sexta-feira, 24 de abril de 2020

LAVA-TE SETE VEZES

Pin em BIBLIA - Elias e Eliseu


Ele mandou um mensageiro dizer a Naamã: “Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão. Sua pele será restaurada, e você ficará curado da lepra”. - 2 Reis 5,10  

O que é Lepra? 



A lepra é uma doença caracterizada pela brancura, inchaços e tumores que desfiguram a pele. No antigo testamento os leprosos eram obrigados a morar longe das pessoas.

SITUAÇÃO DE NAAMà


Chefe do Exército do rei da Síria, valoroso, de respeito, porém leproso. Uma menina prisioneira ficou a serviço da mulher de Naamã e disse à sua senhora que se seu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria, ele ficaria curado da lepra  


Notificando-o, o rei da Síria envia carta ao Rei de Israel para que ele o curasse da lepra.  


O rei de Israel fica indignado e diz que ele não tinha cura alguma para dar, que ele não estava no lugar de Deus para curar alguém. 


Eliseu, o profeta de Deus, ouvindo o que acontecera, disse ao rei de Israel que deixasse ir a ele, e Naamã com sua comitiva se dirigiu e parou à porta da casa do profeta.  


INDIGNAÇÃO DE NAAMà


Eliseu sabendo que Naamã chegara à sua casa, não lhe apareceu, mas somente mandou um mensageiro, dizendo (‘Ele mandou um mensageiro dizer a Naamã: “Vá e lave-se sete vezes no rio Jordão. Sua pele será restaurada, e você ficará curado da lepra”. - 2 Reis 5,10):    


Naamã era um homem que seguia a religião de seu rei,  acostumado aos atos cerimoniais utilizados pelos seus ministrantes, consistindo de ações mecânicas e visuais ditadas por fórmulas para impressionar o adorador – a que chamamos de liturgia, e fica indignado, pois no seu anseio e no seu entender ele deveria proceder alguns rituais e se foi dizendo: Eis que eu dizia comigo mesmo:  


A… Certamente ele sairá, por-se-á em pé, e invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.  


Em seguida considerou a insignificância daquela nação e de seu povo, diante da supremacia da Síria sobre o mesmo, e achou que as águas do Jordão eram muito menos importantes que os rios de Damasco e disse:  


A… Não são porventura, Abana e Farpar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se e se foi com indignação.


A LITURGIA  


O homem, ainda que sincero e valoroso, guarda as tradições que recebeu de seus pais e de sua nação, normalmente quando seu País goza de uma hegemonia econômica e cultural elevada em relação aos demais. Ainda que tenha temor de Deus e conhecimentos bíblicos, os recursos avançadíssimos de que dispõe –  onde nada terreno lhe falta, os impulsiona a uma  forte tendência de confiar na estrutura cultural em que foi criado, mesmo quando está doente. Isso está impregnado em sua mente.


Assim, cuidando buscar o espiritual,  ele quer ver uma expressão materializada para sua cura:  a fórmula litúrgica.  


A SIMPLICIDADE DO EVANGELHO: O PODER DE DEUS   

Por isso é difícil crer que o Senhor, Deus verdadeiro, não precisa de nada disso para realizar a sua obra, que usa o menor quando o maior está comprometido, o simples para confundir o sábio.  


Então diante de Naamã, seus servos – disseram:


Mas seus oficiais tentaram convencê-lo, dizendo: “Meu senhor, se o profeta lhe tivesse pedido para fazer algo muito difícil, o senhor não teria feito? Por certo o senhor deve obedecer à instrução dele, pois disse apenas: ‘Vá, lave-se e será curado’”. - 2 Reis 5:13 


LAVA-TE SETE VEZES 


O homem que não conhece o projeto de Deus, acostumado ao culto litúrgico que herdou de seus pais e da tradição, tem um complexo de opressões de que precisa ser libertado e o Profeta quando o manda lavar-se sete vezes, fala da purificação total de seus problemas, para que ficasse completamente curado. Parece que é um problema simples, mas o homem está travado dentro de um conjunto: 


1* Mergulho da Humilhação: 


O início da cura de Naamã, seria se humilhando perante Deus; esquecendo que ele era um grande General, e se tornando ali no rio Jordão apenas um servo. Naquele momento não importava quem ele era diante dos homens, mas quem ele era diante de Deus. 


Para entrar no Jordão ele precisava tirar sua farda e tudo que acompanhava suas vestimentas, seus ouros, medalhas, tudo teria que ser tirado; ali seria só ele se humilhando para poder alcançar o seu milagre. 


2* Mergulho da Quebra do Orgulho: 


Naamã, quando soube que teria que mergulhar no rio Jordão, ficou contrariado, afinal ele declarava que os rios de Damasco eram melhores, mas para quebrar o seu orgulho; teve que descer no rio barroso do Jordão. 


3* Mergulho da Fé: 


Naamã precisava desse mergulho para receber sua cura, pois com certeza ele era acostumado a crer somente no que ele via, e Fé é o que não vemos; Ele precisava acreditar que o milagre viria, a cada mergulho dado no rio Jordão. 


4* Mergulho da Obediência: 


Obediência é necessária para receber o milagre da parte de Deus; e Naamã teve que obedecer o que o Profeta Eliseu lhe disse; sabemos que para um homem temido e respeitado como Naamã, isso era muito difícil; obedecer ordens de outras pessoas. Mas para ser curado da lepra, ele tinha que dar o mergulho da Obediência. 


5* Mergulho da Perseverança: 


Depois que Naamã se humilhou, deixou seu orgulho de lado, colocou sua fé em ação, e obedeceu a palavra do profeta; ele está pronto para ser restaurado. O milagre vai acontecer pois Naamã, está perseverando. 


6* Mergulho do Entusiasmo: 


Naamã está sentindo Deus dentro de si, ele percebe que algo está acontecendo e que o milagre está ocorrendo a cada mergulho dado. 


7* Mergulho da Vitória: 


O sétimo mergulho de Naamã acontece, o mergulho da vitória, do milagre; o mergulho do testemunho que será contado através da vida dele. 


Portanto Naamã conquistou mais uma batalha, mas não por sua força ou capacidade; mas porque confiou em Deus. 



6. A CURA – O HOMEM CONVERTIDO  

Assim, Naamã desceu ao Jordão e mergulhou sete vezes, conforme a instrução do homem de Deus. Sua pele ficou saudável como a de uma criança, e ele foi curado. - 2 Reis 5,14 

Então Naamã purificado da lepra, convertido, com novo entendimento, confiando agora não no sistema religioso e material que aprendeu junto aos seus, mas conhecendo o Deus  eterno, volta a Eliseu  e diz: 

Então Naamã e toda a sua comitiva voltaram para onde morava o homem de Deus. Ao chegar diante dele, Naamã disse: “Agora sei que no mundo inteiro não há Deus, senão em Israel. Por favor, aceite um presente de seu servo”. - 2 Reis 5,15 


7. A VERDADEIRA ADORAÇÃO  


Compreende a verdadeira adoração, que seus atos litúrgicos na religião de seu rei não leva à necessidade interna do homem, compreende que a obra de Deus é por fé e realizada pelo poder de Sua Palavra (não no material):


Então Naamã disse: “Está bem, mas peço que permita que este seu servo leve para casa duas mulas carregadas com a terra deste lugar. De agora em diante, nunca mais oferecerei holocaustos ou sacrifícios a qualquer outro deus, senão ao Senhor.  Mas que o Senhor me perdoe por uma coisa: quando meu senhor, o rei, for ao templo do deus Rimom para adorar ali e se apoiar em meu braço, que o Senhor me perdoe quando eu também me curvar”. - 2 Reis 5,17-18


8.  A TRINDADE

  • A MENINA - Figura da Igreja – Jesus, que aponta o caminho da salvação (cura) do leproso. Nunca em Israel houve cura de leprosos, mas ela tem a profecia; 
  • O REI - (no sentido genérico) - Figura do pai que não aceita pedidos senão pelo filho; 
  • O PROFETA - O Espírito Santo, que orienta o que homem deve fazer. É a revelação invisível, que não se toca mas se crê (Eliseu não apareceu, mandou um recado).



9. O VERDADEIRO LEPROSO (FALSO ADORADOR)

Eliseu não aceita a recompensa de Naamã, mas Geazi corre atrás dele e recebe dele bens: 2 talentos de prata e 2 mudas de vestidos, retorna para casa, e chega ao profeta como se nada tivesse acontecido.

Eliseu lhe pergunta: Donde vens Geazi? 

E Geazi responde com palavras dissimuladoras, evasivas (não disse nada) que o denunciou, próprias de quem está comprometido, de mal crente: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.


Eliseu então declara a situação dele: Moço do profeta, mas não era profeta; fala do caminho, mas não anda no caminho; sua mente está envolvida e tomada do material. Ele tomou 2 talentos de prata e 2 mudas de vestidos, mas Eliseu – profeta, revela o que estava no seu coração:


Mas Eliseu lhe disse: “Você não percebe que eu estava presente em espírito quando Naamã desceu da carruagem para encontrar-se com você? Esta definitivamente não era ocasião de receber dinheiro e roupas, oliveiras e videiras, ovelhas, gado e servos. - 2 Reis 5,26


Era o verdadeiro leproso; sua adoração não era sincera;  no seu coração só existia: material, material, material; mente profissional – leprosa, que usa de tudo para ganhar, até das coisas de Deus. 

CONCLUSÃO 

A adoração a Deus consiste em uma experiência viva com Ele. A liturgia é uma fórmula material que não alcança a obra, por mais inteligente que seja o homem e por mais avançada que seja sua nação.  

O Senhor não precisa de homens superdotados para realizar a sua obra, mas usa aqueles que se dispõem a obedecê-lo e buscar uma experiência com ele. 

Há muitos homens na liturgia, no partidarismo, no sectarismo, no individualismo, no bairrismo, transmitida a eles por tradição, que virão às águas do Espírito Santo para uma experiência com Deus. 

Há também alguns que terão a sua parte com Geazi, acomodando-se ao presente século.


Deus Pode restaurar Sua Vida  

E você tem Mergulhado diante de Deus para receber sua vitória? Se humilhe, deixe o orgulho de lado, tenha fé, seja um servo obediente, persevere na caminhada com o Senhor nosso Deus, e seja curado, restaurado em todas ás áreas de sua vida. 

Saiba que a tua Fé e Perseverança te levará a alcançar a Restauração que você precisa; os 7 mergulhos de Naamã deram resultados e você está esperando o que? Mergulhe fundo nas águas do Espírito e veja o sobrenatural acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário