domingo, 13 de abril de 2014

VIVENDO NO AMOR DE DEUS - LIÇÃO 17 – QUE TIPO DE MEMBRO VOCÊ É?



VIVENDO NO AMOR DE DEUS - LIÇÃO 17 – QUE TIPO DE MEMBRO VOCÊ É?

“Caríssimo, desejo que prosperes em todos os teus empreendimentos, que estejas bem e igualmente que tua alma prospere.” (3Jo 1,2).

“1. O ancião ao caríssimo Gaio, a quem amo na verdade. 2. Caríssimo, desejo que prosperes em todos os teus empreendimentos, que estejas bem e igualmente que tua alma prospere. 3. Alegrei-me muito com a vinda dos irmãos e com o testemunho que deram da tua verdade, de como andas na verdade.  4. Não tenho maior alegria do que ouvir dizer que os meus filhos caminham na verdade. 5. Caríssimo, fazes obras de fé em tudo o que realizas para os teus irmãos, mesmo para os irmãos estrangeiros. 6. Estes, perante a comunidade, deram testemunho do teu amor. Farás bem em provê-los para a sua viagem, de um modo digno de Deus. 7. Pois por amor do seu nome partiram, sem nada receber dos pagãos. 8. Devemos, portanto, receber a tais homens, para cooperar com eles pela verdade. 9. Escrevi uma palavra à Igreja. Mas Diótrefes, homem ambicioso do poder, não nos quer receber. 10. Por isso, quando eu for aí, hei de recordar as obras que ele pratica, espalhando contra nós coisas más. Não contente com isto, ele não só recusa receber os irmãos, como até proíbe de recebê-los aos que o quereriam fazer, e os exclui da comunidade. 11. Caríssimo, não imites o mal, mas sim o bem. Quem pratica o bem nasceu de Deus. Quem pratica o mal não viu a Deus. 12. A respeito de Demétrio, todos e a mesma verdade dão testemunho, e nós também lhe damos testemunho; e tu sabes que o nosso testemunho é verdadeiro. 13. Tinha muitas coisas para te escrever, mas não quero fazê-lo com tinta e pena. 14. Espero ir ver-te em breve e então falaremos de viva voz. 15. A paz esteja contigo! Os amigos te saúdam. Saúda os amigos cada um em particular.” 3Jo 1,1-15).

I. INTRODUÇÃO.

Você gosta de escrever cartas? A verdade é que a maioria de nós é muito preguiçosa nesse ministério. É interessante notar que Deus usou Paulo, Pedro e João para edificar vidas cristãs através de cartas. De fato, a maior parte do Novo Testamento consiste de cartas e novos crentes, escritas com o objetivo de encorajá-los, guiá-los e ensiná-los na nova fé. As circunstancias e o desejo de ajudar os novos cristãos  levaram os apóstolos a manter contato com eles através de correspondência.

Nas suas cartas, João escreve como um pastor ao seu povo, preocupado em protegê-lo das tentações do mundo e dos erros dos falsos profetas, desejo de vê-lo estabelecido na fé, no amor e na santidade. Na sua terceira carta, João menciona o nome de três membros da igreja, e através disso temos uma noção da vida dos membros de uma igreja primitiva. Estes três membros, Gaio (vs. 1-8), Diótrefes (vs 9-11), e Demétrio (v 12), têm lições preciosas para nós, membros da Igreja  de Cristo no século XX1.

II. GAIO: UM MEMBRO FIEL – (vs. 1-8).

O destinatário da carta é um irmão amado chamado Gaio. Ninguém sabe quem era Gaio, que tinha um nome tão comum como João da Silva! Provavelmente, João, o apóstolo, era seu pai espiritual (v 4). Como João se preocupava com seus filhos na fé! João enviou uma saudação uma saudação bem interessante a Gaio, desejando que sua condição física fosse um reflexo da sua condição espiritual.
Alguns haviam visitado a igreja de Gaio, onde ele era um dos lideres, e trouxeram a João notícias muito animadoras a respeito dele. Gaio era um membro fiel – um membro de confiança. Veja três qualidades da sua fidelidade.

1. Fidelidade á verdade (v 3) – Gaio demonstrou fidelidade doutrinária “com o testemunho que deram da tua verdade, de como andas na verdade.”. Se há uma necessidade maior em dia, em nossas igrejas, é de mais fidelidade doutrinária. Quantos membros em nossas igrejas não têm a minima ideia a respeito da sã doutrina! De fato, são como “Para que não continuemos crianças ao sabor das ondas, agitados por qualquer sopro de doutrina, ao capricho da malignidade dos homens e de seus artifícios enganadores”. Davi expressou bem: “Eis que desejas que a verdade esteja no íntimo; faze-me, pois, conhecer a sabedoria no secreto da minha alma.” (Sl 51,6).

2. Fidelidade no comportamento (v 4) – A grande alegria de João foi ver seu filho na fé “andar na verdade”. É bom notar que o nosso comportamento como crentes depende da nossa posição doutrinária. O crente que é instável na sua posição doutrinária vai demonstrar instabilidade no seu comportamento como cristão. É importante o que cremos. Gaio era um cristão transparente – não houve dicotomia entre a sua profissão e a sua prática, entre a sua doutrina cristã e a sua ética cristã – “Exorto-vos, pois, - prisioneiro que sou pela causa do Senhor -, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados,” (Ef 4,1).

3. Fidelidade no serviço (vs 5-8) – João agora fala do “teu amor” (v 6). Ele praticava a hospitalidade, mesmo aos estrangeiros. Esse é um princípio básico bíblico, muito praticado na Igreja primitiva e hoje pouco praticada nas igrejas. A hospitalidade deve ser praticada por todos os cristão (Rm 12,13; hb 13,2; 1Pd 4,9), pelas viúvas (1Tm 5,10) e pelos presbíteros (1Tm 3,2; Tt  1,8). Devemos praticar a hospitalidade, “Não vos esqueçais da hospitalidade, pela qual alguns, sem o saberem, hospedaram anjos.” (Hb 13,2).
No contexto desses versículos notamos que as pessoas que receberam a hospitalidade da parte de gaio eram obreiros que “saíram” com o evangelho “por causa do nome” de Jesus. Provavelmente, eram evangelistas itinerantes – mensageiros da cruz de Cristo.

III. DIÓTREFES: UM MEMBRO EGOCÊNTRICO (vs. 9-11).

Diótrefes era oposto de Gaio. Gaio era um cristão que andava na verdade, amava os irmãos e praticava a hospitalidade aos estrangeiro. Diótrefes só amava a si mesmo e se recusava receber os evangelistas itinerantes; por ainda é que não deixava ninguém mais recebê-los! É inconcebível que esses dois fossem membros da mesma igreja! Mas esta é a realidade. Na igreja visível temos o joio misturado com o trigo.
João havia escrito uma carta a Diótrefes, que a destruiu ou, pelo menos, rejeitou a sua orientação e a autoridade apostólica. Quantos membros de igreja temos como Diótrefes! Veja cinco características desse homem.

1. Espírito egoísta – “Mas Diótrefes, homem ambicioso do poder” (v 9) – Diótrefes não quis aceitar o segundo lugar, tinha de ser o primeiro. É um espírito muito semelhante aos dos discípulos carnais. Tiago e João, em Mc 10.34-41 – os melhores lugares. É muito fácil usar os trabalhos da igreja para nos promover, e não ao Senhor. O problema mais profundo é que recusamos colocar Cristo em primeiro lugar. “Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo” (Gl 6,14). Um membro ambicioso é um grande problema em qualquer igreja.

2. Atitude orgulhosa – “não nos quer receber.” (v 9) – Diótrefes se recusou a aceitar a orientação de um crente mais experimentado. Ele sabia tudo. Ninguém podia ensinar-lhe algo. Era um homem cheio de si. A palavra de Pedro aqui é muito válida – “cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” (1Pd 5,5).

3. Língua maliciosa – “proferindo contra nós palavras maliciosas” (v 10) – Quando estamos doentes e visitamos o médico, às vezes, a primeira coisa que ele pede é: “deixe-me ver sua língua!”. Examinando a nossa língua, muitas vezes, ele sabe qual é o problema interior. Como nossa língua apresenta um sintoma do estado do nosso coração! Tiago tinha razão quando disse que “a língua é fogo” (Tg 3,6). Tantas vezes agimos como Diótrefes, com a linguá “bendizemos ao Senhor e Pai, também, com ela, amaldiçoamos os homens... De uma só boca procede bênção e maldição”. E Tiago acrescenta – “Meus irmãos, não conveniente que estas coisas sejam assim” (Tg 3,9-10).

4. Influência perniciosa – “ele não só recusa receber os irmãos, como até proíbe de recebê-los” (v 10) – Diótrefes era um líder em potencial, mas fracassou. Parece qua havia brigado com alguns irmãos na igreja e queria que todos os demais membros compartilhassem as suas brigas e tivessem o mesmo espírito contencioso, o mesmo espírito de amargura.

5. Exemplo pecaminoso – “não imites o mal” (v 11). – Gaio, não siga esse exemplo que não presta! O problema de Diótrefes foi amor a si mesmo e não amor a Cristo ate ao trabalho do Senhor. Que possamos dizer como Paulo: “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.” (1Cor 11,1).

IV. DEMÉTRIO: UM MEMBRO COM BOM TESTEMUNHO (v. 12).

“Quanto a Demétrio, todos lhe dão testemunho”
Todo mundo falava bem dele – João, Gaio, a Igreja e a Verdade. Ele tinha um testemunho fiel “para com os que são de fora” (Cl 4,5). Ele cumpriu a orientação de Paulo à liderança da igreja em 1Tm 3,7. João não escreveu mais nada a respeito de Demétrio, mas isso é suficiente!

V. CONCLUSÃO.

Deus pode fazer dos escombros de uma vida trágica como a de Diótrefes uma vida bonita como a de Demétrio. A graça de Deus pode pegar um Simão fracassado e transformá-lo num Cefas (uma rocha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário