domingo, 13 de abril de 2014

FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 01 – DEIXAR PAI E MÃE.




FAMÍLIA - IDEIA DE DEUS - LIÇÃO 01 – DEIXAR PAI E MÃE.

“Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe.” (Gn 2,24a).

Deixar pai e mãe. Este é a primeira ordem que Deus dá ao novo casal. Mas, o que é deixar? Deixar aqui não significa abandonar ou renegar os pais. Significa assumir uma nova função. No dia do casamento o homem deixa a função de filho. Ele sempre vai ser filho de seus pais, mas, agora, sua função é ser marido. E, a mulher, também, no dia do seu casamento, deixa a função de filha e assume a função de esposa. O que nós temos então? Temos uma mulher funcionando como esposa e um homem funcionando como marido. Agora, o que acontece quando o homem deixa de funcionar como marido e ainda funciona como filho? Ou a mulher deixa de funcionar como esposa e continua funcionando como filha? Há, então, um grande problema no casamento. Por isso, Deus estabeleceu para o casamento como base o DEIXAR.

I – TRES FORMAS DE DEIXAR.

Esse deixar tem três aspectos importantes: 
Um deixar geográfico; 
Um deixar financeiro;
Um deixar emocional.

O deixar geográfico ou físico: em outras palavras é: não morar com a sogra. Sabe, a sogra é maravilhosa! Há sogras que se tornam mães. Há homens e mulheres que sabem administrar o relacionamento com noras e genros. Mas não são todos. E, por isto, Deus deixa muito claro que o homem e mulher devem deixar. Isto quer dizer, não morar na mesma casa com os sogros. 

O deixar financeiro: quando casamos nós temos nossas finanças separadas da família onde fomos criados. Agora já somos gente grande, nós vamos nos sustentar, não vamos mais depender do papai e da mamãe. Não se enrole financeiramente com parentes, a palavra de Deus diz que o dinheiro separa os maiores amigos – “As riquezas granjeiam muitos amigos; mas do pobre o seu próprio amigo se separa.” (Pr 19,4). Provavelmente a maioria de nós tem uma ilustração familiar de um parente que tomou dinheiro emprestado de alguém da família e não devolveu, não pagou como prometeu pagar e isto criou uma barreira familiar. O dinheiro se torna uma arma nas mãos do diabo para separar famílias, criar dissensões, brigas, desentendimentos e amarguras.

O deixar emocional: vou chamar José e Maria para me ajudar a ilustrar este deixar. José e a Maria são casados há uns cinco meses. José tem um bom emprego, Maria é dona de casa. Ela está em casa a tarde, então pensa – “O que vou fazer para o meu marido?” – ela resolve preparar um bom jantar para seu marido e pensa – “Sobremesa? Que vou fazer? Ah! Já sei, eu vou fazer uma coisa que eu sei que ele vai gostar. Ele sempre fala do pudim de leite da mamãe. Vou fazer o pudim de leite da mamãe.” – Então ela pega o livro de receita (ela ainda não decorou como a mamãe) e faz um pudim bonito. Põe na geladeira. José chega em casa, toma o seu banho, os dois vão para a mesa e jantam. Depois do jantar, surpresa, chegou a hora da benção, a hora da sobremesa. Maria vai com todo o orgulho e leva aquele pudim que ela fez com tanto carinho, coloca na frente do maridão. José olha e diz – “Oh, queridinha, você fez o pudim como minha mamãe!” – José, da licença, não é o pudim da mamãe! Você casou com a Maria, é o pudim dela! Maria serve um pedação do pudim e da para José, ele pega a primeira colherada, põe na boca e faz uma careta e diz par sua esposa – “Querida, você precisa aprender a fazer o pudim de leite da minha mamãe! José ainda não saiu de debaixo da saia da mamãe. Casado há cinco meses com Maria, e ainda tem dificuldade de deixar emocionalmente a sua mãe e, neste caso, o pudim da mamãe.”

CONCLUINDO

Homens, solteiros e casados! Quem casa com Maria casa com o pudim dela. Que casa com Maria com o bife duro dela. Quem casa com Maria casa com o feijão e o arroz queimado dela. Agora, deixe-me perguntar. Maridão, você acha que há problema no seu casamento por não ter deixado sua mãe? Esposa, há problema no seu casamento por não ter deixado sua mãe ou seu pai? É bom parar e avaliar porque é uma das coisas que o encardido está usando para causar tensões e pressões dentro do casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário