quinta-feira, 18 de abril de 2013

DOUTRINA DOS ANJOS - LIÇÃO 15 – A Batalha Espiritual.



Nos capítulos anteriores constatamos que temos um inimigo incansável, que de muitas maneiras investe contra a humanidade e contra os santos. Não podemos ignorar que existem forças demoníacas atuando na esfera espiritual, possuindo pessoas, oprimindo, influenciando.

Contudo, muitos exageros têm surgido quanto a isso. Batalha espiritual, para muitos crentes, se tornou uma obsessão. Restringe-se a guerra a um ataque aos demônios e a tudo que acham identificar-se com eles. “A batalha não se limita somente à eliminação de forças demoníacas. Ela também se encarna nos vícios e nas malignidades humanas” – Ricardo Gondin. Esta batalha espiritual é muito mais abrangente do que os “movimentos de batalha espiritual” modernos sugerem.

Antes de desenvolver-se na terra, esta batalha teve seu enredo no ambiente celestial. Quando Lúcifer se rebelou conterá Deus – cf. Is 14,12-17, ai a guerra estava declarada. Mas não havia como encarar o Senhor. Embora desejasse, nenhum outro ser celestial, alem do que arrastara consigo, poderia tornar-se sua presa. Lúcifer, então, encontra espaço para sua atuação no ambiente terreno.

I.                  O INICIO DA BATALHA.

Quando, então, a batalha espiritual que até hoje vigora teve seu inicio? Iniciou-se no Éden. Satanás viu o homem, criatura de Deus, como um ser contra quem poderia investir, e investiu. Nossos primeiros pais foram tentados e cederam à tentação. Já  havia inimizade entre Deus e o diabo. Agora passava a existir inimizade entre este e a “semente da mulher” - "Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu ferirás o calcanhar.” (Gn 3,15), que é Jesus Cristo. Esta inimizade se mantém no confronto com o povo de Deus. A tentativa do diabo, como ocorreu no Éden, é levar o homem acreditar que Deus não é confiável, que Ele governa com tirania e suborno. Este é um tema desenvolvido por Gondin nas paginas 35-54 do seu livro.

II.               O CLIMAX DA BATALHA.

A batalha chegou ao seu ápice quando Jesus Cristo encarnou. Veio ao mundo para morrer pelos homens, a fim de salva-los da morte eterna. Mas, em relação a Satanás, a vinda  do Senhor teve outras finalidades:

·        Ele veio para “expulsar o príncipe deste mundo” – Jo 12,31.
·        Ele veio para “destruir as obras do diabo” – 1Jo 3,8;

Logo que Jesus nasceu  no mundo, o inimigo tentou barrar-lhe o caminho. Primeiro através de Herodes, na matança dos inocentes - "Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos". (Mt 2,16). Depois com a tentação – Mt 4,1-11.

Todo o mistério de Jesus foi um golpe desferido contra Satanás, pois através dele se cumpria esta profecia de Isaias - "O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; sobre aqueles que habitavam uma região tenebrosa resplandeceu uma luz". (Is 9,1). Mas o golpe mais duro desferido contra Satanás ocorreu no calvário. Ali ele foi vencido. Porque Jesus, "cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz. Espoliou os principados e potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz". (Cl 2,14-15).


III.           O FIM DA BATALHA.

Þ    Satanás e os demônios, por enquanto, estão soltos ativos.

Não estão no inferno, como pensam alguns. Eles habitam nos ares. Três expressões bíblicas dão-nos a idéia do ambiente de ação das forças do mal, cumprindo o seu propósito de infligir tormento aos homens da terra.

·        Estão nas “regiões celestes” – "Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares". (Ef 6,12).
·        Vivem a “rodear a terra e passear por ela - "O Senhor disse-lhe: De onde vens tu? Andei dando volta pelo mundo, disse Satanás, e passeando por ele". (Jó 1,7).
·        “Anda em derredor” - "Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar". (1Pd 5,8).

Mas um dia encerraram suas atividades e serão lançados no inferno, lugar que foi previamente preparado para eles - "Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos". (Mt 25,41).

Þ    O relato da cessação de suas atividades.

No apocalipse encontramos o relato da cessação de suas atividades em dois momentos:

·        No milênio – quando Satanás será impedido de agir por um longo período de tempo - "Vi, então, descer do céu um anjo que tinha na mão a chave do abismo e uma grande algema. Ele apanhou o Dragão, a primitiva Serpente, que é o Demônio e Satanás, e o acorrentou por mil anos". (Ap 20,1-2).
·        No julgamento final – “o diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago do fogo e enxofre, onde também se encontram não só a besta como o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite pelos séculos dos séculos” – Ap 20,10.


IV.             DEUS VERSUS SATANÁS.

Tem-se cometido o engano de pensar que Deus e o Diabo estão medindo forças; que são poderes opostos iguais e que, neste caso, o inimigo se torna uma ameaça a Deus.na verdade são dois poderes diferentes, um maior e outro menor. Satanás bem que tentou ser igual a Deus - "Subirei sobre as nuvens mais altas e me tornarei igual ao Altíssimo". (Is 14,14) mas não é. Todos os que pensam que sim estão sendo enganados por ele, o que é parte do seu trabalho - "Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira". (Jo 8,44). Satanás é limitado tanto em suas ações como em sua existência. Ele não é onipotente, nem onipresente, nem onisciente. Nada faz neste mundo que não esteja dentro da vontade permissiva de Deus, nada faz sem seu consentimento - "Pois bem!, respondeu o Senhor. Tudo o que ele tem está em teu poder; mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa. E Satanás saiu da presença do Senhor". (Jó 1,12).

CONCLUINDO

A batalha teve seu inicio e se desenvolve. Mas o seu fim já é previsto e o inimigo já teve sua condenação decretada. Não nos deixemos envolver na onda de misticismo em torno desta batalha espiritual. Nada mais  se  requer que nós  a não ser o que o Senhor deixa claro em Sua Palavra. Qualquer atividade, mesmo que extremamente religiosa, se não tem o respaldo das Escrituras ou se contraria o bom senso, não é da vontade de Deus que a pratiquemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário