sexta-feira, 22 de agosto de 2014

LIVRO DE RUTE




Rute (Rt)
Autor: Desconhecido (Provavelmente Samuel)
Data: Entre 1050 e 500 aC
Autor
Os estudiosos discordam quanto à data do livro, porém o seu cenário histórico é evidente. Os episódios relatados nos livro de Rute se passam durante o período de Juízes, sendo parte daqueles eventos que ocorrem entre a morte de Josué e a ascensão da influência de Samuel (provavelmente 1150 e 1100 aC).
A tradição rabínica assegura que Samuel escreveu o livro na segunda metade do séc. XI aC. Apesar do pensamento crítico mais recente sugerir uma data pós-exílica bem mais tardia (cerca de 500 aC), há evidências na linguagem da obra bem como referencias a costumes peculiares próprios do séc. XII aC que recomendam a aceitação da data mais antiga. É razoável supor que Samuel, que testemunhou o declínio do reinado de Saul e foi divinamente instruído para ungir Davi como escolhido de Deus para o trono, tivesse redigido o livro. Uma história tão comovente como essa certamente já teria sido passada adiante oralmente entre o povo de Israel, e a genealogia que a conclui indicaria uma conexão com os patriarcas, oferecendo assim uma resposta a todos aqueles que, em Israel, indagassem pelo passado familiar do seu rei.
Cristo Revelado
Boas representa uma das mais dramáticas figuras do AT que antecipa a obra redentora de Jesus. A função de “parente remidor” cumprida de forma tão elegante nas ações que promoveram a restauração pessoal de Rute, dá testemunho eloquente a respeito disso. As ações de Boaz efetuam a participação de Rute nas bênçãos de Israel e a incluem na linhagem familiar do Messias (Ef 2.19). Eis aqui uma magnífica silhueta do Mestre, antecipando em muitos séculos a sua graça redentora. Como nosso “parente chegado”, ele se torna carne—vindo como um ser humano (Jo 1.14; Fp 2.5-8)
Esboço de Rute
I.             Uma família hebraica em Moabe 1.1-22
·         Sofrimento de Noemi 1.1-5
·         Dedicação e promessa de Rute 1.6-18
·         Retorno a Belém 1.19-22
II.            Uma mulher humilde no campo da colheita 2.1-23
·         Rute no campo de Boaz 2.1-3
·         Generosidade e proteção de Boaz 2.4-17
·         Noemi reconhece a bondade de Deus 2.18-23
III.           Um matrimônio planejado 3.1-18
·         Orientação de Noemi 3.1-5
·         Obediência de rute 3.6-13
·         Recompensa pela obediência 3.14-18
IV.          Parente e remidor 4.1-22
·         Boaz, o remidor escolhido por Deus 4.1-12
·         Casamento de Boaz com Rute 4.13
·         Benção de Deus sobre Noemi 4.14-17
·         Genealogia de Davi 4.18-22

Rute, Capítulo 1

O livro de Rute é uma história exemplar em torno da integração de uma estrangeira, Rute, na comunidade de Israel. Foi escrita quando os judeus estavam voltando do exílio babilônico, sentiam a necessidade de restaurar a comunidade de Israel, mediante a observância da lei.

Neste primeiro capítulo vemos a fidelidade de Rute à sua sogra israelita, Noemi. Ela decide-se ficar em sua companhia e lhe dar cuidado após a morte de seu marido e filhos, e essa decisão vai transformar a sua vida.

Rute, Capítulo 2

Nos versículos 1-7 nos encontramos Booz, vemos o personagem de Rute, e sentimos uma misericordiosa providência por trás dessa cena. Booz é um parente de Elimelec, o marido falecido de Noemi. Imediatamente percebemos que as coisas não são tão sombrias como Noemi sugeriu no capítulo 1,11-13, onde ela deu a impressão de que não havia ninguém para Rute e Orfa se casarem para continuar a linha familiar de seus maridos.

Para a pessoa que lê esta história a primeira vez, Booz é como uma rachadura brilhante na nuvem de amargura que pairava sobre Noemi. Ele vai ficando cada vez maior e maior. Por exemplo, no versículo 1 diz que ele é um homem de riqueza. Mas mais importante do que isso, o versículo 4 mostra que ele é um homem de Deus. Por que outra razão teria o contador de histórias pausado para registrar a forma como Booz cumprimentou seus servos? "E eis que Booz veio de Belém, e disse aos segadores: O Senhor esteja convosco ", e Eles responderam: "O Senhor te abençoe." Se você quer saber a relação de um homem com Deus, você precisa descobrir o quanto Deus tem saturado os detalhes de sua vida cotidiana.

Evidentemente Booz era um homem tão cheio de Deus, que seu negócio de agricultura e sua relação com seus funcionários era baseado completamente em Deus. Ele os cumprimentou com Deus. Sejamos nós também cheios de Deus e permitamos que Ele permeie nossos relacionamentos.

Rute, Capítulo 3

Este terceiro capítulo introduz o tema da Providencia Divina: Deus acolhe e recompensa tanto a piedade de Naomi quanto a lealdade de Rute.

Ora, Naomi dá a Rute um conselho, que o acata prontamente (3, 5-6). Por isso, veremos mais adiante que Rute enriqueceu sua vida ao aceitar de bom grado o conselho de uma pessoa mais idosa e experiente. Podemos comparar Rute ao Cristão que ouve e acolhe a Palavra de Deus, fazendo Dela a sua estrada e o seu guia.

Ao seguir a orientação de Naomi, surge de imediato a resposta esperada (por ambas): Booz reconhece a sua condição de “redentor”, mas lembra que antes dele há outro parente que poderia assumir o papel de redentor (3, 12-13). Mostra-se um homem digno de confiança e fiel às leis e promete a Rute que, caso aquele parente desista de sua condição, Booz será o seu redentor. E antes que Rute volte para a casa de Naomi, Booz entrega-lhe “seis medidas de cevada” (3, 15) impedindo que a jovem retornasse de “mãos vazias” (3, 17). Mais uma vez a Bíblia nos apresenta a resposta de Deus àqueles que lhe são fieis.

Cabe aqui uma breve nota sobre o redentor (ou resgatador): no Livro de Rute ele tinha como finalidade preservar a família e a terra, pois ele (redentor) se casava com a viúva do seu parente e o filho gerado era considerado herdeiro do falecido.

Aprendemos com este Capítulo 3 o seguinte: quem se mantém fiel a Deus em atos e palavras recebe Dele a recompensa (Providencia Divina) e jamais terá uma vida vazia, sem esperança. Por isso, Irmãos, façamos como Rute: escutemos a palavra de Deus. Não nos acomodemos e deixemos que Ele guie nossos passos rumo a uma vida plena de fé e de amor pelo próximo.

Rute, Capítulo 4

A história de Rute viúva e estrangeira e de sua sogra idosa, Noemi, serão resgatadas neste capítulo. Elas usarão da lei do Levirato para fazer com que a descendência da família e seu patrimônio sejam preservados.

Rute uma estrangeira, se tornará a avó do rei Davi, ascendente de Jesus, graças ao seu casamento com Boaz e o nascimento do Filho Obed.

Com a narração da vida de uma grande mulher como Rute, a Bíblia pretende nos ensinar que os heróis da fé foram gente de carne e osso, como nós hoje. A lição a ser aprendida de Rute, é a mensagem de que o Senhor nos chama, nos capacita e promete estar conosco todos os dias. Não precisamos ser super-humanos, precisamos estar atentos ao chamado de Deus que nos ama muito, como amou Rute, e fazer a sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário