terça-feira, 21 de abril de 2020

A armadura de Deus - Efésios 6,10-18

'Uma palavra final: Sejam fortes no Senhor e em seu grande poder. Vistam toda a armadura de Deus, para que possam permanecer firmes contra as estratégias do diabo. Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais. Portanto, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir ao inimigo no tempo do mal. Então, depois da batalha, vocês continuarão de pé e firmes. Assim, mantenham sua posição, colocando o cinto da verdade e a couraça da justiça. Como calçados, usem a paz das boas-novas, para que estejam inteiramente preparados. Em todas as situações, levantem o escudo da fé, para deter as flechas de fogo do maligno. Usem a salvação como capacete e empunhem a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orem no Espírito em todos os momentos e ocasiões. Permaneçam atentos e sejam persistentes em suas orações por todo o povo santo'. Ef 6,10-18

INTRODUÇÃO

Sozinhos não poderemos lutar, precisamos da presença do Senhor ao nosso lado, e só poderemos ter certeza disso quando andamos em obediência à Palavra de Deus. Se não vivermos em obediência estaremos dando motivos para o inimigo nos acusar ("Então ouvi uma forte voz que bradava pelos céus: “Finalmente chegaram a salvação, o poder, o reino de nosso Deus e a autoridade de seu Cristo. Porque foi lançado para a terra o acusador de nossos irmãos, aquele que dia e noite os acusa diante de nosso Deus. - Ap 12,10) e desta forma estaremos incapacitados de tomar posse da Armadura que o Senhor tem preparado para nós. Esta Armadura é constituída de “seis peças”, que veremos em seguida:

1 – LOMBOS CINGIDOS (VERDADE)

Precisamos estar revestidos com a verdade, falando e andando na verdade, pois ela nos guarda dos ataques de surpresa, das ciladas e acusações do inimigo, que é o pai da mentira ("Pois são filhos de seu pai, o diabo, e gostam de fazer as coisas perversas que ele deseja. Ele foi assassino desde o princípio. Sempre odiou a verdade, pois não há verdade alguma nele. Quando ele mente, age de acordo com seu caráter, pois é mentiroso e pai da mentira. - Jo 8,44). A mentira nos expõe aos ataques inesperados que vêm de surpresa. O Senhor disse que a nossa palavra fosse sim, sim e não, não, pois o que passa disso tem procedência maligna.

2 – VESTIDA A COURAÇA (JUSTIÇA)

A couraça servia para proteger o coração do soldado contra as flechas do inimigo na hora da batalha. O coração do homem é enganoso e injusto por natureza ("Acima de todas as coisas, guarde seu coração, pois ele dirige o rumo de sua vida".  Pv 4,23), mas Deus nos justifica pelo poder do Sangue de Jesus , e nos transforma pela sua Justiça, nos revestindo de uma couraça protetora contra os ataques do adversário. Assim nosso coração é guardado contra os sentimentos e intenções injustas e preservado de todo o mal.

3 – PÉS CALÇADOS (EVANGELHO)

O caminhar segundo o Evangelho nos livra de tropeçar, e também dos caminhos tortuosos e espinhosos deste mundo. O Evangelho é o revestimento que precisamos para a nossa caminhada através do deserto do mundo, a fim de que nossos pés não sejam feridos e machucados. Também é o Poder de Deus nas nossas vidas  para que possamos vencer todo o perigo ('Pois não me envergonho das boas-novas a respeito de Cristo, que são o poder de Deus em ação para salvar todos os que creem, primeiro os judeus, e também os gentios. As boas-novas revelam como Deus nos declara justos diante dele, o que, do começo ao fim, é algo que se dá pela fé. Como dizem as Escrituras: “O justo viverá pela fé”. - Rm 1,16-17), andar na luz e enxergar o que está adiante de nós ('Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho'. Sl 119,105). Andar conforme o Evangelho significa ter uma vida de testemunho diante do mundo; é viver no espírito confirmando a salvação cada dia.

4 – TOMANDO O ESCUDO ( FÉ )

A fé é a nossa proteção e a nossa vitória contra o mundo  ('Pois todo aquele que é nascido de Deus vence este mundo, e obtemos essa vitória pela fé'.1 Jo 5,4), que é um sistema contrário à vontade de Deus e a uma vida de fé.
O inimigo sempre usa as circunstâncias e as coisas visíveis deste mundo para tentar nos fazer cair, mas a Palavra nos ensina a não olhar para estas coisas e sim para o alto, onde Cristo está assentado à destra de Deus ('Uma vez que vocês ressuscitaram para uma nova vida com Cristo, mantenham os olhos fixos nas realidades do alto, onde Cristo está sentado no lugar de honra, à direita de Deus. Pensem nas coisas do alto, e não nas coisas da terra'. - Col 3,1-2). Todos os servos que venceram e que são usados como testemunho em toda a Palavra, usaram o escudo da fé para vencer todas as barreiras ('Sem fé é impossível agradar a Deus. Quem deseja se aproximar de Deus deve crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam'.  Hb 11,6).

5 – TOMANDO O CAPACETE (SALVAÇÃO)

O propósito das Escrituras é nos conscientizar da nossa salvação ('Escrevi estas coisas a vocês que creem no nome do Filho de Deus para que saibam que têm a vida eterna'. 1 Jo 5,13), pois um dos ardis do inimigo consiste em querer nos convencer do contrário, semeando a dúvida e a desconfiança da nossa posição em Jesus ('Agora, irmãos, vamos esclarecer algumas coisas a respeito da vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e de nosso encontro com ele. Não se deixem abalar nem assustar tão facilmente por aqueles que dizem que o dia do Senhor já começou. Não acreditem neles, mesmo que afirmem ter recebido uma visão espiritual, uma revelação ou uma carta supostamente enviada por nós'. 2 Tessalonicenses 2,1-2). A cabeça é um dos pontos mais vulneráveis do nosso corpo, por isso numa batalha ela precisa estar bem protegida contra todo o perigo.
A nossa consciência de que estamos salvos por Jesus, é algo essencial para que a nossa salvação esteja sendo operada cada dia. A salvação é um processo e não um estado nas nossas vidas. Precisamos saber bem disto para não permitirmos que a dúvida se instale e roube a nossa bênção. A base do nosso entendimento de salvação não está na nossa justiça própria, mas na morte de Jesus em nosso lugar, por isso nada nos atingirá ('Eu lhes digo isso para que ninguém os engane com argumentos bem elaborados. Pois, embora eu esteja longe, meu coração está com vocês. E eu me alegro de que estejam vivendo como devem e de que sua fé em Cristo seja forte. E agora, assim como aceitaram Cristo Jesus como Senhor, continuem a segui-lo. Aprofundem nele suas raízes e sobre ele edifiquem sua vida. Então sua fé se fortalecerá na verdade que lhes foi ensinada, e vocês transbordarão de gratidão. Não permitam que outros os escravizem com filosofias vazias e invenções enganosas provenientes do raciocínio humano, com base nos princípios espirituais deste mundo, e não em Cristo. Pois nele habita em corpo humano toda a plenitude de Deus. Portanto, porque estão nele, o cabeça de todo governante e autoridade, vocês também estão completos. Em Cristo vocês foram circuncidados, mas não por uma operação física, e sim espiritual, na qual foi removido o domínio de sua natureza humana. No batismo, vocês foram sepultados com Cristo e, com ele, foram ressuscitados para a nova vida por meio da fé no grande poder de Deus, que ressuscitou Cristo dos mortos. Vocês estavam mortos por causa de seus pecados e da incircuncisão de sua natureza humana. Então Deus lhes deu vida com Cristo, pois perdoou todos os nossos pecados. Ele cancelou o registro de acusações contra nós, removendo-o e pregando-o na cruz. Desse modo, desarmou os governantes e as autoridades espirituais e os envergonhou publicamente ao vencê-los na cruz.'Col 2,4-15; 'Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês. Rm 12,2).

6 – ESPADA DO ESPÍRITO (PALAVRA)

Todo soldado tem que saber usar bem a sua espada, e também precisa suportar o seu peso na luta, caso contrário sua vida corre risco ('Esforce-se sempre para receber a aprovação do Deus a quem você serve. Seja um bom trabalhador, que não tem de que se envergonhar e que ensina corretamente a palavra da verdade'. 2 Tm 2,15). A espada é uma arma de ataque e defesa ('Pois a palavra de Deus é viva e poderosa. É mais cortante que qualquer espada de dois gumes, penetrando entre a alma e o espírito, entre a junta e a medula, e trazendo à luz até os pensamentos e desejos mais íntimos. Nada, em toda a criação, está escondido de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante de seus olhos, e é a ele que prestamos contas'. Hb 4,12-13) e nos dá segurança na batalha e na caminhada. Quando o Senhor Jesus foi atacado no deserto, usou a Palavra (Espada do Espírito) para desferir golpes no inimigo e derrotá-lo ('Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo diabo. Depois de passar quarenta dias e quarenta noites sem comer, teve fome. O tentador veio e lhe disse: “Se você é o Filho de Deus, ordene que estas pedras se transformem em pães”. Jesus, porém, respondeu: “As Escrituras dizem: ‘Uma pessoa não vive só de pão, mas de toda palavra que vem da boca de Deus’”. Então o diabo o levou à cidade santa, até o ponto mais alto do templo, e disse: “Se você é o Filho de Deus, salte daqui. Pois as Escrituras dizem: ‘Ele ordenará a seus anjos que o protejam. Eles o sustentarão com as mãos, para que não machuque o pé em alguma pedra’”. Jesus respondeu: “As Escrituras também dizem: ‘Não ponha à prova o Senhor, seu Deus’”. Em seguida, o diabo o levou até um monte muito alto e lhe mostrou todos os reinos do mundo e sua glória. “Eu lhe darei tudo isto”, declarou. “Basta ajoelhar-se e adorar-me.” “Saia daqui, Satanás!”, disse Jesus. “Pois as Escrituras dizem: ‘Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele’.” Então o diabo foi embora, e anjos vieram e serviram Jesus'.  Mt 4,1-11).

CONCLUSÃO

Tudo que foi dito pode ser resumido numa Pessoa: JESUS. Pois Ele é a Verdade, a Justiça, o Caminho, o Autor da nossa Fé e da nossa Salvação, e também a Palavra de Deus. Em resumo, para estarmos revestidos da Armadura de Deus, basta estarmos em comunhão com o Senhor Jesus, pois Ele é tudo em todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário