domingo, 16 de março de 2014

VIVENDO NO AMOR DE DEUS - LIÇÃO 13 – A VITÓRIA NA FÉ



VIVENDO NO AMOR DE DEUS - LIÇÃO 13 – A VITÓRIA NA FÉ

“porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” (1Jo 5,4).

      I.        INTRODUÇÃO.

Todos nós queremos ter uma vida cristã vitoriosa, aquela vida abundante, realizada, constante na obra do Senhor, perseverante na oração, cheia de fruto do Espírito Santo – “O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância.” (Jo 10,10); “22. Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, 23. brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei.” (Gl 5,22-23).

No entanto, a vida vitoriosa está diretamente relacionada à dependência da vitória de Cristo – “14. cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz. 15. Espoliou os principados e potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz.” (Cl 2,14-15) e á prática de exercícios  espirituais, os quais  João destaca. São eles.

    II.        A FÉ EM JESUS.

“1. Todo o que crê que Jesus é o Cristo, nasceu de Deus; e todo o que ama aquele que o gerou, ama também aquele que dele foi gerado. 2. Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos. 3. Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos, 4. porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 5. Quem é o vencedor do mundo senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus? (1Jo 5,1-5).

Quando recebemos a Cristo em nosso coração, apropriamo-nos de Sua vitória na cruz. Ali, Ele venceu o inimigo de nossa alma – “14. cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz. 15. Espoliou os principados e potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz.” (Cl 2,14-15). Venceu, na ressurreição, a morte (1Cor 15,4-20). Os que creem em Cristo estão inseridos na vitória Dele, visto que somos participantes da natureza divina – “Por elas, temos entrado na posse das maiores e mais preciosas promessas, a fim de tornar-vos por este meio participantes da natureza divina, subtraindo-vos à corrupção que a concupiscência gerou no mundo.” (2Pd 1,4). Nós temos a fé que uma vez foi dada aos santos – “Caríssimos, estando eu muito preocupado em vos escrever a respeito da nossa comum salvação, senti a necessidade de dirigir-vos esta carta para exortar-vos a pelejar pela fé, confiada de uma vez para sempre aos santos. (Jd 1,3), que vence o mundo, mas que também revela que Jesus é o Filho de Deus. O senhor Jesus tem sido vitorioso sobre o mundo – “Foi assim que o poder do Senhor fez crescer a palavra e a tornou sempre mais eficaz.” (At 19,20); “Meus irmãos, quero fazer-vos saber que os acontecimentos que me envolvem estão redundando em maior proveito do Evangelho.” (Fl 1,12). Os servos de Deus, pela fé, também podem vencê-lo – “Mas graças sejam dadas a Deus, que nos concede sempre triunfar em Cristo, e que por nosso meio difunde o perfume do seu conhecimento em todo lugar.” (2Cor 2,14). Os heróis de Hebreus 11 venceram a hostilidade do mundo pela fé. Nós somos vitoriosos quando amamos os irmãos – “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (1Jo 4,7), quando praticamos a justiça – “Se sabeis que ele é justo, sabei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.” (1Jo 2,29) e quando abandonamos o pecado – “Todo o que é nascido de Deus não peca, porque o germe divino reside nele; e não pode pecar, porque nasceu de Deus.” (1Jo 3,9).

Sem a fé salvadora, é impossível vencer o mundo. João usa as expressões “que... senão” (v5) para mostrar que aqueles que não conhecem a Cristo são vencidos pelo mundo. Fora de Cristo, os homens são escravos do pecado e do mundo – “Agora, porém, conhecendo a Deus, ou melhor, sendo conhecidos por Deus, como é que tornais aos rudimentos fracos e miseráveis, querendo de novo escravizar-vos a eles?” (Gl 4,9); “Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que seja reduzido à impotência o corpo (outrora) subjugado ao pecado, e já não sejamos escravos do pecado. 17. Graças a Deus, porém, que, depois de terdes sido escravos do pecado, obedecestes de coração à regra da doutrina na qual tendes sido instruídos. 18. E, libertados do pecado, vos tornastes servos da justiça. 19. Vou-me servir de linguagem corrente entre os homens, por causa da fraqueza da vossa carne. Pois, como pusestes os vossos membros a serviço da impureza e do mal para cometer a iniquidade, assim ponde agora os vossos membros a serviço da justiça para chegar à santidade. 20. Quando éreis escravos do pecado, éreis livres a respeito da justiça.” (Rm 6,6.17-20). Se o mundo está morto para nós e nós para o mundo – “Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.” (Gl 6,14), então não estamos disponíveis para ele. Nosso corpo, como santuário do Espírito Santo, está disponível somente para Deus – “16. Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” 17. Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado - e isto sois vós. (1Cor 3,16-17).

   III.        O AMOR AOS IRMÃOS.

“Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: se amamos a Deus e guardamos os seus mandamentos.” (1Jo 5,2).

Nesta epístola, João fala muito do amor aos irmãos (1Jo 2,10; 3,10-18; 4,7-8; 10,21). Os que amam a Deus amam aos que Dele são nascidos, porque são a Sua imagem – “Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher.” (Gn 1,27); “Somos obra sua, criados em Jesus Cristo para as boas ações, que Deus de antemão preparou para que nós as praticássemos.” (Ef 2,10). Amar os filhos de Deus (v 2) é olhá-los com os olhos do Pai celestial, é ser um instrumento nas mãos de Deus para amar e abençoar outras vidas. Às vezes, em nossas músicas, declaramos o nosso amor aos irmãos. Poucas vezes, no entanto, essa declaração se transforma em serviço de amor. É mais fácil amar só de palavra – “Meus filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas por atos e em verdade.” (1Jo 3,18). O amor precisa ter seu lado prático e não somente o contemplativo, pois o amor aos irmãos é uma prova incontestável de que amamos a Deus.

  IV.        OBEDIÊNCIA A DEUS.
“Eis o amor de Deus: que guardemos seus mandamentos. E seus mandamentos não são penosos,” (1Jo 5,3).

A vida vitoriosa está diretamente ligada a uma vida de obediência à palavra de Deus. A obediência é um claro sinal de amor - “Se me amais, guardareis os meus mandamentos. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele.” (Jo 14,15-21).

Em nossas orações, muitas vezes, declaramos que queremos ser mais que vencedores, mas não nos dispomos a obedecer à vontade de Deus explícita nas Escrituras. Para alguns, sacrificar, prestar cultos, se torna mais fácil que obedecer. Deus requer primeiro a obediência – “Samuel replicou-lhe: Acaso o Senhor se compraz tanto nos holocaustos e sacrifícios como na obediência à sua voz? A obediência é melhor que o sacrifício e a submissão vale mais que a gordura dos carneiros.” (1Sm 15,22). A verdade é que os crentes que não se preocupam em obedecer à palavra de Deus serão sempre derrotados e frustrados em seus alvos. Davi tomou a decisão de guardar os mandamentos do Senhor, para não pecar contra Ele – “11 Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.” (Sl 119,11). Segundo este, os que observam a lei do Senhor são felizes e vitoriosos – “2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. (Sl 1,2-3). Para os que acham dificli obedecer aos mandamentos, João afirma que eles não são penosos. Não são difíceis de cumprir, pois o fardo de Cristo é leve – “Porque meu jugo é suave e meu peso é leve.” (Mt 11,30) e a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável – “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso espírito, para que possais discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, o que lhe agrada e o que é perfeito.” (Rm 12,2).

Além de tudo, o amor de Cristo nos constrange a obedecê-Lo. Pessoas amadas servem melhor – “O amor de Cristo nos constrange, considerando que, se um só morreu por todos, logo todos morreram.” (2Cor 5,14).

Tome hoje a decisão de ser mais obediente à palavra dp Senhor. Leia a Bíblia com mais frequência e se disponho a guardar os seus preceitos. Veja como se pode ser vitorioso na obediência à Palavra.

1.    Abraão obedeceu a Deus e recebeu o cumprimento de Suas promessas (Gn 12,1-).
2.    Moisés foi fiel ao chamamento de Deus e teve um minístério abençoadissimo (Êx 3,1-22).
3.    Samuel atentou para a voz do Senhor e se tornou para a voz do Senhor e se tornou um grande profeta (1Sm 3,1-14).
4.    Paulo foi obediente à visão celestial, e Deus o usou imensamente (At 26,19).
Os que obedecem à palavra de Deus nunca se decepcionarão; o sucsso é garantido.
    V.       
CONCLUSÃO.
Se os três pontos: fé em Cristo, amor aos irmãos e obediência a Deus forem seguidos, teremos vitória sobre o mundo.
O mundo, que juntamente com a carne – (Gl 5,16-21) e o diabo (1Pd 5,8) fazem a oposição à nossa vida cristã, pode ser vencido.
O que crê em Cristo está acima desse sistema mundano de valores. Maior é aquele que está em nós (1Jo 4,4)

O mundo é primeiramente derrotado pela cruz (Gl 6,14), depois, pelos que estão em Cristo. Não devemos nos conformar com o mundo (Rm 12,2) nem imitar os habitantes da terra (Dt 12,29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário