terça-feira, 9 de abril de 2013

DOUTRINA DOS ANJOS - LIÇAO 14 – Pode Um Cristão Ser Possesso?



Este é um assunto que suscita polemica. Há um conflito de opiniões, porque alguns asseguram que somente os incrédulos podem ser possuídos pelos demônios, enquanto outros admitem que também os cristãos podem ser alvos desta ação demoníaca.
A proposta deste capitulo é demonstrar, à luz da Bíblia, quem realmente está sujeito a esta possessão maligna. Antes de qualquer coisa, porém , se tentará definir o que é um cristão.

I.            O QUE É UM CRISTÃO ALTENTICO?

Não podemos confundir membro de igreja com cristão autentico - "Eles saíram dentre nós, mas não eram dos nossos. Se tivessem sido dos nossos, ficariam certamente conosco. Mas isto se dá para que se conheça que nem todos são dos nossos". (1Jo 2,19).
O verdadeiro Cristão é aquele que:

Þ    Já foi alcançado pela graça salvadora em cristo Jesus e por isso pertence a Deus e tem em si mesmo a presença da Trindade - "É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós". (Jo 14,17);
Þ    É um filho de Deus - "Mas a todos aqueles que o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus," (Jo 1,12);
Þ    É uma nova criatura - "Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!" (2Cor 5,17);
Þ    É feitura de Deus  em Cristo - "Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos". (Ef 2,10);
Þ    É templo do Espírito Santo - "Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1Cor 3,16).
Þ    É santo – separado para Deus - "à igreja de Deus que está em Corinto, aos fiéis santificados em Jesus Cristo, chamados à santidade, juntamente com todos os que, em qualquer lugar que estejam, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso;" (1Cor 1,2).
Þ    Está escondido com Cristo em Deus - "Porque estais mortos e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus". (Cl 3,3);
Þ    É um participante da vocação celestial - "Portanto, irmãos santos, participantes da vocação que vos destina à herança do céu, considerai o mensageiro e pontífice da fé que professamos, Jesus". (Hb 3,1);
Þ    Já foi liberto do domínio de Satanás e transferido para o “reino do Filho do seu amor”  - "Ele nos arrancou do poder das trevas e nos introduziu no Reino de seu Filho muito amado," (Cl 1,13);
Þ    É filho de Deus e o maligno não lhe toca - "Sabemos que aquele que nasceu de Deus não peca; mas o que é gerado de Deus se acautela, e o Maligno não o toca". (1Jo 5,18);
Þ    Está definitivamente ligado à videira e produz os frutos esperados - "Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer". (Jo 15,5).


II.          ERROS DE INTERPRETAÇÂO.

O suposto endemoninhado de crentes é baseado em erros de interpretação de alguns textos Bíblicos, entre os quais: 1 Sm 16,13-14; Lc 13,11-16; At 5,3; 1Cor 12,7. Mas quando acuradamente examinados, estes textos não servem como base para esta opinião, que então perde seu fundamento.

Þ    O espírito maligno atormentava Saul – 1Sm 16,13-14;

Enquanto Saul se manteve fiel e obediente a Deus, o Espírito do Senhor o usava. Mas quando se tornou infiel, um espírito maligno o atormentava. Não há, neste texto, a indicação de que um espírito maligno tenha possuído Saul. Além do mais, não se pode tomar um texto do 1.º Testamento que faz referencia á atuação do Espírito Santo como modelo para hoje. Naquele tempo não havia ocorrido o Pentecostes e a presença do Espírito era visitativa.

Þ    Mulher possessa de um espírito de enfermidade – Lc 13,11-16;

O fato de o texto se referir àquela mulher como “filha de Abraão” não é nenhuma indicação de que fosse salva. Ela era da descendência de Abraão – cf Rm 9,6-8 – Certamente aquela mulher não era cristã, no sentido pós- Pentecostes da palavra.

Þ    Satanás encheu o coração de Ananias – At 5,3;

Não há também nenhuma referencia à possessão no texto. Os termos utilizados são “encheu Satanás o teu coração”. Conforme a explicação no capitulo anterior, Ananias foi influenciado pelo inimigo a mentir, e não possuído por ele.

Þ    “Entregue a Satanás” – 1Cor 5,5;

A punição imposta ao irmão pecador não era que fosse possesso por Satanás. “Entregue a Satanás” pode significar ser colocado fora do ambiente da Igreja, no mundo para sofrer a opressão maligna. Além do mais, não é um contra-senso pensar que a Igreja entregue alguém para ser endemoninhado?

Þ    Paulo e seu espinho de carne – 2Cor 12,7;

Mesmo que entendamos que o “mensageiro de Satanás” referido no texto era um demônio, este não possuía o apóstolo; apenas o afligia com o objetivo de que Paulo não viesse a se ensoberbecer com “a grandeza das revelações” mencionadas – 2Cor 12,1-5.

III.        UM OUTRO ENGANO.

Um outro erro grave é dar as obras da carne a categoria de demônios. Adultério, formicação, inveja, ciúmes, bebedice etc. – cf Gl 5,19-21 – a Bíblia chama simplesmente de “obras da carne”, isto é,  atitudes motivadas pela natureza carnal que herdamos, às quais se opõe o “fruto do Espírito”, produzido por todos os que “andam no Espírito” – Gl 5,22-23.25 – Chamar as obras da carne de demônio alimenta o orgulho deles, porque lhes é atribuída uma tarefa que não executam. Eles podem influenciar, induzir ou provocar situações que despertem a natureza carnal. Se nomearmos as obras da carne de espíritos maus, então por questão de coerência, teríamos de chamar as partes do fruto do Espírito de espíritos bons; e daí teríamos que admitir que os anjos habitam nos homens! Erros sobre erros!
Mas este erro conduz a mais uma expulsão do demônio da prostituição, da inveja... Esta prática, alem de ser inócua, porque tais demônios inexistem, induz o homem a atribuir toda a culpa do seu pecado aos demônios, livrando-se da responsabilidade dos seus próprios erros.

CONCLUINDO

Os crentes  podem ser influenciados e oprimidos pelos demônios, mas nunca totalmente controlados por eles. Alem da nova condição adquirida em Cristo, como prova desta impossibilidade, conforme expusemos acima, vamos usar outros argumentos:

Þ    O fator casa vazia – Mt 12,43-45.

Uma pessoa só é possuída por um demônio quando tem casa vazia. “Casa vazia” pode representar a vida sem Cristo, o coração ainda não regenerado.

Þ    A impossibilidade de duas pessoas ocuparem ao mesmo tempo o mesmo espaço.

Ou o homem é habitação do Espírito ou não é, tornando-se vulnerável à invasão  dos demônios. O crente em Cristo é habitação  do Espírito Santo - "Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?" (1Cor 3,16). Para os demônios o invadirem, precisariam expulsar o Espírito, tarefa que jamais conseguirão cumprir, nem o seu chefe, pois "o que está em vós é maior do que aquele que está no mundo". (1Jo 4,4). Por mais poderosos que Satanás e seus demônios sejam, não têm acesso à vida do crente para possuí-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário