sexta-feira, 28 de março de 2014

A HISTÓRIA DO POVO DE DEUS - LIÇÃO 21 – OS ÚLTIMOS DIAS DE DAVI.



A HISTÓRIA DO POVO DE DEUS - LIÇÃO 21 – OS ÚLTIMOS DIAS DE DAVI.

1.    UM CENSO SEM BOM SENSO (2Sm 24,1-25).

Qual é o problema em realizar um censo? Nenhum. A não ser que o orgulho e a autoconfiança tenham sido a motivação maior. Davi queria saber o tamanho do império que adquirira, e assim ter confiança na própria segurança baseada no tamanho das reservas que pudesse convocar em tempos de guerra. Gloriar-se no poderio humano é o algo a que o Senhor sempre vai Se opor (“Deus, porém, dá uma graça ainda mais abundante. Por isso, ele diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes (Pr 3,34)”. (Tg 4,6)). Fica evidente que Davi queria averiguar o crescimento de sua nação. Isso foi julgado com três dias de pestilência. Morreram 70 mil pessoas (é muita gente!) de Dã até Bersabéia, isto é, desde o extremo norte até extremo sul do pais – “Mandou, pois, o Senhor a peste a Israel, desde a manhã daquele dia até o prazo marcado. Ora, foi nos dias da colheita do trigo que o flagelo começou no povo, e morreram setenta mil homens da população, desde Dã até Bersabéia”. (2Sm 24,15)
A indiferença fez Davi errar, pois Joabe tentou alerta-lo, mas ele não lhe deu ouvidos. A soberba ofuscou seu entendimento (2Sm 24,3-4).

2.    OS ÚLTIMOS ATOS DE DAVI (1Rs 2,1-4; 1Cr 28,9-10).

a)    Aos oficiais.

Ordenou que:

Þ     Ajudassem a Salomão – “Davi mandou a todos os chefes de Israel ajudar Salomão, seu filho:” (1Cr 22,17).
Þ     Buscassem ao Senhor de corações e alma – “Aplicai-vos, pois, de todo o vosso coração e vossa alma a buscar o Senhor vosso Deus. Construí o santuário do Senhor Deus, para trazer a arca da aliança do Senhor e os utensílios sagrados de Deus ao templo que será edificado ao nome do Senhor”. (1Cr 22,19).
Þ     Guardassem todos os mandamentos do Senhor – “Agora, em presença de todo o Israel, da assembléia do Senhor, em presença de nosso Deus, que nos ouve, guardai e observai comigo todos os mandamentos do Senhor, nosso Deus, para manter a posse desta excelente terra, e ome-la a vossos filhos que vos seguirão para sempre”. 1Cr 28,8).

b)    A Salomão.

Deu instruções. Homens sábios costumam dar instruções aos sacerdotes antes de morrer. Foi assim com Moisés (Dt 31,1-8); Josué (Js 23,1-16); Jesus (Lc 24,44-49), Paulo (2Tm 4,1-5) e outros. Davi instruiu Salomão  a que obedecesse aos decretos, mandamentos, ordenanças e testemunhos do Senhor, que é a obrigação de todo o rei, e que tivesse a coragem requerida de um governante (1Rs 2,1-4). Passou-lhe a planta do templo e ordenou sua construção (1Cr 28,11-21).

 
c)    Ao povo.

Apresentou Salomão como escolhido de Deus para continuar governado Israel (1Cr 29,1-9). Também deu exemplo de como se deve adorar a Deus (1Cr 29,10-22).

3.    MORTE DE DAVI (1Cr 29,28).

“Faleceu numa feliz velhice, carregado de dias, de riquezas e de glória. Seu filho Salomão sucedeu-lhe no trono”. (1Cr 29,28).

Charles Swindoll afirmou que “quando um homem de Deus morre, nada de Deus morre”. Por isso, apesar do momento de fraqueza e derrota, Davi terminou a vida  de maneira gloriosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário