pode impedir um remido de confessar que Jesus Cristo é o Senhor, nem o Inimigo e nem os Homens, porque grande e poderoso é o Senhor Jesus Cristo que venceu tudo por nós, deixou o Espírito Santo para nos consolar e nos dirigir no caminho deixado por Deus Pai. Ele nos aguarda de diariamente, para na eternidade com Ele(s) para sempre estar.

Convido-te, agora, a experimentar, a viver e a praticar a palavra do Senhor e verás que ninguém há que contenha o poder e a majestade do Senhor dos Exércitos. Amém!


Se tentar se apegar à sua vida, o perderá. Mas, se abrir mão de sua vida por minha causa e por causa das boas-novas, o salvará”.  - (Mc 8,35).

Nenhum comentário:

Postar um comentário