quarta-feira, 22 de abril de 2020

O Pardal solitário – Salmos 102,7

MINHAS REFLEXÕES...: COMO PARDAL SOLITÁRIO NO TELHADO


A POSIÇÃO DE VIGILÂNCIA DO FIEL 


“Vigio; sou como o pardal solitário no telhado...” - Salmos 102,7 


INTRODUÇÃO   - O homem dos nossos dias é um homem que não tem uma definição, uma posição, ele vai para onde o vento soprar, para onde lhe for conveniente. Assim tem sido também o meio cristão. 


DESENVOLVIMENTO - Mas há um segredo maravilhoso nessa expressão do salmista, é uma expressão de definição. O pardal é uma ave frágil, desprezada, sem valor. O servo que é fiel a Deus é desprezado neste mundo, desprezado até por crentes “modernos”. É como o pardal solitário no telhado. 

Pardal

pardal-doméstico ou pardal-do-telhado – nome científico (Passer domesticus) é uma ave da família Passeridae. A sua distribuição geográfica compreendia, originalmente, a maior parte da Europa e da Ásia, tendo sido introduzido acidental ou propositadamente na maioria da América, África subsariana, Austrália e Nova Zelândia. 

Foi introduzido no Rio de Janeiro, em 1906, por Antonio B. Ribeiro. Ele trouxe de Portugal cerca de 200 exemplares, com a intenção de ajudar Oswaldo Cruz na luta contra insetos transmissores de doenças. Mas apesar da procedência dos daqui, sua origem está no Oriente Médio. 

A palavra grega strou·thí·on é uma forma diminutiva que significa qualquer ave pequena, mas que era aplicada especialmente a pardais. Uma variedade do pardal comum (Passer domesticus biblicus) é abundante em Israel. Os pardais, pequenas aves pardas e cinzentas, são barulhentos e gregários, gostam de gorjear e chilrear, de voar do seu poleiro, em telhados de casas, em árvores ou em arbustos, até o chão, e dali voltar de novo. Sua alimentação consiste principalmente em sementes, insetos e vermes. O pardal-espanhol (Passer hispaniolensis) também é comum, especialmente nas regiões setentrionais e centrais de Israel. 

As únicas referências diretas a pardais, na Bíblia, encontram-se numa declaração que Jesus fez em sua terceira viagem pela Galiléia e que, pelo visto, repetiu cerca de um ano depois em seu posterior ministério na Judéia. 

Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais! - Mateus 10,29-31 e Lc 12,6-7. 

Embora o pardal apareça nas Escrituras Hebraicas, na versão Almeida (Sl 84,3; 102,7) e em outras traduções, o termo hebraico assim traduzido (tsip·póhr) evidentemente é um termo genérico que se refere a pequenas aves em geral e não uma identificação específica do pardal.   

No telhado: 

Num lugar que ninguém queria estar, debaixo de chuva, de frio, mas é a posição dele.  

Estar no telhado é viver pela fé. Ser crente todo mundo é, mas viver pela fé, ser fiel nas lutas, não é para todos. A igreja tem lugar para todos, mas o fiel fica no telhado, fica longe do pecado, longe da mentalidade religiosa. 

Quem estiver no telhado de sua casa não desça para tirar dela coisa alguma.- Mateus 24,17

Solitário: Num meio cristão que não vive a expectativa da volta do Senhor Jesus; que não vive a Salvação; que não se santifica; que não adora nas provas. 

Jesus está voltando  

Uma tradição judaica daquele tempo nos revelaria a mensagem arrepiante representada por esse gesto aparentemente insignificante.

O Evangelista João, no capítulo 20, nos fala de um lenço que tinha sido colocado sobre a Face de Jesus quando Ele foi sepultado.   


‘No primeiro dia da semana, bem cedo, estando ainda escuro, Maria Madalena chegou ao sepulcro e viu que a pedra da entrada tinha sido removida. Então correu ao encontro de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem Jesus amava, e disse: "Tiraram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o colocaram!” Pedro e o outro discípulo saíram e foram para o sepulcro. Os dois corriam, mas o outro discípulo foi mais rápido que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. Ele se curvou e olhou para dentro, viu as faixas de linho ali, mas não entrou. A seguir Simão Pedro, que vinha atrás dele, chegou, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho, 7 - bem como o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus. Ele estava dobrado à parte, separado das faixas de linho. Depois o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, também entrou. Ele viu e creu. - João 20,1-8 


Isto é importante? Definitivamente. 

Isto é significativo? Sim. 


Por quê? 

Para poder entender a significância do lenço dobrado, temos que entender um pouco a respeito da tradição hebraica da época.   

O lenço dobrado tem a ver com uma dinâmica diária entre o amo e o servo – e todo menino judeu conhecia bem essa dinâmica. O servo, quando preparava a mesa de jantar para o amo, procurava ter a certeza de fazê-lo exatamente da maneira desejada pelo seu senhor.   

Depois que a mesa era preparada, o servo ficava esperando fora da visão do amo até que ele terminasse a refeição. O servo não se atreveria jamais a tocar na mesa antes que o amo tivesse acabado. Ao terminar, o amo se levantaria, limparia os dedos, a boca e a barba, embolaria o lenço e o jogaria sobre a mesa. O lenço embolado queria dizer: Eu terminei“.   

Agora, se o amo se levantasse e deixasse o lenço dobrado ao lado do prato, o servo não ousaria tocar ainda na mesa, porque aquele lenço dobrado queria dizer: “Eu voltarei!”

Jesus vai voltar meus irmãos.

O salmista mesmo sentindo como pardal solitário no telhado. Ele diz:

VIGIO

É a nossa posição de preparo para a vinda de Jesus. Ele não sai da sua posição, mesmo não tendo lugar dentro da igreja, que não se dispõe a sofrer pela fé. Nós vigiamos e oramos. Ficamos em alerta no telhado.


Subirei até minha torre de vigia e ficarei de guarda. Ali esperarei para ver o que ele diz que resposta dará à minha queixa. .” - Habacuque 2,1


CONCLUSÃO  

Em que posição você está? Está pensando em voltar atrás porque se sente como um pardal solitário, porque é diferente do mundo?


Se formos como um pardal, já encontramos casa. Não é este mundo nossa casa, não é este cristianismo nossa casa, não desceremos do telhado, não negaremos tudo que já vivemos e pregamos. O pardal continuará no telhado, e mesmo no telhado já encontrou casa para si.


'Até o pardal encontra um lar, e a andorinha faz um ninho e cria seus filhotes perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus!' Salmo 84:3

Nenhum comentário:

Postar um comentário