quinta-feira, 5 de julho de 2012

DOUTRINA DO ESPIRITO SANTO - LIÇÃO 08 – O BATISMO COM O ESPIRITO SANTO.


Certamente este é um assunto polêmico quando visto como uma simples experiência cristã e não como uma doutrina bíblica. A constatação de tal realidade é fácil quando se vê o número enorme de grupos e de perspectivas teológicas sobre o batismo com, pelo ou no Espírito Santo. Precisamos estar dispostos a estudar este assunto sem colocar as tradições denominacionais como uma barreira à clareza bíblica.

I.                  O ENSINO BÍBLICO SOBRE O BATISMO COM O ESPIRITO SANTO.

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros do corpo, embora muitos, formam um só corpo, assim também é Cristo. Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.” (1Cor 12,12-13).

A Bíblia ensina que o batismo do Espírito Santo é a obra pela qual o Espírito coloca o crente numa inseparável união com Cristo, fazendo-o membro do seu corpo espiritual que é a Igreja (1Cor 12,12-13.20.27; Rm 6,3; Gl 3,17). O batismo do Espírito Santo é freqüentemente confundido co a plenitude do Espírito, e como tal, reconhecido como a “Segunda Benção”.

Interessante que há somente sete passagens no 2.º Testamento que falam diretamente deste assunto, e podemos dividir as passagens em três grupos.

1.       O batismo de Espírito Santo como acontecimento futuro – (Mt 3,11; Mc 1,7-8; Lc 3,6; Jo 1,33; e At 1,4-5).
2.       O batismo do Espírito Santo como cumprimento das promessas de João Batista e de Jesus – (At 11,15-17).
3.       o batismo do Espírito Santo  como uma experiência mais ampla de todos os crentes – (At 11,15-17).

II.               TRÊS POSSÍVEIS EXCEÇÕES.

Billy Graham expõe em seu livro “O Espírito Santo”, nas pág. 66 e 67, os seguintes argumentos.

  1. A primeira exceção é de At 8, onde é relatada a viagem de Filipe a Samaria. Os apóstolos mandaram Pedro e João para investigar o que estava acontecendo naquela localidade. Eles depararam com uma grande agitação, com pessoas prontas para receberem o Espírito Santo – “Então lhes impuseram as mãos, e eles receberam o Espírito Santo.”(At 8,17).
  2. A segunda exceção é de At 9. Para alguns Paulo recebeu duas bênçãos. A primeira quando ele foi tocado pelo Espírito com uma luz do céu que brilhou ao seu redor – “Mas, seguindo ele viagem e aproximando-se de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu;” (At 9,3), e a segunda quando ele foi cheio do Espírito na presença de Ananias – “Partiu Ananias e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, enviou-me para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.” (At 9,17).
  3. A terceira exceção é At 19,1-7. Paulo passou em Éfeso e encontrou 12 discípulos que não tinham recebido o Espírito Santo. O Texto deixa claro que esses homens não conheciam nada sobre o Espírito Santo.

A Igreja histórica teve início no dia do Pentecostes, e o que cabia fazer era integrar, com destaque, esses crentes retardatários no corpo vivo de Cristo. Essa integração aconteceu nas três exceções já mencionadas e em outros fatos históricos, como At 10, que conta a conversão de Cornélio.

III.           UM SÓ BATISMO.

Aqui tratamos do fundamento da unidade da Igreja como corpo de Cristo. No mesmo nível dos outros elementos – um só corpo, um só Espírito, uma só esperança, um só Senhor, uma só fé, um só Deus e Pai de todos – que formam os alicerces do Cristianismo, está “UM SÓ BATISMO” – Ef 4,4-6. É o nivelamento desses elementos que promove a unidade do corpo de Cristo. Paulo diz – “Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só.” (1Cor 12,13). Com certeza, neste versículo, o batismo com o Espírito Santo do Corpo de Cristo. Ele é o grande fator de união.

CONCLUINDO


Enceramos este capítulo apontando alguns fatos importantes ao batismo do Espírito Santo.

1.       Pelo batismo do Espírito Santo os crentes são unidos no corpo de Cristo – 1Cor 12,12-13; Gl 3,17; Rm 6,14; Cl 2,9; Ef 4,4-6.
  1. Todo verdadeiro crente é batizado com o Espírito Santo – 1Cor 12,12-13.
  2. O batismo com o Espírito Santo é um único – Ef 4,4-6.

Marco Antonio Lana

Nenhum comentário:

Postar um comentário