sexta-feira, 29 de agosto de 2014

TOBIAS



TOBIAS

O JUSTO É SEMENTE DE ESPERANÇA

Introdução

O livro de Tobias foi escrito pelo ano 200 a.C. Apesar das aparências, não conta uma história real, pois os acontecimentos aí descritos dificilmente se enquadram na história desse período. O livro pertence ao gênero sapiencial e é uma espécie de romance ou novela, destinado a transmitir um ensinamento.

O autor está preocupado em apresentar o exemplo de um judeu justo e fiel a Deus, mostrando que a verdadeira sabedoria, caminho para a fidelidade, consiste em amar a Deus e obedecer à sua vontade (mandamentos), aconteça o que acontecer.

Para que foi escrito este livro? Sabemos que nesse tempo o império grego dominava todo o Oriente Médio, inclusive a Palestina. Além do domínio político e da exploração econômica, os povos dominados sofrem também a influência da cultura, religião e costumes gregos, ficando ameaçados na própria identidade.

É precisamente com a identidade do povo judeu que o autor está preocupado. Principalmente dos que vivem fora da Palestina. Por isso o livro procura estimular e fortalecer a fidelidade e confiança, levando-os a redescobrir e  revalorizar a fé, tradições e valores de Israel.

A finalidade do livro, portanto, é ensinar. Destaca-se, entre outras coisas, a descoberta da providência divina na vida cotidiana (arcanjo Rafael), a fidelidade à vontade de Deus (Lei), a prática da esmola, o amor aos pais, a oração e o jejum, a integridade do matrimônio e o respeito pelos mortos. O autor mostra, sobretudo, que o homem justo não vive sozinho: está sempre acompanhado e protegido por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário