sábado, 16 de fevereiro de 2013

DOUTRINA DOS ANJOS - LIÇÃO 06 – O Ministério Especial Dos Anjos.



Além do ministério desenvolvido pelos anjos, mencionado no capítulo interior, destacaremos neste capitulo algumas funções exercidas  por eles. Embora estejam sempre à  disposição do Senhor, para cumprir aquilo que lhes è determinado, há tarefas que desempenham rotineiramente.

I.                  OS ANJOS ADORAM E LOUVAM A DEUS.

No lugar de sua habitação os anjos não estão inativos. Uma das suas principais atividades é a adoração ao Senhor. Ele é digno do louvor e da adoração de todas as suas criaturas, por isso o salmista os conclama a fazê-lo – “Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes”! (Sl 148,2). Não só o Pai mas também o Filho recebe a adoração angelical - "E novamente, ao introduzir o seu Primogênito na terra, diz: Todos os anjos de Deus o adorem (Sl 96,7)". (Hb 1,6).

No apocalipse João tem a visão - "Depois disso, vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de toda nação, tribo, povo e língua: conservavam-se em pé diante do trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão," (Ap 7,9). A essa multidão se juntam os anjos, e todos adoram a Deus - "E todos os Anjos estavam ao redor do trono, dos Anciãos e dos quatro Animais; prostravam-se de face em terra diante do trono e adoravam a Deus, dizendo:" (Ap 7,11).

Nem todos os anjos estão ao mesmo tempo adorando e louvando a Deus.

“Não são onipresentes (presente em toda a parte ao mesmo tempo), portanto só podem estar num lugar em determinado tempo. Entretanto, como mensageiros de Deus acham-se ocupados pelo mundo, cumprido as ordens de Deus.... Mas quando os anjos se encontram diante do trono de Deus, de fato cultuam e adoram o seu criador” – Billy Graham.

Þ    Por que os anjos adoram a Deus?

Eles O adoram voluntariamente. Há os que seguiram a Satanás, que por sua livre escolha o fizeram e, por isso, não adoram e nem servem ao Senhor. Mas os que O adoram o fazem porque, como criaturas de Deus reconhecem Sua formosura e majestade. Estando diante de Deus - "Guardai-vos de menosprezar um só destes pequenos, porque eu vos digo que seus anjos no céu contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus". (Mt 18,10), eles O conhecem. E quem conhece a Deus, O adora.

Þ    Por que adoramos a Deus?

Temos um motivo a mais que os anjos para adorá-lo. Os anjos adoram-no como Criador e Senhor. Nós o adoramos como Criador, Senhor e Salvador. Se os anjos devem adoração a Deus, nós a devemos muito mais, porque fomos libertados da escravidão do pecado.

II.               OS ANJOS COMUNICAM AOS HOMENS O PROPÓSITO DE DEUS.

Já vimos que a palavra “anjo” significa essencialmente mensageiro. Os anjos servem como ministros de Deus para prevenir, avisar sobre situações de calamidades, anunciarem juízos e proclamar coisas boas. Quando Deus determinou destruir Sodoma e Gomorra, enviou dois anjos para avisarem a Ló do seu propósito - "Pela tarde chegaram os dois anjos a Sodoma. Ló, que estava assentado à porta da cidade, ao vê-los, levantou-se e foi-lhes ao encontro e prostrou-se com o rosto por terra". (Gn 19,1). Deve ter sido também um anjo que deu a Jacó a noticia do seu novo nome, devido à sua persistência - “Teu nome não será mais Jacó, tornou ele, mas Israel, porque lutaste com Deus e com os homens, e venceste.”  (Gn 32,28). Deste modo o anjo confirmava a Jacó o propósito de Deus em fazer da descendência de Abraão uma grande nação – (Gn 35,9-15).

Um anjo também revelou a Paulo aquilo que Deus lhe havia destinado, quando estava em um navio prestes a naufragar, garantindo-lhe o livramento dele e de todos os do navio naquela tempestade. O anjo disse - "Não temas, Paulo. É necessário que compareças diante de César. Deus deu-te todos os que navegam contigo". (At 27,24).

Os anjos aparecem em atividades no surgimento de novas épocas no desenvolvimento da história:

Þ    Eles se juntaram em louvor, quando a terra foi criada - "Sobre que repousam suas bases? Quem colocou nela a pedra de ângulo, sob os alegres concertos dos astros da manhã, sob as aclamações de todos os filhos de Deus? " (Jó 38,6-7);
Þ    Eles estiveram envolvidos na promulgação da lei mosaica - "Então que é a lei? É um complemento ajuntado em vista das transgressões, até que viesse a descendência a quem fora feita a promessa; foi promulgada por anjos, passando por um intermediário". (Gl 3,19); "A palavra anunciada por intermédio dos anjos era a tal ponto válida, que toda transgressão ou desobediência recebeu o justo castigo". (Hb 2,2).
Þ    Eles estiveram ativos no primeiro advento de Cristo - "Enquanto assim pensava, eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: José, filho de Davi, não temas receber Maria por esposa, pois o que nela foi concebido vem do Espírito Santo". (Mt 1,20); "Em seguida, o demônio o deixou, e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo". (Mt 4,11).
Þ    Eles estiveram ativos durante os primeiros anos da Igreja - "Um anjo do Senhor dirigiu-se a Filipe e disse: Levanta-te e vai para o sul, em direção do caminho que desce de Jerusalém a Gaza, a Deserta". (At 8,26); "Este homem viu claramente numa visão, pela hora nona do dia, aproximar-se dele um anjo de Deus e o chamar: Cornélio! Quando se retirou o anjo que lhe falara, chamou dois dos seus criados e um soldado temente ao Senhor, daqueles que estavam às suas ordens." (At 10,3.7); "Então Pedro tornou a si e disse: Agora vejo que o Senhor mandou verdadeiramente o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que esperava o povo dos judeus". (At 12,11);
Þ    Eles estarão envolvidos nos eventos relacionados à segunda vinda de Cristo - "Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso". (Mt 25,31).

III.           OS ANJOS EXECUTAM OS JUIZOS DE DEUS.

Os anjos são agentes da justiça de Deus; executam o juízo sobe indivíduos e nações.

Þ    Na destruição de Sodoma. "Porque vamos destruir este lugar, visto que o clamor que se eleva dos seus habitantes é enorme diante do Senhor, o qual nos enviou para exterminá-los.” (Gn 19,13);
Þ    No livramento de Jerusalém. "Ora, nessa mesma noite o anjo do Senhor apareceu no campo dos assírios e feriu cento e oitenta e cinco mil homens. No dia seguinte pela manhã só havia cadáveres". (2Rs 19,35);
Þ    No julgamento de Herodes. "No mesmo instante, o anjo do Senhor o feriu, por ele não haver dado honra a Deus. E, roído de vermes, expirou". (At 12,23);
Þ    No julgamento das nações. "Ouvi, então, uma voz forte saindo do templo, que dizia aos sete Anjos: Ide, e derramai sobre a terra as sete taças da ira de Deus". (Ap 16,1); "O sétimo derramou a sua taça pelos ares e saiu do templo uma grande voz do trono, que dizia: Está pronto!" (Ap 16,17).

Temos falsas idéias sobre anjos, e uma delas é achar que só realizam coisas boas. “É verdade que são espíritos auxiliadores enviados para ajudar os herdeiros da salvação. Mas, da mesma forma que cumprem a vontade de Deus na salvação dos crentes em Jesus Cristo, são também “vingadores”, que empregam o seu grande poder para cumprir a vontade de Deus no julgamento divino” – Billy Graham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário