sexta-feira, 27 de junho de 2014

FAMÍLIA, IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 12 – FILHOS BIBLICAMENTE EDUCADOS.



FAMÍLIA, IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 12 – FILHOS BIBLICAMENTE EDUCADOS.

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.” (Ef 6,1-4).

A sociedade em que vivemos é influenciada pela mídia, falida moral e espiritualmente, viciada, impulsiva e sem  esperança, ou seja, um ambiente complicado para criar os filhos. Então, o que fazer para que os nossos filhos não sejam, tragados por esse mundo? Vamos olhar para a palavra de Deus, porque nela encontramos princípios eternos que vão nos direcionar como pai e mãe.

I – O PROPÓSITO DE DEUS.

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.” (Ef 6,1-3). Aqui temos algumas palavras aos filhos, e no versículo 4 do mesmo capitulo temos algumas palavras aos pais – “E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.” Vamos ver alguns conceitos que vão dar direção aos filhos: “Filhos obedeceis”. A primeira coisa aqui é obediência. Os filhos precisam entender que Deus quer que eles aprendam a viver debaixo da liderança e autoridade dos seus pais. O segundo conceito aqui é “honrar a teu pai e tua mãe – que é o primeiro mandamento com promessa.” Honrar é uma palavra que encontramos muitas e muitas vezes no Velho ou no Novo Testamento e a palavra significa “dar valor”. Dar valor aos  pais garante aos filhos uma recompensa: viver bem e por longos anos.

II – CADA UM FAZENDO A SUA PARTE.

Agora no versículo 4  – “E vós, pais, não provoqueis à ira vossos filhos, mas criai-os na disciplina e admoestação do Senhor.” Nós encontramos algumas exortações para os pais. Aqui temos três ordens: a primeira ordem é negativa. “Pais, não provoqueis vossos filhos a ira.” E como os pais costumam provocar a ira dos seus filhos? Fazendo mal uso da autoridade, dando ordens sem propósito e sem amor, descarregando nos filhos toda a raiva. Não ouvindo, não dialogando, sendo incoerente. Nunca admitindo estar errado, fazendo promessas  que não podem ser cumpridas e não respeitando o modo de ser do filho.

Em segundo lugar “criai-os na disciplina do Senhor.” A principal passagem da Bíblia sobre a questão da disciplina está em Hb 12,5.11 – “...e já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido. Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados.” A palavra é muito clara sobre a disciplina. Às vezes é com a vara, mas da forma certa, na hora certa e com o espírito certo. E a Palavra de Deus diz que o pai vai mostrar seu amor através da disciplina. Mesmo que isso parece difícil – “Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados.” (v 11) qual é o fruto? É ajudar a criança a receber direção do Senhor. A criança que aprende a submeter a sua vontade à vontade dos pais terá disposição e facilidade em um dia entregar sua vida para Cristo, livrando sua alma do inferno. E a admoestação? “Cria-los na admoestação do Senhor.” (v 5). Admoestação pode ser entendida por amar a Deus, ter temor e a obedecer aos seus estatutos. E como base nisso que os filhos precisam ser criados.

CONCLUINDO

Seu filho precisa de você. Ele precisa ouvir da sua boca como Deus tem sido bom, e como Ele tem abençoado a sua vida e a vida de sua família. Então, não negligencie as suas responsabilidades. Ensine seu filho a ter o temor, a obedecer a Palavra do Senhor e amá-lo de todo o seu coração, de toda sua alma e com toda sua força. E não esqueça de comunicar constantemente os conceitos de Deus. Pais, vocês estão no palco da vida e seus filhos estão na platéia. Diante de pequenos olhos diariamente vocês estão fazendo um show. E este show é a maneira que vocês se relacionam entre si e a maneira que vocês se relacionam com o seu Deus. O filho irá absorver e refletir na suas atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário