sábado, 30 de junho de 2012

DOUTIRNA DO ESPIRITO SANTO - LIÇÃO 07 – O ESPIRITO SANTO NA VIDA DO CRENTE.


Ao estudar a questão do Espírito Santo na vida do crente, precisamos estabelecer, de princípio, que não existe salvação sem o Espírito Santo e que o Espírito Santo na vida do crente é a garantia da salvação. Paulo diz – “no qual também vós, tendo ouvido a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, e tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa, o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para o louvor da sua glória.” (Ef 1,13-14).

Quando Paulo esteve em Éfeso, encontrou alguns discípulos perguntou-lhes se haviam recebido o Espírito Santo quando creram. A resposta foi negativa – “Não, nem sequer ouvimos que haja Espírito Santo”. (At 19,2). Paulo estranhou  a resposta e novamente interrogou – “Em que fostes batizados então? E eles disseram: No batismo de João.” (At 19,3). Paulo não descartou o batismo de João, ele simplesmente procurou  colocar em ordem a doutrina da salvação dizendo – “João administrou o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que após ele havia de vir, isto é, em Jesus.” (At 19,4). Naquele momento manifestou-se a presença do Espírito Santo na vida daqueles discípulos – “Quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam. E eram ao todo uns doze homens.” (At 19,5-7).

Partindo desta introdução que é o pano de fundo para esta lição, vamos considerar, a seguir, a atuação do Espírito Santo na vida do crente.

“Ninguém quer um Cristianismo frio, intelectual, sem alegria e sem frutos; e só o Espírito Santo na vida do crente pode proporcionar essas experiências para  o cristão” – John Stott.


I.                   O ESPÍRITO SANTO ILUMINA A MENTE DO CRENTE.

“Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (1Cor 3,16).

Paulo diz – “Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.” (1 Cor 2,10); “E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm 12,2); “...a vos renovar no espírito da vossa mente;” (Ef 4,23). O espírito conhece as profundezas de Deus. Só ele sabe realmente o que Deus pensa, é dessa maneira que podemos alcançar o milagre de termos a “mente de Cristo” (1Cor 2,14-16). Em – “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” (2Cor 3,18) – está dito que o crente é trabalhado e transformado pelo Espírito à medida que, iluminado pelo mesmo Espírito, ele é capaz de contemplar a glória do Senhor como por um espelho. O crente vê a imagem de Cristo no espelho da Palavra de Deus. O Espírito Santo inspirou a Palavra, revelou a Palavra e continua iluminando a Palavra.

II.               O ESPÍRITO SANTO CONVENCE O CRENTE DO PECADO.

Não foi por acaso, ou pressionado pelas necessidades, que o filho pródigo resolveu voltar para casa de seu pai. A expressão “caído em si” de Lc 15,17 deixa claro que aquele moço foi convencido por alguém que ele estava em pecado e precisava confessar esse pecado à pessoa ofendida – “Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.” (Lc 15,21). O apóstolo João descreve este ministério do Espírito Santo em três dimensões – “E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais, e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.” (Jo 16,8-11).

III.           O ESPÍRITO SANTO ENSINA O CRENTE AS VERDADES DE DEUS.

João declara -  “Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.” (Jo 16,13). Nos textos de Mt 20 e Lc 12,11-12, Jesus fala aos discípulos que na hora do aperto, da tribulação, da angustia, da opressão, dos tribunais, dos questionamentos, o Espírito Santo lhes daria sabedoria de forma tão profunda e poderosa que ninguém lhes poderia resistir.

O apóstolo João trabalha este assunto nestas palavras – “E quanto a vós, a unção que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei.” (1Jo 2,27).

IV.             O ESPÍRITO SANTO GUIA O CRENTE.

Mais do que a expressão joanina “Ele vos guiará a toda a verdade” (Jo 16,13), Paulo diz aos gálatas – “Andai no Espírito” (Gl 5,16). Lucas,  descrevendo as viagens missionárias de Paulo, confirma a direção do Espírito Santo na vida do apóstolo – “Atravessaram a região frígio-gálata, tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de anunciar a palavra na Ásia; e tendo chegado diante da Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu.” (At 16,6-7). Foi exatamente neta situação que o Espírito do Senhor guiou Paulo para a Macedônia – “De noite apareceu a Paulo esta visão: estava ali em pé um homem da Macedônia, que lhe rogava: Passa à Macedônia e ajuda-nos. E quando ele teve esta visão, procurávamos logo partir para a Macedônia, concluindo que Deus nos havia chamado para lhes anunciarmos o evangelho.” (At 16,9-10).

CONCLUINDO

Resumindo o que foi dito neste capítulo, a atuação do Espírito Santo na vida do crente pode ser definida em três palavras: SOBRE – COM – NO.

1.       No 1.º Testamento Ele veio SOBRE algumas pessoas à sua escolha – Ex 35,30-31; Jz 14,6.19; Jz 15,14.
2.       Os Evangelhos mostram como ele morava COM os discípulos na Pessoa de Cristo – “a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.” (Jo 14,17).
3.       A partir do segundo capítulo de Atos em diante, a Bíblia diz que ele está No povo de Deus – “Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que habita em vós, o qual possuís da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Co 9,19).

Marco Antonio Lana (Teologo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário