sábado, 24 de setembro de 2011

PERSONAGEM BÍBLICO - NOÉ

O nascimento de Noé é relatado no apócrifo de Enoque e relata a história de uma estranha criança. Conta a história que Matusalém escolheu uma esposa para o seu filho Lameque e esta ficou grávida de um filho. Quando este nasceu repararam que era um bebê muito diferente dos outros e o seu pai teve medo. Ao ter medo, dirigiu-se a Matusalém para lhe contar o sucedido e disse-lhe: "Eu tive um filho estranho, diferente de qualquer homem, e a sua aparência é como a dos filhos de Deus do céu; e a sua natureza é diferente e não é como um de nós." (Enoque 106,7)

Matusalém, ouvindo isto, viajou para longe, ao encontro de Enoque e contou-lhe o sucedido e este, ouvindo tudo, lhe respondeu: "O senhor fará algo de novo na terra, porque na geração de meu pai Jared, alguns dos Anjos do Senhor transgrediram a palavra de Deus e a sua lei, e uniram-se pecaminosamente com as filhas dos homens e tiveram filhos. Estes filhos resultantes desta união foram gigantes, não de acordo com o espírito mas de acordo com a carne. Por isto, Deus destruirá a terra com um grande dilúvio e haverá grande destruição e castigo. E este filho que nasceu de teu filho será salvo, e os seus filhos com ele. E toda a humanidade restante morrerá." (Enoque 106,13-17)

Os livros de Enoque e esta história não foram aceitos pelos Judeus, porque, segundo a sua doutrina, os Anjos não se poderiam misturar com as mulheres comuns. Além disto, Matusalém não poderia ter feito qualquer menção a respeito de Noé a Enoque, pois este já não podia ser encontrado mesmo alguns anos antes do nascimento de Noé, conforme a Bíblia, no capítulo 5 do Livro de Gênesis, versículos 21 a 29.Afirma-se entretanto que a origem deste episódio, estaria na Bíblia, em uma das interpretações para os versículos 1 e 2 do capítulo 6 do livro de Gênesis.

A história de Noé encontra-se no livro de Gênesis, sendo seu nome mencionado pela primeira vez em 5,29, encerrando com sua morte, em 9,29, com 950 anos. O relato conta que Noé era descendente da linhagem de Sete, e viveu numa época em que as outras linhagens humanas (a partir dos descedentes de Caim e dos próprios parentes de Noé, provavelmente) mostraram-se corrompidas.

O Dilúvio

Na Bíblia, em Gênesis, é mostrado o arrependimento de Jeová em ter criado o homem, devido à maldade que este espalhara na terra. Neste arrependimento, decide fazer um enorme dilúvio, fazendo desaparecer tudo que havia sido criado até então. Porém, decide poupar Noé, por este ter agido bem, e lhe recomenda fazer uma arca de madeira, e abrigar, junto com sua família, um casal de cada espécie existente.

O repovoamento da Terra

A Noé e seus descendentes coube a tarefa de povoar a região. A fonte extra-bíblica de Flávio Josefo detalha em pormenores a descendência de Noé, e quais povos cada um de seus filhos e netos teria dado origem. Em certa altura, Noé embebedara-se com o vinho produzido de sua própria videira de tal modo que encontrou-se nu em sua tenda. Seu filho Cam o viu e faz saber aos que estavam fora. Seus irmãos sabendo entraram na tenda de costas para cobrirem Noé sem o ver nu. Quando recobrou a consciência, Noé amaldiçoou seu neto Canaã, filho de Cam, porém abençoando seus outros filhos, Sem e Jafé.

A história de Noé tem forte significado simbólico sobre boa parte da história de Israel, principalmente durante o período da conquista de Canaã narrada no livro de Josué. A maldição de Noé certamente foi usada pelos povos semitas (ou seja, descendentes de Sem, cujos hebreus fazem parte) como justificativa para a conquista da terra de Canaã (ocupada pelos cananeus, alegadamente descendentes de Canaã, neto amaldiçoado de Noé).






SIGNIFICADO


  • Origem – Hebraico
  • Significado – repouso, conforto





PONTOS FORTES E EXITOS

  • Único seguidor de Deus que restou de sua geração;
  • Segundo pai da raça humana;
  • Homem de paciência, consistência e obediência;
  • Primeiro e mais importante  construtor de  barco






FRAQUESAS E ERROS



  • Ficou bêbado e desconcertado diante dos filhos.





LIÇOES DE VIDA

  • Deus é fiel com os que lhe obedecem.
  • Deus não nos protege sempre do problema, mas cuida de nós despeito do problema;
  • A obediência é um compromisso em longo prazo;
  • O homem pode ser fiel, mas sua natureza pecaminosa sempre o acompanha.






INFORMAÇOES ESSENCIAIS

  • Local – não sabemos a que distancia do jardim do Éden as pessoas se estabeleceram;
  • Ocupações – fazendeiro, construtor de barco, pregador;
  • Morte – morreu aos 950 anos
  • Familiares –
v      Avô – Matusalém
v      Pai – Lameque;
v      Esposa - Naama
v      Filhos – Sem, Cam e Jafé;






VERSICULOS - CHAVE



v      “Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez. Gn 6,22.


A história de Noé pode ser encontrada em Gn 5,28-10,32. Ele também é mencionado em 1 Cr 1,3-4; Is 54,9; Ez 14,4.20; Mt 24,37-38; Lc 3,36; 17,26-27; Hb 11,7; 1Pd 3,20; 2Pd 2,5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário