segunda-feira, 28 de agosto de 2017

QUAL É O PODER DA ORAÇÃO



Sim, oração tem poder porque Deus usa nossas orações para fazer milagres. A Bíblia diz que Deus dá poder à oração. Orar para Deus transforma nossas vidas.

A oração é muito importante na vida do cristão. Quando oramos, ficamos mais próximos de Deus. Por isso, é muito importante criar o hábito de orar em todas as situações (1 Tessalonicenses 5,17 – “orem sempre”).

A ideia de que oração possui poder inerente é bem popular. De acordo com a Bíblia, o poder da oração é simplesmente o poder de Deus, o qual escuta e responde às orações. Considere o seguinte:

1) O Senhor todo-poderoso pode fazer qualquer coisa; não há nada impossível para Ele (Lucas 1:37).

2) O Senhor todo-poderoso convida o Seu povo a orar a Ele. Oração a Deus deve ser feita de uma forma bem persistente (Lucas 18:1 – “Jesus contou a seguinte parábola, mostrando aos discípulos que deviam orar sempre e nunca desanimar:”); com ação de graças (Filipenses 4:6 “Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.”); em fé (Tiago 1:5 “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.”), de acordo com a vontade de Deus (Mateus 6:10 – “Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu!”), para a glória de Deus (João 14:13-14 – “E tudo o que vocês pedirem em meu nome eu farei, a fim de que o Filho revele a natureza gloriosa do Pai. Eu farei qualquer coisa que vocês me pedirem em meu nome.”) e de um coração correto diante de Deus (Tiago 5:16 – “Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e façam oração uns pelos outros, para que vocês sejam curados. A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder.”).

3) O Senhor todo-poderoso escuta as orações de Seus filhos. Ele nos manda orar, e promete escutar nossas orações. “No meu desespero, eu clamei ao Senhor e pedi que ele me ajudasse. Do seu templo no céu o Senhor ouviu a minha voz, ele escutou o meu grito de socorro.” (Salmos 18,6 - Davi).Eu oro a ti, ó Deus, porque tu me respondes. Por isso ouve-me, escuta as minhas palavras.” (Salmos 17:6 - Davi). “Quando as pessoas honestas chamam o Senhor, ele as ouve e as livra de todas as suas aflições.” (Salmos 34,17 - Davi).

Uma outra ideia popular é que a quantidade de fé determina se Deus vai ou não responder as nossas orações. No entanto, às vezes o Senhor responde nossas orações apesar da nossa falta de fé. Em Atos 12, a igreja ora pela libertação de Pedro da prisão (“E assim Pedro estava preso e era vigiado pelos guardas; mas a igreja continuava a orar com fervor por ele.” v.5), e Deus responde suas orações (“De repente, apareceu um anjo do Senhor, e uma luz brilhou dentro da cela. O anjo tocou no ombro de Pedro, acordou-o e disse: — Levante-se depressa! Então as correntes caíram das mãos dele. — Aperte o cinto e amarre as sandálias! — disse o anjo. E Pedro fez o que o anjo mandou. — Ponha a capa e venha comigo! — ordenou o anjo. Pedro saiu da cadeia e foi seguindo o anjo. Porém não sabia se, de fato, o anjo o estava libertando. Ele pensava que aquilo era uma visão. Eles passaram pelo primeiro e pelo segundo posto da guarda e chegaram ao portão de ferro que dava para a rua. O portão se abriu sozinho, e eles saíram. Andaram por uma rua, e, de repente, o anjo foi embora. Então Pedro compreendeu o que estava acontecendo e disse: — Agora sei que, de fato, o Senhor mandou o seu anjo e me livrou do poder de Herodes e de tudo o que os judeus tinham a intenção de me fazer.”v.7-11). Pedro bate à porta do lugar onde as pessoas estavam reunidas para orar, mas aqueles que estavam orando de primeira se recusaram a acreditar que realmente era Pedro. Eles oraram para que Pedro fosse liberto, mas não acreditavam que iriam receber uma resposta à sua oração.

O poder da oração não vem de nós – não são palavras especiais que dizemos ou um jeitinho especial que oramos ou até mesmo quão frequentemente repetimos nossas orações. O poder da oração não é baseado em que direção nos viramos ou qual a posição dos nossos corpos quando oramos. O poder da oração não vem do uso de artefatos, imagens, velas ou do rosário. O poder da oração é baseado em Quem escuta nossa oração e a ela responde. Oração nos coloca em contato com o Deus todo-poderoso, e devemos esperar grandes resultados, quer Deus queira nos dar ou negar o que pedimos, ou até mesmo se Ele pede para que esperemos nEle. Qualquer que seja a resposta das nossas orações, o Deus a quem oramos é a fonte de todo o poder. Ele pode e vai nos responder de acordo com a Sua perfeita vontade e no momento que Ele julgar correto.

Deus é o poder por trás da oração. Sem Deus, a oração não tem poder nenhum. Mas quando cremos em Deus, a oração tem poder para:

Curar – em resposta à oração, Deus pode curar doenças físicas e psicológicas, dor emocional e sofrimento espiritual. – “Essa oração, feita com fé, salvará a pessoa doente. O Senhor lhe dará saúde e perdoará os pecados que tiver cometido.” (Tg 5,15)

Libertar – a oração tem poder para libertar da opressão espiritual do diabo e do pecado; a oração pode libertar de vícios – “Aos que crerem será dado o poder de fazer estes milagres: expulsar demônios pelo poder do meu nome e falar novas línguas; 18se pegarem em cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; e, quando puserem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.” (Marcos 16:17-18).

Fortalecer – a oração nos ajuda a focar em Deus e Seu poder; através da oração, Ele nos dá a força que precisamos para superar as dificuldades.

Perdoar – a oração de arrependimento nos traz o perdão de Deus; quando oramos, Deus também nos ajuda a perdoar outras pessoas que nos machucaram – “E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês.” (Marcos 11,25).


Fazer outros milagres – não há limites para o poder de Deus; respondendo a orações, Deus já abriu caminhos na água, mandou fogo do céu, ressuscitou mortos, multiplicou comida, abriu portas de prisões, mudou o tempo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário