sábado, 22 de março de 2014

VIVENDO NO AMOR DE DEUS - LIÇÃO 14 – O TESTEMUNHO: A CHAVE PARA FÉ



VIVENDO NO AMOR DE DEUS - LIÇÃO 14 – O TESTEMUNHO: A CHAVE PARA FÉ

“E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho.” (1Jo 5,11).

I. INTRODUÇÃO.

O apóstolo João mostra quatro evidências ou testemunhos de que Jesus é o Filho de Deus e que tem em Seu domínio a vida eterna. Durante todo o capítulo, ele nos apresenta Jesus como o fundamento da nossa confiança em Deus (1Jo 5,1.5.10.13). Várias vezes, o autor sagrado se refere a Cristo como o Filho de Deus (1Jo 1,3-7; 2,22-24; 3,23; 4,9-14). Ele quer mostrar aos seus leitores as evidências de que Jesus é o filho de Deus e tem em Seu controle a vida eterna.

II. O TESTEMUNHO DO BATISMO (ÁGUA).

No batismo de Jesus, o Pai testemunhou a Seu respeito (Mt 3,13-17). Isso não quer dizer que Ele passo a ser filho de Deus após o batismo, como diziam os gnósticos. Jesus sempre o foi – “...ao passo que do Filho diz: O teu trono, ó Deus, subsiste para a eternidade.”(Hb 1,8). No batismo, estava iniciando a Sua missão salvadora. Ele estava Se revelando como o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo – “No dia seguinte, João viu Jesus que vinha a ele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” (Jo 1,29). Ele deixa a Sua vida privada e começa a vida pública. O Seu batismo é o testemunho da manifestação pública de Jesus, primeiramente a Israel e depois o mundo – “32. (João havia declarado: Vi o Espírito descer do céu em forma de uma pomba e repousar sobre ele.) 33. Eu não o conhecia, mas aquele que me mandou batizar em água disse-me: Sobre quem vires descer e repousar o Espírito, este é quem batiza no Espírito Santo. 34. Eu o vi e dou testemunho de que ele é o Filho de Deus. (Jo 1,32-34).

III. O TESTEMUNHO DA CRUCIFICAÇÃO (SANGUE).

O Cordeiro de Deus, para tirar o pecado do mundo, deveria derramar o Seu sangue, sem o que não haveria remissão – “Aliás, conforme a lei, o sangue é utilizado, para quase todas as purificações, e sem efusão de sangue não há perdão.” (Hb 9,22). Somente o sangue de Jesus pode nos purificar de todo pecado – “Se, porém, andamos na luz como ele mesmo está na luz, temos comunhão recíproca uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1Jo 1,7).

Jesus efetivamente foi crucificado – “45. Desde a hora sexta até a nona, cobriu-se toda a terra de trevas. 50. Jesus de novo lançou um grande brado, e entregou a alma. 51. E eis que o véu do templo se rasgou em duas partes de alto a baixo, a terra tremeu, fenderam-se as rochas. 52. Os sepulcros se abriram e os corpos de muitos justos ressuscitaram. 53. Saindo de suas sepulturas, entraram na Cidade Santa depois da ressurreição de Jesus e apareceram a muitas pessoas. 54. O centurião e seus homens que montavam guarda a Jesus, diante do estremecimento da terra e de tudo o que se passava, disseram entre si, possuídos de grande temor: Verdadeiramente, este homem era Filho de Deus! (Mt 27,45.50-54), submeteu-Se voluntariamente à morte para nos salvar – “17. O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. 18. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou de mim mesmo e tenho o poder de a dar, como tenho o poder de a reassumir. Tal é a ordem que recebi de meu Pai.” (Jo 10,17-18); “que se entregou por nossos pecados, para nos libertar da perversidade do mundo presente, segundo a vontade de Deus, nosso Pai,” (Gl 1,4). Este é o testemunho a ser dado, que Cristo morreu uma vez por todas – “que não tem necessidade, como os outros sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro pelos pecados próprios, depois pelos do povo; pois isto o fez de uma só vez para sempre, oferecendo-se a si mesmo.” (Hb 7,27) e Seu sacrifício é suficiente para nos salvar, mesmo sendo nós ainda pecadores – “Mas eis aqui uma prova brilhante de amor de Deus por nós: quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós.” (Rm 5,8). A salvação, que para nós é de graça – “Porque é gratuitamente que fostes salvos mediante a fé. Isto não provém de vossos méritos, mas é puro dom de Deus.” (Ef 2,8), para Jesus custou o Seu precioso sangue – “19. o Cordeiro imaculado e sem defeito algum, aquele que foi predestinado antes da criação do mundo 20. e que nos últimos tempos foi manifestado por amor de vós. 21. Por ele tendes fé em Deus, que o ressuscitou dos mortos e glorificou, a fim de que vossa fé e vossa esperança se fixem em Deus.” 1Pd 1,19-21). Esse é o testemunho que devemos prestar em todo tempo – “5. Porque há um só Deus e há um só mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo, homem 6. que se entregou como resgate por todos. Tal é o fato, atestado em seu tempo;” 1Tm 2,5-6).

“Foi um sacrifício mais que humano, mais que angélico, foi divino (B.C. Caffin).

IV. O TESTEMUNHO DO ESPÍRITO.

O Espírito Santo é testemunho do início do ministério de Jesus  pele seu batismo – “16. Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus.

17. E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição.” (Mt 3,16-17). De fato, o papel do Espírito Santo é dar testemunho de Cristo – “Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.” (Jo 15,26). O Espírito Santo não dá testemunho de Si mesmo, não pede adoração nem recebe oração, conquanto nos ajuda a orar melhor – “26. Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis. 27. E aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos, segundo Deus.” (Rm 8,26-27). O Espírito atuou nos apóstolos para ajudá-los a testemulhar de Cristo (At 2; 4,31). Ele age para que o senhorio de Jesus seja pleno – “E sei que esse homem - se no corpo ou se fora do corpo, não sei; Deus o sabe” (2Cor 12,3). O Espírito Santo testemunha a verdade – “Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.” (Jo 15,26), e o Seu testemunho é de vital importancia porque não há Nele erro ou fraude visto que Ele é santo. O seu testemunho é que Jesus é Messias e o filho de Deus.

V. O TESTEMUNHO DOS QUE CREEM.

Os que creem no Filho de Deus  têm o testemunho da verdade em si próprios – “Aquele que crê no Filho de Deus tem em si o testemunho de Deus. Aquele que não crê em Deus, o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho.” (1Jo 5,10). É o testemunho de que Deus lhes deu vida eterna através do filho – “E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho.” (1Jo 5,11). A genuína fé em Jesus Cristo acontece na mente. Os crentes em Cristo têm consciência de que o grande amor de Deus lhes deu vida eterna – “E vós outros estáveis mortos por vossas faltas, pelos pecados” (Ef 2,1).

A certeza da salvação não é uma invenção de nossa mente, mas uma realidade espiritual completa e definitiva. O crente pode ter segurança que é salvo. Vejamos alguns motivos:

1. A segurança da salvação não é baseada em sentimento ou circunstancias (saúde, prosperidade financeira, condições de vida, ambiente).
2. A segurança da salvação é baseada no testemunho do Espírito Santo – “O Espírito mesmo dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus.” (Rm 8,16); “A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” (Gl 4,6).
3. A segurança da salvação é baseada na palavra de Deus – “Aquele que crê no Filho de Deus tem em si o testemunho de Deus. Aquele que não crê em Deus, o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho.” (1Jo 5,10); “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna e não incorre na condenação, mas passou da morte para a vida.” (Jo 5,24); “porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Jl 3,5).” (Rm10,13).
4. A segurança da salvação é baseada na vida transformada – “Nós sabemos que fomos trasladados da morte para a vida, porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.” (1Jo 3,14); “Todo aquele que está em Cristo é uma nova criatura. Passou o que era velho; eis que tudo se fez novo!” (2Cor 5,17).

VI. OS QUATRO TESTEMUNHOS COMBINADOS.

Todos os testemunhos apresentados t~em o mesmo propósito – “7. São, assim, três os que dão testemunho: 8. o Espírito, a água e o sangue; estes três dão o mesmo testemunho.” (1Jo 5,7-8): mostrar que Jesus é o Filho de Deus e que quem nele crê tem a vida eterna. O testemunho é unânime, não há contradição ou evidências contrárias. Numa só voz, esses testemunhos declaram que Jesus é o Filho de Deus e Salvador do mundo.

Na Trindade, sempre haverá uma unidade de propósito. Semelhantemente, os crentes são chamados a buscar uma unidade espiritual – “eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e o mundo reconheça que me enviaste e os amaste, como amaste a mim.” (Jo 17,23); “Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo.” (Ef 4,3.13); “Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento.” (1Cor 1,10).

VII. CONCLUSÃO.

1. Esses testemunhos aumentam a nossa aceitação em relação ao plano salvador exposto na obra de Cristo. Temos, além do testemunho dos homens, o testemunho de Deus, que é maior – “Aceitamos o testemunho dos homens. Ora, maior é o testemunho de Deus, porque se trata do próprio testemunho de Deus, aquele que ele deu do seu próprio Filho.” (1Jo 5,9). O testemunho de Deus é perfeito e merece toda a aceitação – “Eis uma verdade absolutamente certa e merecedora de fé: Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o primeiro.” (1Tm 1,15); “Eis uma verdade absolutamente certa e digna de fé:” (1Tm 4,9). O Espirito Santo não pode mentir. “Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão.” (Jo 16,13).

2. Rejeitar esses testemunhos é ajeitar a vida eterna – “Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1Jo 5,12). Se alguém não acreditar em Deus, em quem mais poderá acreditar? Os que se perdem o fazem por não crer em Jesus como o filho de Deus, O qual tem em Si a vida eterna – “10. Aquele que crê no Filho de Deus tem em si o testemunho de Deus. Aquele que não crê em Deus, o faz mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11. E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12. Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” (1Jo 5,10-12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário