quinta-feira, 29 de setembro de 2011

PERSONAGEM BÍBLICO - LÓ

Ló era sobrinho de Abraão. O pai dele morreu antes da família sair de Ur dos caldeus, e Ló acompanhou Abraão nas suas jornadas depois (Gênesis 11,26-31; 12,5; 13,5). Ló, como seu tio, se tornou rico. Os rebanhos dos dois aumentaram tanto que decidiram se separar. Abraão deixou Ló escolher a melhor terra, e este foi na direção de Sodoma, na campina do Jordão. Ele viu terra fértil, boa para a criação dos seus rebanhos, e tomou uma boa decisão profissional. Ao mesmo tempo, se colocou num deserto espiritual. Além de se separar de um homem bom e justo, seu tio Abraão, Ló levou a família na direção de Sodoma, uma cidade conhecida por sua imoralidade e maldade. Com tempo, ele acabou mudando para a própria cidade de Sodoma.

Não sabemos quando Ló se casou. A primeira passagem que menciona mulheres na companhia dele é Gênesis 14,16, depois de ele fixar residência em Sodoma. Pode ser que Ló tivesse se casado com uma mulher da região, ou pode ser que já fosse casado e que ela fosse influenciada pelo ambiente das cidades da campina do Jordão.

Alguns anos passaram, e Deus resolveu destruir Sodoma e as cidades vizinhas, pois não achou quase nenhuma pessoa justa nelas (leia o relato em Gênesis 19). Naquele dia, Ló perdeu praticamente tudo. Os noivos de suas filhas não acreditaram nos anjos de Deus, e ficaram na cidade condenada (19,14). A mulher de Ló, em desobediência aos mensageiros de Deus, olhou para trás e se tornou numa estátua de sal (19,17.26). Logo em seguida, as duas filhas de Ló deram vinho para o pai e cometeram incesto com ele (19,30-38). O lugar de Ló na história é como pai das tribos nômades de Moabe e Amom, que se tornaram inimigos do povo de Israel, os descendentes de seu tio, Abraão.

No final de contas, a “boa” decisão profissional de Ló lhe custou caro. Perdeu as suas riquezas, a sua mulher, a inocência de suas filhas, e a sua participação com o povo de Deus. Foi uma boa decisão em termos financeiros? Talvez sim. Mas em termos da família e de sua vida espiritual, a mudança para Sodoma foi uma péssima decisão que estragou a vida de Ló.





SIGNIFICADO



  • Não foi encontrado significado



PONTOS FORTES E EXITOS

  • Foi um homem de negócio bem-sucedido;
  • Pedro o chama de justo – 2 Pd 2,7-8;



FRAQUESAS E ERROS


  • Costumava fugir às decisões e depois escolhia a saída mais fácil;
  • Ao receber opções de escolha, sua primeira reação era pensar em si mesmo;




LIÇOES DE VIDA

  • Deus requer de nós mais do que simplesmente seguir a vida. Ele deseja que sejamos uma influencia para Ele.





INFORMAÇOES ESSENCIAIS

  • Local – Ur dos Caldeus, Canaã com Abraão. Sodoma;
  • Ocupações – rico fazendeiro de ovelhas e gados; uma autoridade na cidade;
  • Familiares –
v      Pai – Harã; adotado por Abraão quando seu pai morreu;
v      Esposa – a Bíblia não menciona;
v      Filhas – teve duas





VERSICULOS - CHAVE
  • “E, como ele demorasse, aqueles homens tomaram pela mão a ele, a sua mulher e as suas duas filhas, porque o Senhor queria salvá-los, e o levaram para fora da cidade”. – Gn 19,16

A história de Ló encontra-se em Gn 11-14;19. Ele também é mencionado em Dt 2,9; Lc 17,28-32; 2 Pd 2,7-8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário