quarta-feira, 15 de abril de 2020

ÁGUIA OU PARDAL



A Águia e o Pardal Folha1 - BethLandim

Mas os que confiam no Senhor renovam suas forças; voam alto, como águias. Correm e não se cansam, caminham e não desfalecem. -  Isaías 40,31

Águia um animal que a bíblia compara com os servos fieis de Deus. Se pararmos para comparar a vida do cristão com as águias encontraremos muitas semelhanças. Por que Deus compararia os seus filhos como este animal.

A vida da águia

A águia é uma das aves que tem maior longevidade da espécie, 70 anos, a bíblia diz que a vida do homem é de aproximadamente setenta anos de idade após isso e canseira e enfado.

Recebemos setenta anos, alguns chegam aos oitenta. Mas até os melhores anos são cheios de dor e desgosto; logo desaparecem, e nós voamos’. Sl 90,10

Logo na longevidade da águia podemos fazer uma pequena comparação com a vida de um ser humano. A águia e tida como um animal que representa poder liberdade, muitos países nos dias de hoje vêem na águia com o símbolo de liberdade e poder, uma das maiores potências mundial, tem com símbolo este lindo e belo animal.

A águia é monogâmica, tendo apenas um parceiro não muito diferente do mandato de Deus para o homem. Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só. Gn 2,24. Deus criou uma mulher uma ajudadora para o homem – O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja sozinho. Farei alguém que o ajude e o complete” Gn 2,18.

A águia é monogâmica fiel, a águia ajuda a sua companheira na alimentação de seus filhotes, cada águia tem um filho por ano. Ora o fato da coincidência na procriação entre a águia e o homem pode ser apenas a mais pura semelhança, enfim vários outros animais, também são monogâmicos.
.
Um dos fatos mais interessante na vida da águia e a chamada metamorfose que acontece com o animal. Alguns acreditam ser apenas uma lenda, ao se aproximar dos quarenta anos a águia voa para uma montanha mais alta e ela sofre uma transformação e um renovo, seu bico, suas garras suas penas são trocadas e no final do tempo de 150 dias a águia se joga do alto da montanha em um vôo de encontro ao chão, para perder as suas ultimas penas velhas, e ter o renovo de suas penas e estar pronta para viver mais trinta anos da sua vida.

Nas suas medições a águia é muito menor que o corpo humano, mas ela alcança altura que o corpo humano não consegue chegar, a águia e uma das poucas aves que alcança as maiores alturas na atmosfera, a sua visão e de 360 graus, ele consegue enxergar sua presa a uma altura de 50 km de distância, calculo de distância perfeito e poucas as vezes uma vitima consegue escapar de seu bote.


A grande comparação

Após conhecer e analisar um pouco sobre o comportamento e a forma de vida da águia, podemos chegar a uma conclusão, obvia, não existe outro animal melhor par a ser comparado com o cristão. A força da águia e a sua supremacia no ar é completamente infinita. Ela busca as suas forças nas correntes do ar, conseguindo passar horas apenas no movimento das correntes do ar.

A vida do cristão também está nas mais altas alturas, além do limite da águia o cristão consegue ir além. O cristão através da oração consegue chegar ao trono da presença de Deus, ao santuário do altíssimo. A fonte de toda a força da vida cristã está nas alturas aonde a força é o nosso principal alimento se encontra.

Passaria horas e horas falando apenas sobre a fortaleza do cristão, mas em Isaias diz:

‘Mas os que confiam no Senhor renovam suas forças; voam alto, como águias. Correm e não se cansam, caminham e não desfalecem’.Isaías 40,31.

A passagem de Isaías esta muito além de uma comparação, envolve o cotidiano do cristão.

A metamorfose que águia passa é muito dolorosa, a águia arranca o seu velho bico batendo contra os rochedos, em um ato de dor insuportável arrancando aos pouco e esperando nascer outro bico para poder continuar a sua metamorfose, suas garras são arrancadas com o seu novo bico uma por uma, e suas penas são arrancadas com seu bico e com suas garras. O período de metamorfose da águia leva 150 dias cinco meses para poder estar pronta, nesse período a águia fica completamente indefesa fragilizada, mas mesmo assim ele insiste em seguir a sua transformação para viver.

O cristão, também passa por transformações, quantas dificuldades e lutas nós passamos que deve ser para nos transforma em um ser melhor, a metamorfose da águia é para ele crescer, assim como os nossos problemas e desafios também servem para isso. Temos muitos exemplos na bíblia de homens que passaram por grandes transformações em sua vida. Gosto muito do grande exemplo de Jó.

O exemplo de uma águia chamada Jó

Jó, para entender um pouco dessa águia (homem), precisaríamos apenas de um versículo do livro com o mesmo nome

Havia um homem chamado Jó que vivia na terra de Uz. Ele era íntegro e correto, temia a Deus e se mantinha afastado do mal.” - Jó 1.1.

No primeiro versículo do livro nos podemos reparar suas qualidades. Primeiro integro, segundo reto, terceiro reto e quarto temente a Deus. Uma águia exemplar para Deus, mas que foi preciso passar por uma grande transformação. Em Jó 1.6-22, podemos ver a grande luta que Jó passou, era um homem rico, perdeu seus filhos seus bens, seus gados tudo porque precisava passar por uma metamorfose.

Ao lermos o livro de Jó procuramos tentar compreender qual era o motivo que levou Jó a ser provado daquela maneira, não conseguimos encontrar uma boa explicação para o seu sofrimento todo. Assim como nos não conseguimos compreender o motivo da águia leva a se auto-mutilar, para poder renovar-se.

Jó assim como a águia teria muitos motivos para querer a morte – ‘Sua esposa lhe disse: “Você ainda tenta manter sua integridade? Amaldiçoe a Deus e morra!”.
Jó respondeu: “Você fala como uma mulher insensata. Aceitaremos da mão de Deus apenas as coisas boas e nunca o mal?”. Em tudo isso, Jó não pecou com seus lábios
’. - Jó 2.9-10. Mas as duas atitudes de Jó e da águia são completamente diferentes eles preferem enfrentar a dura prova e dificuldade do que se entregar aos primeiros obstáculos.

Após o seu grande tempo de metamorfose Jó conseguiu entender o que levou ele a experimentar todo o seu sofrimento. Jó foi abençoado e reconheceu que realmente a vida que ele tinha com Deus era uma vida de aparência. Para Jó a metamorfose fez com que ele reconhecesse a soberania de Deus em sua vida. ‘Antes, eu só te conhecia de ouvir falar; agora, eu te vi com meus próprios olhos’. - Jó 42.5

Os Exemplos de duas águias chamadas Josué e Calebe

Uma outra águia (homem), de grande exemplo na bíblia sem sombra de duvida é Josué. O grande feito desta grande águia da bíblia está em sua visão de águia, que juntamente com seu companheiro Calebe, fizeram a diferença e conseguiram atingir os seus objetivos.

No livro de Números capitulo 13, Josué e seu companheiro são enviados para expiar a terra, que o Senhor tinha prometido para o seu povo. Apos passar quarenta dias expiando a terra eles voltam contando as novas para Moises, dos dez enviados a expiar a terra, oito ficaram com medo e colocaram dificuldades para conquistar a terra (Nm 13.31-33). Josué e Calebe também poderiam ter a mesma visão de seus companheiros, tendo uma visão limitada, um olhar superficial, não conseguindo ver o q realmente Deus tinha entregues nas suas mãos. A visão de Josué e Calebe foi igual a visão de águia, a visão de 360 graus. Eles não olharam apenas para as dificuldades que eles iriam encontrar na terra, mas eles também olharam para as recompensa o que havia de bom na terra que foi prometida para eles. Após alguns anos de peregrinação. Josué e Calebe são os dois únicos de sua geração que conseguiu entrar na terra prometida.

PARDAL 

pardal pássaro possui o nome científico de Passer domesticus. Ele pertence à família Passeridae e é conhecido em inglês como House Sparrow.  É uma ave oriunda da Europa e da Ásia, que foi introduzida no Brasil em 1906 para controle biológico de insetos. É atualmente a espécie de ave com maior distribuição geográfica no mundo.
O pardal vive apenas 03 anos 

O QUE A BÍBLIA NOS FALA SOBRE PARDAIS 

Um pardal inútil. 

“… Portanto, não tenham medo; vocês são muito mais valiosos que um bando inteiro de pardais.” - Lucas 12: 7 

Ao dar-nos lições de vida, Jesus usou pardais para ilustrar alguns de seus ensinamentos. Nos próximos textos vamos analisar certas características.  

Qual é o preço de cinco pardais? Duas moedas de cobre? E, no entanto, Deus não se esquece de nenhum deles. Até os cabelos de sua cabeça estão todos contados. Portanto, não tenham medo; vocês são muito mais valiosos que um bando inteiro de pardais.”-  (Lucas 12: 6-7).

Na época de Jesus não se vendiam hambúrgueres, mas sim pardais presos em um palito e grelhados. O preço de dois era uma moeda de cobre, mas o vendedor dava a você cinco por duas moedas. Isso indica que eles valiam muito pouco. O que Jesus está tentando ensinar? Que você é de grande valor aos olhos de Deus! Você está convencido de que, se você se ausentar ninguém se daria conta, que sua vida não tem mais valor? Você ficaria surpreso sabendo quantas pessoas, mesmo em posições de poder e fama, lutam com um complexo de inferioridade e um sentimento de inadequação.

Quando Deus chamou Jeremias para ser um profeta, ele disse a Deus que ele estava com medo do povo. Então o Senhor o encorajou: 

Não tenha medo do povo, pois estarei com você e o protegerei. (Jeremias 1,8).

Quando você se sentir que não vale muito, você acha que todo mundo sente o mesmo, e você vai abordá-los com medo ou agressão e ressentimento. Qual é a solução? Lembre-se que você é de grande valor aos olhos de Deus! Em Seu amor sem rejeição, única no total aceitação. Você tem um amigo em lugares altos, e boas ligações. Jesus disse:

Agora vocês são meus amigos…” (João 15,15).

Você vai ser aceito por todos? Não, mas quando fundamenta o teu valor no amor e na aceitação de Deus, você está livre para aproveitar sua vida.

Um pardal solitário. 

EU SOU… como um pássaro sozinho no telhado …” (Salmo 102,6-7) 

O salmista escreveu: “Eu sou como um pássaro… sozinho no telhado…” (Salmo 102,6-7). Você com o seu ninho foi destruído em uma tempestade? Você perdeu o seu parceiro? Jesus entende. 

Seus discípulos aproximaram-se não “pregar” que realmente era; Eles estão discutindo sobre quem era o mais importante e não foram capazes de orar com ele em sua hora mais amarga. Na cruz, Jesus clamou: “… Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?” (Mateus 27,46).  

A solidão pode ser devastadora e afetar a sua auto-estima. Os jovens se perguntam se alguns dias encontraram a pessoa certa para casar. O maior medo é terminar à vida sozinho.

Deus sabia que de alguma forma Adão estava incompleto, não só criou Eva, mas apresentou-os uns aos outros e os juntou. E Ele pode fazer o mesmo por você. Se você está viúvo, divorciado ou solteiro e gostaria de encontrar um bom parceiro, não entre em pânico. Deus diz: 

“Eu sei onde você mora…” (Apocalipse 2,13).

Deus conhece o seu nome, endereço e todos os dados em sua vida. E o que é mais importante, ele está interessado em você!

Um pensamento final: 

Às vezes, a solidão não é a ausência de afeito, mas sim de direção; Não é a ausência de amigos, mas sim de propósito. Comece a ficar perto de outros, para encontrar uma área de necessidade que ninguém está servindo, dedique-se totalmente a ele e verá como as coisas melhoram para você. 

Um pardal perdido. 

“…Até o pardal encontra um lar…” (Salmo 84,3) 

Na série de televisão Lost (Perdidos) trata-se de um acidente de avião em uma ilha remota, e como os sobreviventes retornaram para reconstruir suas vidas em meio dos destroços. O segredo do sucesso da série é que todos nós podemos relacionar de alguma forma com um deles. Perdemos casamentos, empresas, casas, auto-estima, segurança e muitas outras coisas. Mas Jesus veio “para buscar e salvar o que estava perdido” (Lucas 19,10). Ao contrário de nós, Jesus não vê as pessoas como “bons” ou “ruins”, mas sim como “perdidos”.

Ele sabia que tinha perdido o seu caminho, seus valores, seus relacionamentos, a capacidade de enfrentar as dificuldades, a fé, e, em alguns casos, até mesmo a vontade de viver. Jesus olhou para a mulher no poço que havia se divorciado cinco vezes e estava morando com o namorado; o paralítico que ninguém prestou atenção em 38 anos indo para o tanque de Betesda; Maria, que chorou junto da sepultura uma das pessoas que mais amava.

Se você está perdido hoje, você pode ter uma entrevista pessoal com o Senhor. 

Até o pardal encontra um lar faz um ninho e cria seus filhotes perto do teu altar, ó Senhor dos Exércitos, meu Rei e meu Deus! Como são felizes os que habitam em tua casa, sempre cantando louvores a ti!’ - Salmo 84, 3-4. 

Neste dia você pode “voltar para casa” com Deus. Você pode reconstruir seu ninho e criar uma família apoiada por sua proteção. Você pode se sentir seguro nEle. Ao curvar-se em adoração, Ele vai levantar e fazer você se sentir valorizado. Ele vai libertá-lo do medo da rejeição e solidão. Você não pode se esconder de Deus, mas você pode se esconder nEle.

Um pardal caído. 

“…No entanto, nenhum deles cai no chão sem o conhecimento de seu Pai. Mateus 10,29  

Jesus disse:

Boa notícia:

Deus sabe quando você cai, e você quer se levantar. Talvez você estivesse no auge de sua carreira e você perdeu alguma coisa. Ou você estava em uma luta interna pelejando com um segredo que não poderia compartilhar com ninguém. Ou alguém muito querido para você o decepcionou e quebrou sua confiança. Portanto, você tem medo de começar de novo, com medo de que não possa ser superado seu passado ou se recuperar para realizar o seu destino. Deus ainda o ama, não importa quantas vezes você caiu. Você já foi atacado em uma determinada área de sua vida e você continua falhando nesta área? Alguma vez você já se perguntou: ‘Por que eu tenho que lutar com isso?’ 

Ouça: Nessa batalha não está em jogo o seu passado, mas sim o seu futuro; então você está no centro das atenções. E Deus que deu uma segunda chance a Pedro e João, fará que ressurjas das cinzas do fracasso em reconstruir sua vida e transformá-lo em algo maravilhoso. Deus viu você quando você caiu, então não tente esconder dele como o pastor que estava em busca da ovelha perdida, Deus está olhando hoje; não para condenar, mas para restaurá-lo. A exaltação de si mesmo leva ao orgulho, que Deus odeia. Mas o auto-desprezo leva à paralisia emocional. Não há mais que um pecado imperdoável (Marcos 3: 22-30, Mateus 12: 31-32). Assim, você pode ir a Deus com confiança, sabendo que vai lhe dar um novo começo. E Ele lhe dará a força para obter o que você empreender.

Um pardal necessitado. 

“… vosso Pai celestial as alimenta….” (Mateus 6,26)

Jesus disse: 

“Contemplai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem armazenam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as sustenta. Não tendes vós muito mais valor do que as aves? Qual de vós, por mais que se preocupe, pode acrescentar algum tempo à jornada da sua vida? …E por que andais preocupados quanto ao que vestir? Observai como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Eu, contudo, vos asseguro que nem Salomão, em todo o esplendor de sua glória, vestiu-se como um deles “Então, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que iremos comer? Que iremos beber? Ou ainda: Com que nos vestiremos? …Pois são os pagãos que tratam de obter tudo isso; mas vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas. …Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6,26-33 NVI)

Se você precisa de promessas bíblicas que afirmam você, aqui têm algumas:

“Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.” (Salmo 34: 9).

“Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, e em seus mandamentos tem grande prazer sua semente será poderosa na terra; .. A geração dos retos será abençoada Bens e riquezas há na sua casa … Não tenha medo das más notícias; o seu coração está firme, confiando no Senhor “(Salmo 112: 1-7).

Deus deixou um registro escrito dessas promessas na Bíblia de modo que você possa ler de novo e de novo, e de meditar sobre elas, e você sair dás preocupações e viver a vida com alegria e confiança nEle.

Conclusão 

Comparações entre homens; águias e pardais ficam evidentes a cada história a cada passo que você ler a bíblia. 

Ai eu te faço uma pergunta águia ou pardal? 

Por Marco Antonio Lana

Nenhum comentário:

Postar um comentário