domingo, 7 de junho de 2020

O que é o Espírito Santo?


O Espírito Santo é uma Pessoa

O Espírito Santo é o próprio Deus! O Espírito Santo tem emoções, vontades, intercede (Romanos 8:26-27), fica triste (Efésios 4:30), mas também atua como consolador, que Jesus havia dito que Ele seria (João 14:16-26João 15:26).

A origem da palavra “espírito”, na Bíblia, se traduz como algo invisível aos olhos do ser humano, mas, que produz algo visível. Em hebraico a palavra é ruah e no grego é pneuma. Possuem a mesma origem na raiz, que passa a ideia de “soprar”.

Veja estas passagens bíblicas, que podem direcionar para outros significados:

Vento - Gênesis 8,1 e João 3:8
Fôlego - Habacuque 2,19 e Apocalipse 13:15

As idéias destes significados têm algo muito semelhante com do espírito santo de Deus: Não vemos com nossos olhos humanos, mas sabemos que traz um efeito que podemos enxergar. Segundo o dicionário expositivo do Novo Testamento, o espírito de Deus é como o vento, é invisível, imaterial e poderoso.

O Espírito Santo é uma pessoa?

Sim, o Espírito Santo é uma pessoa, não apenas uma força ou um poder. Jesus disse que Ele é uma pessoa quando O chamou de nosso Conselheiro, algo que só uma pessoa pode ser (João 14:16-17). A Bíblia fala que Ele tem todas as caraterísticas de uma pessoa: 

  • Ele fala – a Bíblia conta que o próprio Espírito Santo falou com os discípulos como uma pessoa, não como uma força usada por alguém (Atos dos Apóstolos 13:2); 
  • Ele pensa – o Espírito Santo sonda e compreende as coisas de Deus, tem capacidade intelectual (1 Coríntios 2:10-11
  • Ele sente – se nós podemos entristecer o Espírito Santo, isso significa que Ele tem capacidade para sentir emoções (Efésios 4:30); 
  • Ele tem vontade – o Espírito Santo toma decisões, dando a conhecer a Sua vontade (Atos dos Apóstolos 16:7); 
  • Ele é enviado tanto da parte de Deus Pai e de Jesus, o Filho, e é uma parte integral da Trindade.


O que o Espírito Santo faz? 

  1. Ele fala de Jesus – o Espírito Santo glorifica a Jesus e O torna conhecido a nós. É só por Ele que podemos conhecer Jesus (João 16:13-15). 
  2. Ele convence o pecador – quando alguém é convencido do seu pecado e da justiça de Deus, isso é por ação do Espírito Santo, também conhecido como Espírito da Verdade (João 16:7-8). 
  3. Ele transforma o crente – quando uma pessoa aceita Jesus como seu salvador, recebe o Espírito Santo, que atua na sua vida para a salvação. Por isso, o Espírito Santo é chamado Espírito de Vida (Romanos 8:2). 
  4. Ele guia – o Espírito Santo nos ensina como viver como Deus quer. Ele mora dentro do crente e ajuda-o a encontrar o caminho que deve seguir. É Ele que nos ajuda a interpretar a Bíblia corretamente e a aplicá-la nas nossas vidas (Gálatas 5:16). 
  5. Ele capacita – através da ação do Espírito Santo, podemos vencer o pecado e viver de maneira digna. As novas atitudes do cristão são conhecidas como “frutos do Espírito”, porque são o resultado de Seu trabalho (Gálatas 5:22-24). É também o Espírito que nos dá capacidade para testemunhar de Cristo, ensinar e fazer boas obras. Até no Antigo Testamento, quem dava o ministério era o Espírito Santo de Deus. 
  6. Ele dá dons – Os discípulos receberam de Jesus dons diversos, pelo Espírito Santo tais como: discernimento, realizar milagres, profecia, interpretação, cura. Mas é o próprio Espírito Santo que operar esses dons em nós para ser bênção para todos (1 Coríntios 12:4-11).


O apóstolo Paulo também ansiou pelos mais variados dons mas ele focou no amor, fez descritivos das qualidades do amor e disse que elas, nada vale ter outros dons. (1 Coríntios 13:4-8). Deixemos o Espírito trabalhar em nós conforme Sua vontade e façamos como Paulo exortou Timóteo: “Seja diligente nestas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso.” (1 Tm 4:15). Logo, os dons têm o propósito de edificação do corpo de Cristo (1 Coríntios 12:71 Coríntios 14:12).

Quem pode receber o Espírito Santo?

Se você aceitou Jesus como seu senhor e salvador, então o Espírito Santo já mora dentro de você. É Ele quem dá a vontade de ser mais como Jesus e de ficar mais próximo de Deus; é Ele quem tira a culpa do pecado. O Espírito Santo não habita em quem não acredita mas Ele atua no coração de quem O deixa, para convencer e dar o dom da fé. Se você precisa de fé, basta pedir a Deus; o Espírito Santo virá e te ajudará.

Algumas passagens bíblicas sobre o Espírito Santo 

  • “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” 1 Corintios 6:19-20 
  • “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” João 14:16 
  • “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26 
  • “E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” Atos 2:3-4
  • “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes.Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias." Atos 1:4-5 
  • “Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” João 15:26 
  • “Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.” Romanos 15:13

Nomes e títulos do Espírito Santo

  • Espírito Santo (Efésios 5:18);
  • Espírito de Deus (Mateus 3:16);
  • Espírito do Senhor (2 Coríntios 3:17);
  • Espírito de Cristo (1 Pedro 1:11);
  • Auxiliador ou Consolador (João 14:16João 15:26João 16:7);
  • Espírito da Verdade (João 14:17);
  • Espírito de Vida (Romanos 8:2); 
  • Espírito da Promessa (Gálatas 3:14Efésios 1:13);
  • Espírito de Adoção (Romanos 8:15Gálatas 4:6);
  • Espírito de Glória (1 Pedro 4:14);

 O que são e quais são os dons do Espírito Santo?

Os dons do Espírito Santo são capacidades que o Espírito dá às pessoas para a edificação da igreja. Os dons são dados de acordo com a vontade do Espírito Santo.

Em 1 Coríntios 12:8-101 Coríntios 12:28-30Romanos 12:6-8 e Efésios 4:11-13 

Bíblia enumera vários dons do Espírito:

  • Palavra de sabedoria – a verdadeira sabedoria vem de Deus; o dom da sabedoria é uma sabedoria espiritual que vai além da experiência e do bom senso
  • Palavra de conhecimento – o Espírito Santo ajuda a compreender e explicar assuntos espirituais
  •  – todos que aceitaram Jesus como seu salvador têm esse dom, mas algumas pessoas têm uma fé especialmente forte
  • Cura – Deus dá o poder para curar doentes milagrosamente
  • Milagres – o Espírito Santo capacita a fazer sinais e maravilhas
  • Profecia – profetizar é transmitir uma mensagem por inspiração de Deus –
  • Discernimento de espíritos – discernir espíritos é entender se uma mensagem vem de Deus ou não; o discernimento é muito importante para impedir a igreja de cair no engano
  • Variedade de línguas – falar em línguas que você não conhece.
  •  Interpretação de línguas – entender e transmitir a mensagem de alguém que está falando em línguas, pela revelação do Espírito Santo
  • Servir, ou prestar ajuda – ajudar a igreja e outras pessoas quando precisam; quem tem o dom de servir é sensível para as necessidades dos outros e sabe quando ajudar
  • Ensinar – a capacidade para explicar bem a Palavra de Deus, ajudando as pessoas a crescer espiritualmente 
  • Dar ânimo – encorajar outras pessoas na hora certa com as palavras certas, pela inspiração do Espírito Santo 
  • Contribuir – Deus dá a algumas pessoas muitos recursos e generosidade para poderem contribuir para a comunidade e a igreja 
  • Liderança – pela graça do Espírito Santo, os pastores, mestres e outros líderes têm a sabedoria e autoridade para guiar outros crentes e ajudá-los a crescer 
  • Misericórdia – ter compaixão de outras pessoas, compreendendo sua dor 
  • Administração – o poder para organizar diversos grupos e atividades da igreja de forma eficiente, mantendo a ordem, a disciplina e o bom testemunho 
  • Evangelizar – a capacidade para transmitir a mensagem da salvação e trazer pessoas para Deus


Todos os dons do Espírito Santo são para hoje?

Sim, os dons do Espírito Santo são para hoje. Todos esses dons são importantes para edificar a igreja. Os dons mais “sobrenaturais” ainda são válidos hoje; não deixaram de existir.

Algumas pessoas interpretam 1 Coríntios 13:8-10 como um sinal que dons como profecia e falar em línguas não acontecem mais. Mas a passagem também diz que o conhecimento passará (o que ainda não aconteceu). Na verdade, está falando sobre o fim dos tempos, quando tudo que é imperfeito vai desaparecer. A Bíblia diz que não devemos proibir esses dons, mas analisá-las com cuidado (1 Tessalonicenses 5:19-21).

Atenção! Os dons do Espírito Santo devem ser usado de forma respeitosa e ordenado, dando bom testemunho. Quem tem um dom não faz parte de uma “elite” religiosa, mas tem o dever de usar esse dom para ajudar outras pessoas (1 Coríntios 14:39-401 Coríntios 14:12).

Como receber o Espírito Santo?

Para receber o Espírito Santo, basta pedir a Deus! Quem é salvo recebe o Espírito Santo quando se converte. Também é possível ter a experiência forte da presença do Espírito Santo.

A Bíblia diz que Deus dá o Espírito Santo de bom grado a quem pedir (Lucas 11:13). Não é preciso fazer nada para merecer. Deus dá de graça; não podemos comprar essa bênção.

Crer em Jesus

O Espírito Santo tem um papel muito importante na conversão. Ele é quem convence do pecado da justiça e do juízo (João 16:7-8). Quando você crê em Jesus e se arrepende de seus pecados, você recebe o Espírito Santo em seu coração.

É o Espírito Santo que lhe dá a fé e a confiança que você é salvo. Mesmo se você não tiver nenhuma experiência sobrenatural poderosa, essa fé é prova que você tem o Espírito Santo dentro de você (Romanos 8:16). O Espírito Santo também lhe ajuda a entender a palavra de Deus a aplicar em sua vida.

Buscar mais do Espírito Santo

Mesmo já tendo o Espírito Santo dentro de seu coração, depois da conversão, você pode buscar receber mais do Espírito Santo. Deus quer lhe encher ainda mais do Espírito Santo! - Efésios 5:18

Para receber mais do Espírito Santo, é importante buscar. Deus tem muitos dons diferentes para dar. Mas esses dons não são para prestígio pessoal, nem para ser “mais espiritual” que outras pessoas. Os dons do Espírito Santo servem para edificar a igreja (1 Coríntios 12:5-7).

Se você quer sentir o poder do Espírito Santo em sua vida, ore e peça a Deus por essa bênção (Mateus 7:7-8). Não desanime! Deus quer lhe abençoar. Se você é salvo, você já recebeu o Espírito Santo e pode ser muito abençoado por ele. Deus ouve suas orações e vai lhe dar a bênção na hora certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário