domingo, 17 de junho de 2012

DOUTRINA DO ESPIRITO SANTO - LIÇÃO 05 – O ESPÍRITO SANTO: DO NASCIMENTO DE JESUS ATÉ PENTECOSTES.


Neste capítulo abordaremos o que podemos chamar de a entrada em ação do Espírito Santo no 2.º Testamento, que está repleto de referencias à Sua pessoa e atuação. Os três únicos livros do 2.º Testamento que não fazem menção direta ao Espírito Santo são as pequenas epístolas de Filemom, 2.º e 3.º João.

Durante o período de tempo abrangido pelos evangelhos, a atuação do Espírito Santo estava centralizada na pessoa de Jesus:
a)      Cristo foi concedido pelo Espírito - "Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus". (Lc 1,35).
b)       Cristo foi batizado pelo Espírito - "(João havia declarado: Vi o Espírito descer do céu em forma de uma pomba e repousar sobre ele.). Eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar em água disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo." (Jo 1,32-33).
c)        Guiado pelo Espírito - "Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto," (Lc 4,1).
d)      Ungido pelo Espírito - "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração," (Lc 4,18); "Vós sabeis como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com o poder, como ele andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do demônio, porque Deus estava com ele". (At 10,38).
e)       Revestido com poder pelo Espírito - "E se eu expulso os demônios por Beelzebul, por quem é que vossos filhos os expulsam? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo Espírito de Deus que expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus". (Mt 12,27-28).
f)        Morto em expiação pelo pecado, pelo Espírito - "quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu como vítima sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mortas para o serviço do Deus vivo?" (Hb 9,14).
g)       Ressuscitado pelo Espírito - "Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós". (Rm 8,11).
h)       Deu mandamentos por intermédio do Espírito - "desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos que escolhera, foi arrebatado (ao céu)". (At 1,2).

O objetivo aqui é mostrar o Espírito santo dentro dos Evangelhos Sinóticos, especialmente agindo na vida de Jesus e de seus discípulos. Durante todo o tempo abrangido pelos evangelhos, o Espírito Santo operou e controlou todos os eventos da história cristã. Destacaremos, a seguir, a atuação direta do Espírito Santo em alguns destes eventos.

I.                  NOS ACONTECIMENTOS ANTERIORES AO NASCIMENTO DE CRISTO.

O Espírito Santo está associado aos acontecimentos imediatamente anteriores ao nascimento do Messias. Nada foi por acaso. A mãos de Deus estava preparando tudo, através do seu Espírito, para o cumprimento das profecias. Os capítulos 1 e 2 de Lucas nos dão uma idéia disso.

1.      João Batista, o u]último dos profetas contado na categoria do 1.º Testamento, foi, “cheio do Espírito Santo, já do ventre materno” –  "porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem cerveja, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo;" Lc 1,15),  para exercer sua função profética. A contínua plenitude do Espírito Santo o capacitaria a converter muitos, preparando, desta forma, um povo para a chegada do Messias - "Paulo então replicou: João só dava um batismo de penitência, dizendo ao povo que cresse naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus". (At 19,4).
2.      Isabel, já grávida de João Batista, ao ouvir a saudação de sua prima Maria, tendo a criança tremida em seu ventre, ficou “possuída pelo Espírito Santo” - "Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo". (Lc 1,41) e se alegrou, explodindo em louvor.

Assim como foi pelo Espírito que Isabel reconheceu Maria como mãe de seu Senhor - "Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?" (Lc 1,43), também é só pelo Espírito Santo que o pecador pode reconhecer a Cristo como Seu Redentor - "E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo. Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim". (Jo 16,8-9).

3.      Zacarias, “cheio do Espírito Santo” - "Zacarias, seu pai, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, nestes termos:" (Lc 1,67) pode produzir um cântico de natureza profética.

A pessoa cheia do Espírito santo não apenas tem prazer de cantar e bendizer ao Senhor, como poderá, eventualmente, proferir por sua boca palavras vindas do coração de Deus para o coração dos homens.

II.               NOS ACONTECIMENTOS RELACIONADOS COM O NASCIMENTO DE CRISTO.

É impressionante notar o registro de Lucas, onde o Espírito Santo, ao mesmo tempo em que atuava na vida do Maria para o cumprimento das profecias acerca do Messias, também atuava na vida dos homens justos e piedosos que esperavam a consolação de Israel, como Simeão - "Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele". (Lc 2,25).

1.      A concepção virginal de Maria.

O que o anjo diz a Maria - "Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus". (Lc 1,35), sem sombra de dúvida, é uma das passagens mais belas das Escrituras e causa grande admiração: Deus fez aqui um grande milagre! O milagre do nascimento de Jesus foi milagre do Espírito. Foi ele quem criou as excepcionais e milagrosas condições biológicas que permitiram Maria conceder sem jamais ter tido relação sexual. O Deus filho nasce de uma mulher herdando humanidade total, mas pelo fato de que foi gerado pelo Espírito, não herdou pecados e corrupção essenciais. A concepção de Jesus foi sobrenatural, de semente divina, não humana, pois nenhum ser humano masculino participou – Mt 1,18-21.

2.      O testemunho dado a Simeão – Lc 2,25-32.

a)      O Espírito Santo estava sobre Simeão - "Ora, havia em Jerusalém um homem chamado Simeão. Este homem, justo e piedoso, esperava a consolação de Israel, e o Espírito Santo estava nele". (Lc 2,25). Temos aqui a graça preventiva que leva o homem a buscar Deus - "E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo". (Jo 16,8).
b)      O Espírito revelou Cristo - "Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que não morreria sem primeiro ver o Cristo do Senhor". (Lc 2,26). Isto significa a obra salvadora do Espírito Santo - "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus". (Jo 3,5).
c)       O Espírito o “moveu” - "Movido pelo Espírito Santo, foi ao templo. E tendo os pais apresentado o menino Jesus, para cumprirem a respeito dele os preceitos da lei," (Lc 2,27), mostra que o Espírito o guiou ao lugar onde encontraria toda verdade acerca do Messias - "pois todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus". (Rm 8,14).
d)     O Espírito lhe deu discernimento - "tomou-o em seus braços e louvou a Deus nestes termos:" (Lc 2,28). Percepção clara daquilo que é a verdade de Deus do Salvador e da salvação - "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará". (Jo 16,13-14). O Espírito Santo esclarece, ilumina.

III.           NA PRÓPRIA VIDA DE CRISTO.

Como já observamos na introdução, a narração dos quatros evangelistas centraliza a atuação do Espírito na pessoa de Jesus Cristo. O sobrenatural manifesta-se em toda Sua vida, desde o anuncio de sua concepção até a sua ressurreição. Portanto não é de se espantar que em sua vida haja muitos mistérios inescrutáveis.

1.      No batismo, o Senhor Jesus recebeu uma unção especial para exercer o seu ministério público aqui na terra – Mt 13,13-17. Foi a unção sacerdotal de Jesus, em cumprimento da cerimônia descrita em Ex 29,1-7. Aqui o Espírito Santo se manifesta em forma visível por causa de uma promessa de Deus a João Batista – Jo 1,32-34. Quando Lucas afirma - "e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: Tu és o meu Filho bem-amado; em ti ponho minha afeição". (Lc 3,22) – que o batismo de Jesus veio o Espírito em forma corpórea, como pomba, e pousou sobre ele, está afirmando que Jesus foi ungido pelo Espírito Santo.
2.      Na tentação, Jesus foi guiado pelo Espírito Santo. Os evangelhos sinóticos afirmam que foi o Espírito Santo que levou Jesus ao deserto para ser tentado – Mt 4,1-11; Mc 1,12; Lc 4,1-13 – mas com o propósito de conduzi-lo na vitória sobre Satanás.

·        O poder e as armas para combater a Satanás e suas tentações vem do Espírito – Lc 4,1 – e da Palavra de Deus – Lc 4,4-12.

3.      no ministério, Jesus demonstrou estar destruindo o império maligno no poder do Espírito Santo - "Não quebrará o caniço rachado, nem apagará a mecha que ainda fumega, até que faça triunfar a justiça". (Mt 12,20). "Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto," (Lc 4,1) nos diz que Jesus estava cheio do Espírito Santo. O verso 14 – "Jesus então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galiléia. E a sua fama divulgou-se por toda a região". (Lc 4,14) -  do mesmo capítulo nos informa que ao voltar da tentação ele iniciou seu ministério no poder do Espírito Santo. O livro de Atos dos Apóstolos diz que ele foi ungido pelo Espírito para fazer o bem, curar e libertar a todos os oprimidos do diabo - "Vós sabeis como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com o poder, como ele andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do demônio, porque Deus estava com ele". (At 10,38). O próprio Senhor Jesus  testifica pelo Espírito Santo, que lhe outorgou autoridade para exercer o seu ministério terreno.



IV.             NA VIDA DOS DISCÍPULOS DE CRISTO.

O Espírito Santo também agiu na vida  dos discípulos de Jesus  antes do Pentecostes. Sabemos disto por causa das próprias palavras de Jesus em Jo 41,17 - "É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós."; Jo 3,5.7 - "Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. Não te maravilhes de que eu te tenha dito: Necessário vos é nascer de novo.". No entanto, a atuação do Espírito Santo nos homens no tempo de Jesus era diferente de sua situação hoje e isto fica claro na explicação dada em  - "Dizia isso, referindo-se ao Espírito que haviam de receber os que cressem nele, pois ainda não fora dado o Espírito, visto que Jesus ainda não tinha sido glorificado". (Jo 7,39). Ainda que de uma forma diferente da de hoje, o ministério dos discípulos nos dias de Jesus foi realizado sob a atuação do Espírito Santo.

1.      A pregação de João Batista.

"Eu vos batizo com água, em sinal de penitência, mas aquele que virá depois de mim é mais poderoso do que eu e nem sou digno de carregar seus calçados. Ele vos batizará no Espírito Santo e em fogo". (Mt 3,11). João profetizava o que Jesus faria na vida dos seus discípulos através do seu Espírito Santo.

2.      O ensino de Jesus.

a)      "Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem". (Lc 11,13). Embora este ensino tenha sido dado por Jesus aos seus discípulos antes de Pentecostes e, portanto, o Espírito Santo ainda não tinha sido enviado para morar definitivamente no crente, podemos entender que Jesus está afirmando que este pedido, partindo de alguém com sede espiritual e dirigido com fé, abre o caminho para uma atuação mais ampla do Espírito Santo em sua vida.
b)      "Porque o Espírito Santo vos inspirará naquela hora o que deveis dizer". (Lc 12,12). A melhor defesa na hora da crítica, zombaria, injustiça ou perseguição é um coração dominado pelo Espírito Santo de Deus.
c)       "Porque não sereis vós que falareis, mas é o Espírito de vosso Pai que falará em vós". (Mt 10,20). No serviço do reino, o Espírito orientará no que deve fazer e no que dizer nas horas difíceis.
d)     "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo.” (Mt 28,19-20). Na comissão dada aos discípulos, que incluía o batismo dos convertidos, estava incluída a pessoa do Espírito Santo. Temos aqui a presença do Espírito Santo no  ministério dos discípulos.
e)      "É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós". (Jo 14,17). Jesus fala da companhia do Espírito Santo na comunidade dos discípulos. Jesus diz: “Ele habita convosco”. Jesus promete que o Espírito não apenas habitaria  com eles, mas estaria neles, não mais apenas como uma influencia no ambiente, mas como presença real no interior, no coração; selando, morando definitivamente em seu coração: Ele habita convosco, mas estará em vós.


CONCLUINDO

Durante a vida de Jesus terrena a atuação do Espírito Santo acompanhava as linhas gerais estabelecidas no 1.º testamento, com exceção que houve então a promessa da vinda do Espírito Santo como substituto de Cristo, como quem haveria de continuar no mundo, como agente de sua personalidade – Jo 14,15-17.25-26; 15,27; 16,5-15.
Na noite do dia em ressuscitou, Cristo deu aos seus discípulos, no cenáculo, um bafejo preliminar do Espírito Santo, como promessa e garantia do dom mais completo que se seguiria, ao soprar sobre eles, provavelmente no mesmo cenáculo - "Depois dessas palavras, soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo". (Jo 20,22).


Marco Antonio Lana (Teologo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário