quarta-feira, 3 de abril de 2013

DOUTRINA DOS ANJOS - LIÇAO 13 – A Possessão Demoníaca.



Satanás e os demônios não agem de uma única forma contra os homens, nem mesmo contra os crentes. Paulo ensina que ele arma ciladas, mais que uma  - "Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio". (Ef 6,11). Opressão e possessão são dois estratagemas de ação do demônio.

I.                  OPRESSÃO DEMINÍACA.

É a atuação de Satanás ou dos demônios sobre uma pessoa. Quando ocorre no ímpio, é para afligi-lo e desespera-lo. Quando ocorre no fiel, tem o objetivo de leva-lo a desobedecer ao Senhor. "Havia, na terra de Hus, um homem chamado Jó, íntegro, reto, que temia a Deus e fugia do mal". (Jó 1,1), mas esteve sujeito á ação maligna. Deus permitiu que Satanás o oprimisse - "Pois bem!, respondeu o Senhor. Tudo o que ele tem está em teu poder; mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa. E Satanás saiu da presença do Senhor". (Jó 1,12).

Þ    Os cristãos podem ser oprimidos.

Os crentes em cristo podem se igualmente oprimidos. Provavelmente, Paulo sofresse uma opressão diabólica (que poderia ser uma eternidade física ou uma pessoa hostil a ele e ao seu ministério - "Demais, para que a grandeza das revelações não me levasse ao orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás para me esbofetear e me livrar do perigo da vaidade". (2Cor 12,7)). As suas “lutas por fora” e seus “temores por dentro” certamente também representavam uma opressão demoníaca com o objetivo de desanima-lo em sua viagem missionária – At 20,1-3.

Þ    A influencia demoníaca.

Os pais apostólicos faziam distinção entre  influencia e possessão. Entendiam que “a influencia demoníaca incluía a colocação de maus pensamentos nas mentes dos homens” indo à Bíblia, verificamos que alguns homens viveram ou estiveram debaixo da influencia maligna. É assim que podemos deduzir da atitude da Ananias e Safira. Foram influenciados por Satanás a mentir - "Pedro, porém, disse: Ananias, por que tomou conta Satanás do teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e enganasses acerca do valor do campo?" (At 5,3). Mesmo Pedro, que andava com Jesus, deixou-se influenciar pelo desejo de Satanás, quando reprovou Jesus por Ele ter dito que era necessário sofrer e morrer - "Pedro então começou a interpelá-lo e protestar nestes termos: Que Deus não permita isto, Senhor! Isto não te acontecerá! Mas Jesus, voltando-se para ele, disse-lhe: Afasta-te, Satanás! Tu és para mim um escândalo; teus pensamentos não são de Deus, mas dos homens!” (Mt 16,22-23). A repreensão de Jesus ao apóstolo indica que ele permitira que sua mente sofresse a influencia do inimigo. O fato de Jesus declarar “Afasta-te, Satanás!” implicava dizer que Pedro, naquele instante, estava manifestando a vontade de Satanás. Convenhamos – se Pedro estivesse possesso, em vez de aplicar-lhe uma repreensão, Jesus não teria expulsado o demônio?

Diante do que está exposto acima, podemos concluir que a influencia demoníaca ou satânica é um nível de opressão . é uma ação maligna na mente da pessoa, que muitas vezes passa despercebida. Mas a opressão em nível mais intenso inclui a aflição e o sofrimento físico.


II.               POSSESSÃO DEMONIACA.

Este é um assunto polêmico, que divide os cristãos. Deixaremos a polêmica para o próximo capitulo e nos deteremos agora a procurar o que é e quais são os sintomas da possessão demoníaca.

Þ    O que é possessão demoníaca?

A possessão é a invasão, por um ou mais demônios, de uma pessoa, dominando suas características pessoais básicas – razão, emoção e vontade – e provocando um estado anormal. Uma das principais  anormalidades é a adição de uma nova personalidade.

Quando ocorre a possessão, o corpo humano é habitado por um ou mais demônios, que passam a controlar até seus movimentos. Outro termo usado para definir a possessão  demoníaca é controle, isto é, demônio ou demônios assume o controle das faculdades pessoais humanas.

Þ    Quais os sintomas da possessão?

Não se pode generalizar a respeito dos sintomas que aparecem na possessão demoníaca, mas a Bíblia faz referencia a alguns:

a)      Anormalidades físicas – surdez, cegueira e convulsão – Mt 9,32; 12,22; Lc 9,39.
b)      Tendência de autodestruição – Mc 5,5; Lc 9,42.
c)       Força descomunal – Mc 5,3-4.
d)     Poderes ocultos At 16,16-18.

É bom ressaltar, de novo, que nem toda a enfermidade é causada por demônios ou é uma evidencia de possesso demoníaca. Há doenças que tem causas naturais. O Dr. Lucas claramente distingue as duas coisas - "De maneira que traziam os doentes para as ruas e punham-nos em leitos e macas, a fim de que, quando Pedro passasse, ao menos a sua sombra cobrisse alguns deles. Também das cidades vizinhas de Jerusalém afluía muita gente, trazendo os enfermos e os atormentados por espíritos imundos, e todos eles eram curados.” (At 5,15-16).

Þ    Portas abertas à possessão.

Qualquer pessoa incrédula pode ficar possessa? Em tese, pode-se afirmar que qualquer pessoa incrédula é volúvel à possessão demoníaca. Há pessoas que ficam possessas porque desejam ficar. Estão interessadas no mundo do ocultismo. Desejam possuir poderes sobrenaturais e Satanás lhes concede. Entretanto ficam escravizadas a ele e se tornam disponíveis à sua ação a todo tempo.

Muitas pessoas ficam possessas contra as sua vontade. Marcos 9,14-29 registra a história de um jovem possesso desde a infância – cf v 21 – Provavelmente ele nunca tenha desejado ficar possesso, e também a Bíblia não nos informa as razoes por que tenha ficado. Contudo pode-se admitir que o ambiente em que vivia  era próprio a isso. A experiência de vida tem mostrado que as pessoas ficam possessas porque cedem voluntariamente o terreno a Satanás. Quando se deliciam nas várias praticas pecaminosas, tais como o uso de drogas, o alcoolismo, a licenciosidade sexual e outros pecados da depravação humana, mesmo sem ativamente  desejarem, as pessoas estão abrindo as portas de sua vida para a posse demoníaca. Outras abrem-se à possessão demoníaca quando se envolvem em praticas do  ocultismo. O envolvimento em quaisquer coisas relacionadas ao ocultismo é uma abertura da vida para a invasão dos demônios, porque tais coisas  pertencem ao reino de Satanás.

CONCLUINDO

O apóstolo Paulo tinha receio que os crentes de Corinto fossem “corrompidos em suas mentes e se apartassem da simplicidade e pureza devidas a Cristo” - "Esses tais são falsos apóstolos, operários desonestos, que se disfarçam em apóstolos de Cristo," (2Cor 11,13). Precisamos exercer vigilância sobre nossos pensamentos, para não permitir que o inimigo os invada. O desejo de Paulo, manifestado aos Filipenses, era que o pensamento deles fosse ocupado por - "tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, tudo o que é virtuoso e louvável, eis o que deve ocupar vossos pensamentos". (Fl 4,8). Alem disso  podemos também ser oprimidos até na forma de aflições e sofrimentos físico. A melhor maneira de encarar esta desagradável experiência é não desanimar diante dela, e considerá-la como uma “leve e momentânea tribulação”, que não nos consome e é passageira - "A nossa presente tribulação, momentânea e ligeira, nos proporciona um peso eterno de glória incomensurável. Porque não miramos as coisas que se vêem, mas sim as que não se vêem . Pois as coisas que se vêem são temporais e as que não se vêem são eternas". (2Cor 4,17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário