sexta-feira, 18 de abril de 2014

FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 02 – ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE.



FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 02 – ATÉ QUE A MORTE NOS SEPARE.

“...e unir-se-á à sua mulher” (Gn 2,24b).

O verbo unir significa cimentar, colar ou grudar. Quando Deus ordena que o homem se uma a sua mulher Ele quer dizer que eles devem estar colados, como duas folhas de papel em branco. Uma folha representa a noiva e a outra noiva representa o noivo. Se passarmos cola nos papéis e os unirmos estaremos representando, então, este sentimento revelado no v 24. As duas folhas viram uma só, mais espessa, mais resistente, mas caso queiram separa-las, ambas vão se romper. Porque a idéia original de Deus para p casamento era que ele fosse permanente. Jesus quando perguntado, pelos fariseus, em Mt 19,3-9, sobre a questão do divorcio, respondeu que o único caso que justificaria o divórcio seria a infidelidade, mas só porque o coração do homem é duro. Ele fez aquelas pessoas voltarem ao inicio e citou, então, Gn 2,24, mostrando que, na mente de Deus, o casamento só era ser desfeito pela morte. Até que a morte os separe tem a idéia de compromisso completo, por isso quando um casal está no altar, diante de Deus, diante da igreja e dos familiares, o voto, a promessa, que se faz é uma coisa muito séria. Nossa sociedade não valoriza a palavra, os compromissos são muitos fracos, por causa disso estamos encontrando muita gente recorrendo ao divórcio.

I – A FELICIDADE É FRUTO DA OBEDIENCIA AOS PRECEITOS DIVINOS.

Há um tempo, um colega de serviço me procurou e me fez três perguntas:

1 – “Você acha que Deus è um Deus de amor?” É claro, a Palavra de Deus é muito clara, Deus é um Deus de amor, eu respondi
2 – “Você acha que Deus é um Deus de compaixão?” Sim, eu creio que Deus também é  um Deus de compaixão e a sua Palavra confirma isto.
3 – “Você acha que Deus é um Deus de misericórdia?” sim, creio que Deus é um Deus de misericórdia. 

“Então, Marco, você deve crer que Deus quer a minha felicidade”. Eu disse para o meu colega de serviço. Espera ai, eu não sei aonde você quer chegar! Dependendo das circunstancias eu não sei se Deus está interessado na sua felicidade ou não. Então, ele confessou ter encontrado  a sua felicidade. E eu falei: Encontrado a sua felicidade? Mas você é um homem casado há vinte anos, você tem três filhos adolescentes! Como você me diz ter encontrado a sua felicidade agora? Ele me disse: “Vivo com minha mulher há muitos anos, mas não sou feliz. Tenho agüentado esse casamento, mas não sou realizado. E agora apareceu uma mulher que me valoriza, e que me faz feliz”. Eu respondi: “Deus não esta interessado na sua felicidade, pelo menos na por este caminho. E seus filhos adolescentes? O que é que eles vão dizer?” “Há! Meus filhos podem se virar”. E eu disse: “Você é um egoísta! Você foi impactado pela sociedade, pelo humanismo. O humanismo diz que Deus não é o centro do seu mundo, do seu universo, que ele foi colocado de lado. E agora, o homem é o centro do seu universo. Então, o que é importante é o que ele pensa, a sua realização, a sua satisfação. O que você fez foi tirar Deus do trono da sua vida e colocou a si mesmo no trono. E, agora, o que é importante não é a lei de Deus, nem a sua esposa, nem os seus filhos adolescentes. O que é importante é a felicidade. Deus não está interessado na sua felicidade. E o pior é que você vai se casar com esta mulher e não vai encontrar felicidade. Daqui a alguns anos, quem sabe, você apareça perante mim dizendo: ‘Marco, eu encontrei uma outra felicidade!’ Por que? Porque a sua segunda mulher também não fez você feliz”.

CONCLUINDO

Não há como ter absoluta felicidade conjugal sem compromisso, isto é, sem estar cimentado, colado ou grudado. E mais, a incapacidade dos pais se relacionarem, interfere na vida dos filhos. Esse compromisso é importante, especialmente numa sociedade totalmente descomprometida. Seja na igreja, no emprego, na escola, no governo, na policia, em todos os setores da sociedade existe uma infidelidade. E isto, também, tem impactado nosso relacionamento conjugal, infelizmente. Mas uma coisa, não é possível, você se comprometer se você não deixou. Por isso o Espírito Santo colocou em primeiro lugar, a primeira base o deixar mamãe e papai para então poder se unir ao seu cônjuge, sua esposa, seu marido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário