quinta-feira, 7 de agosto de 2014

FAMÍLIA NA BÍBLIA - LIÇÃO 05 – O VALOR DA FAMÍLIA.



FAMÍLIA NA BÍBLIA - LIÇÃO 05 – O VALOR DA FAMÍLIA.

 

“Nossos filhos são mensagens vivas que enviamos há um tempo que não veremos” (Neli Postman).

A poesia é uma das formas mais antigas de uma pessoa manifestar seus sentimentos, suas emoções. O livro de Salmos, com certeza, é o livro mais lido pelos cristãos. Muitos, mesmo não sendo cristãos, conhecem o Sl 23, conhecido como o “salmo do bom pastor”.

Nos livros poéticos há verdadeiras fontes para o casal fortalecer no casamento, para os pais educarem seus filhos, para os homens serem dignos de suas famílias, para a mulher ser sabia enquanto esposa e mãe, para os filhos terem um bom relacionamento com seus pais, para os não-casados viverem uma vida que agrada a Deus, para as viúvas serem piedosas.

A riqueza é tão vasta que iremos falar o lugar da família nos livros poéticos em três capítulos.

I – CADA FAMILIA, UMA HISTÓRIA.

O conjunto dos livros poéticos começa com a narrativa das provações de um homem chamado Jó. O livro que leva o seu nome narra a historia de seu sofrimento, mas acima de tudo de sua fé em Deus. Sua família era numerosa. Os nomes de seus primeiros filhos não sabemos. Bem como a de sua esposa. Pelo que podemos deduzir, a partir de uma leitura atenta de jó 2,9 – “Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua integridade? Blasfema de Deus, e morre.” – sua esposa não era muito temente a Deus. Uma esposa que deseja  ajudar o esposo, num momento difícil, não deveria dizer o que ela disse. Jó, em primeiro lugar, tinha um compromisso com Deus e não teve medo de chamá-la de louca. Seus filhos morreram tragicamente. Imagine um pai perder os filhos e não encontrar ainda um apoio espiritual na esposa? Sua vida era integra em todos os sentidos. Em toda a sua vida não cobiçou mulher alguma – “Fiz pacto com os meus olhos; como, pois, os fixaria numa virgem?” (Jó 31,1). Sua santidade de vida na área da sexualidade era tamanha que desafiou seus amigos a apontarem alguma falha neste sentido – “Se o meu coração se deixou seduzir por mulher e se espiei pela porta do meu vizinho, 10 que minha mulher gire o moinho para um estranho e que outros se deitem com ela. 11 Isso, de fato, seria um escândalo, um crime digno de castigo. 12 Seria um fogo que devora e consome, destruindo todos os meus bens.” (Jó 31,9-12). Após todo seu sofrimento, Deus o abençoou dando-lhe dez filhos. Não sabemos se sua esposa cresceu no seu relacionamento com Deus após a experiência do seu marido. O que podemos afirmar é que Jó ainda viveu muito tempo. Viu seus descendentes até a quarta geração -  Depois disto viveu Jó cento e quarenta anos, e viu seus filhos, e os filhos de seus filhos: até a quarta geração – “Depois disto viveu Jó cento e quarenta anos, e viu seus filhos, e os filhos de seus filhos: até a quarta geração.” (Jó 42,16).

II – FAMILIA UM PROJETO DE DEUS.

No livro de Salmos, iremos encontrar linda mensagem de Deus para  a família. Nesses textos podemos contemplar o quanto Deus ama a família e está a disposto a derramar suas bênçãos sobre ela. Alistamos pelo menos, oito referencias que tocam diretamente a família:


1 – O PERDAO PELO PECADO DO ADULTERIO (Sl 51).

Embora não seja um Salmo que faça alusão direta a família, ele é importante, pois é a descrição de um homem diante de Deus pedindo perdão pelo pecado de um adultério que cometera. Apenas para recordar, Davi, o homem segundo o coração de Deus, cometeu este pecado em sua vida. O relato do mesmo se encontra em 2Sm 11,1-5. o Salmo 51 é importante, pois transmite a mensagem que  adultério, ou qualquer outro pecado, não é imperdoável. Muitas famílias sofrem com este pecado, que é cometido, tanto por homens como por mulheres, nos dias de hoje. Embora seja permissível um divórcio neste caso – “Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” (Mt 19,9). Deus deseja que haja perdão e a possível reconciliação conjugal.

2 – DEUS É PAI DOS ORFÃOS, JUIZ DAS VIUVAS E DÁ UMA FAMILIA A TODOS – (Sl 68,5-6).

Na historia de Israel, sempre houve um cuidado muito especial para com os órfãos e as viúvas, e existiam severas penas para aqueles que violassem essas leis – “A nenhuma viúva nem órfão afligireis.” (Ex 22,22); “E te regozijarás perante o Senhor teu Deus, tu, teu filho e tua filha, teu servo e tua serva, o levita que está dentro das tuas portas, o peregrino, o órfão e a viúva que estão no meio de ti, no lugar que o Senhor teu Deus escolher para ali fazer habitar o seu nome.” (Dt 16,11); “Não perverterás o direito do estrangeiro nem do órfão; nem tomarás em penhor o vestido da viúva.” (Dt 24,17); “Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Amém,” (Dt 27,19). Mas entre a lei e o cumprimento da mesma  há uma distancia que muitas vezes não é percorrida pelos cidadãos. Daí a lamentação do salmista – “Matam a viúva e o estrangeiro, e tiram a vida ao órfão.” (Sl 94,6). Neste contexto, Deus afirma que não só irá punir  aqueles que são injustos e cruéis para com essas classes de pessoa, mas  também exercerá seu papel de Pai para os órfãos e Juiz para as viúvas – “O Senhor preserva os peregrinos; ampara o órfão e a viúva; mas transtorna o caminho dos ímpios.” (Sl 146,9). É sabido que a importância de um pai pode ter na formação moral, espiritual e emocional de uma criança. Mesmo uma mãe presente, amorosa, amiga e atenciosa, jamais poderá substituir a presença de um pai amigo. “A ausência do pai deixa a descoberto um espaço afetivo, que o amor da mãe não está em condições de preencher” – J. Marcos Back. Deus, um Pai que pode preencher todas as lacunas de uma alma humana, assevera ter plenas condições de assumir esse vazio. Muitas pessoas que perderam seus pais na terra idade atestam que só sobreviveram quando permitiram Deus ser o Pai em suas vidas.

Alem de ser um Pai, em todos os sentidos da palavra, para os órfãos . ele está atento às viúvas e dá aqueles que estão sós (solteiros, divorciados) uma família para que experimentem as delicias do convívio familiar.

3 – TRANSMITINDO A BANDEIRA DA VERDADE – (Sl 78,5-7).

Todos nós conhecemos nações que foram fieis a Deus no passado, mas que hoje se encontram afastadas e entregues a toda sorte de liberalismo moral. Na Europa existem dezenas de exemplos de nações que foram usadas por Deus por sua fidelidade à sua Palavra e aos seus mandamentos. Hoje, como, por exemplo, a Holanda está quase totalmente entregue ao secularismo e à podridão moral e espiritual. Onde falharam?  Nas igrejas? No parlamento? Também nestes lugares, mas o ponto inicial da falha ocorreu nos lares, nos seios das famílias. Esse trecho alerta-nos, como pais e mães, sobre a grande responsabilidade que temos diante de nós – “...a fim de que pusessem em Deus a sua esperança, e não se esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os seus mandamentos.” (Sl 78,7).

4 – TEMOR A DEUS E A RIQUEZA NA FAMILIA – (Sl 112,1-3).

Essa porção do Salmo  fala da benção de um homem (ou mulher) temer a Deus e suas implicações  na família. Sua descendência será abençoada e haverá riqueza em seu lar.

5 – UMA FAMILIA ABENÇOADA – (Sl 127).

Este Salmo foi escrito por Salomão. Sua idéia principal é a de que nada o que se faz sem a benção de Deus terá êxito. Qualquer esforço humano. Sem a aprovação de Deus, é em vão e terminará, com certeza, em fracasso. A maior benção para um pai ou uma mãe é ter a recompensa pelo trabalho empreendido, um sono e uma consciência tranqüila diante de Deus e dos homens – “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem.” (Sl 127,2) – e uma família piedosa – “Eis que os filhos são herança da parte do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão dum homem valente, assim os filhos da mocidade. Bem-aventurado o homem que enche deles a sua aljava; não serão confundidos, quando falarem com os seus inimigos à porta.” (Sl 127,3-5). Este Salmo alerta aos pais que os filhos pertencem, em primeiro lugar a Deus. Os filhos, seja menino ou menina, pois como diz o texto são “frutos do ventre”, não são possessões dos pais mas “herança do Senhor” (Sl 127,3) e que um dia eles seguiram os seus rumos. A expressão “como flechas nas mãos do guerreiro” (Sl 127,4) mostra que nosso objetivo, enquanto pais, é prepará-los para um dia sair da aljava e cumprir os propósitos que Deus tem para cada um deles. Se os filhos são bem educados, eles atingirão os alvos de Deus para as suas vidas.

6 – A FELICIDADE EM FAMILIA – (Sl 128).

Este Salmo trata sobre a verdadeira felicidade:
·         Realização no trabalho – “Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz será, e te irá bem.” (v 2);
·         Uma família unida – “A tua mulher será como a videira frutífera, no interior da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira, ao redor da tua mesa.” (v3);
·         Viver no meio de um povo que tem a benção de Deus – “De Sião o Senhor te abençoará; verás a prosperidade de Jerusalém por todos os dias da tua vida,” (v5);

Um homem que teme a Deus terá como recompensa uma esposa que dará muitas alegrias. Seja na área da procriação quanto ao encanto e as alegrias de uma vida conjugal agradável. Quando o salmista usou a figura de uma videira desejou transmitir esta verdade – “Disse eu: Subirei à palmeira, pegarei em seus ramos; então sejam os teus seios como os cachos da vide, e o cheiro do teu fôlego como o das maçãs.” (Ct 7,8); “Mas a videira lhes respondeu: Deixaria eu o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, para ir balouçar sobre as árvores?” (Jz 9,13),mas também o cuidado que um esposo deve ter para com sua esposa  que Deus lhe deu. Uma videira só dará frutos se houver cuidado diligente por parte do viticultor – “Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza, como também Cristo à igreja.” (Ef 5,29).

Por outro lado, os “filhos ao redor da tua mesa” (v3) tem a idéia de companheirismo e fraternidade que deve haver entre pais e filhos. A mesa, no contexto oriental, é sinônimo de amor fraternal.

CONCLUINDO

Só podemos louvar a Deus pelo seu cuidado e orientações contidas nesse, que é um dos livros mais querido do povo de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário