quarta-feira, 18 de junho de 2014

FAMÍLIA, IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 11 – A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO.




FAMÍLIA, IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 11 – A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO.

“Portanto, se estiveres apresentando a tua oferta no altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai conciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem apresentar a tua oferta.” (Mt 5,23-24).

Deus tem algumas prioridades na vida dos seus filhos e nestes versículos nós encontramos uma delas. Observe o texto que Deus está mais preocupado com nossos relacionamentos do que com nossas ofertas. Eu acredito que qualquer exercício do nosso dom espiritual, qualquer serviço, qualquer trabalho, qualquer esforço feito em nome de Jesus Cristo, para o engrandecimento do Seu reino, é uma oferta. Deus quer a oferta, Deus quer o serviço, mas, em primeiro lugar, Ele quer um bom relacionamento com o irmão, e inclua-se aqui a esposa, o marido e os filhos.

I – O QUE A PALAVRA DE DEUS FALA

Pedro perguntou a Jesus – “Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até [quantas vezes] pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete?” (Mt 18,21). E Jesus respondeu, conhecendo o coração de Pedro – “Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.” (Mt 18,22). Jesus mencionou essa multiplicação, mas o que ele esta ensinando aqui é que nós que fomos lavados pelo sangue de Jesus Cristo e recebemos o perdão de Deus  temos a qualificação necessária para oferecer perdão a um irmão que nos ofende. Cada vez que nós deixamos de perdoar, cada vez que nós resistimos em oferecer a graça de Deus a uma outra pessoa que nos feriu, criamos uma barreira, e nessa história quem não perdoa perde tanto quanto quem não é perdoado. A Bíblia fala em Mt 18,21-35 na parábola do servo impiedoso que quando não perdoamos somos entregues ais verdugos ou atormentadores.

Acontece que, as vezes, é difícil perdoar alguém que nos magoa profundamente. Mas quando Deus nos dá a ordem de perdoar alguém. Ele mesmo nos dá poder, capacidade, disposição e sabedoria para , de coração, perdoar aquela pessoa.

Refleti nessa palavra: “Se você tem algo contra alguém e vem semanalmente trazer sua oferta diante de Deus quero dizer que Ele não esta recebendo sua oferta. Deus não está preocupando com o seu serviço, porque o que Ele requer de você é um relacionamento concertado, um relacionamento restaurado com seu marido, esposa ou filhos. E você que esta servindo obcecadamente ao Senhor procurando de alguma forma receber o sorriso de Deus, saiba que a maneira correta de receber o carinho da benção na sua vida é através de um relacionamento concertado com aquela pessoa com quem você tem uma barreira”. (Jaime Kemp).

“Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.” (Hb 12,15). Agora eu gostaria de mudar esta palavra “graça” para a palavra “graxa”. Sabe o que é graxa? Graxa é aquele óleo grosso que o mecânico coloca no cambio do seu carro para que as marchas possam engrenar e funcionar livremente sem qualquer problema. Esta graxa lubrifica as engrenagens do motor do cambio e a graxa de Deus que é a graça de Deus, lubrificam os relacionamentos conjugais, os relacionamentos familiares. Então, como resolver os conflitos familiares? Dispensando a graça para os membros da família. Paulo nos diz, varias vezes, que somos despenseiro da graça de Deus. A graça e o perdão que nós recebemos quando entregamos a nossa vida a Deus, é que servirão como “graxa” para lubrificar os relacionamentos.

Agora eu faço uma pergunta: Você esta leve, desimpedido, espontâneo, para poder servir o Senhor de todo o coração? Sem qualquer amargura, sem qualquer ressentimento, sem qualquer coisa que possa criar alguma barreira entre você e outra pessoa? Será que você tem esta liberdade? Será que você não precisa um pouquinho da “graxa” de Deus, neste momento em algum relacionamento?

CONCLUINDO


Veja a passagem de Mt 18,35 – “Assim vos fará meu Pai celestial, se de coração não perdoardes, cada um a seu irmão.” Isto é a aplicação da historia que Jesus contou para Pedro. Porque Pedro teve um problema com seu irmão e pensou em perdoa-lo somente sete vezes. Jesus diz que o homem ou a mulher que não perdoa será entregue aos verdugos. Quem não perdoa sente a mão pesada de Deus, está debaixo de atormentadores, e aos poucos vai destruindo a sua vida. A minha oração é que você deixe a graça de Deus permear sua vida, seu relacionamento e para que você possa andar diante do Senhor, e diante do seu semelhante com relacionamentos concertados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário