E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? Gênesis 3:9
Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Apocalipse 2:5
Introdução desta pregação:
Muitas vezes, nos afastamos do lugar onde deveríamos estar aos olhos de Deus. Em nossa vida espiritual, é fácil nos desviar do caminho da obediência, da intimidade e da missão que Ele nos designou.
Que fique claro que nesta pregação não estamos falando de um lugar físico, mas um lugar onde Deus nos quer.
Hoje, vamos explorar essa realidade à luz de algumas histórias bíblicas e descobrir como Deus espera ansiosamente por nossa volta ao lugar onde Ele nos chamou.
Portanto, o tema deste sermão é “Volte para seu Lugar em Deus”. Neste tema podemos aprender algumas lições…
I. Ás vezes saímos do lugar
A. Adão saiu do lugar da intimidade – Deus perguntou a Adão: “Onde estás?” (Gênesis 3:9), não apenas sobre sua localização física, mas sobre seu estado espiritual. Da mesma forma, podemos nos afastar da intimidade com Deus, permitindo que as preocupações e as distrações deste mundo nos separem d’Ele.
B. Elias saiu do caminho da missão – Deus perguntou a Elias: “Que fazes aqui?” (1 Reis 19:9), quando o profeta estava desanimado e fugindo de sua missão. Às vezes, perdemos o foco e nos afastamos da missão que Deus nos confiou.
C. O filho pródigo saiu da casa do pai – O filho pródigo deixou a casa de seu pai em busca de independência e prazeres mundanos (Lucas 15:11-13). Sua partida representou uma separação do amor e da provisão do pai. Da mesma forma, às vezes nos afastamos da presença e dos cuidados de Deus em busca de nossos próprios desejos egoístas.
D. Pedro saiu do lugar da vocação – Apesar de ter sido chamado por Jesus para ser “pescador de homens”, após negar o Senhor três vezes, Pedro se encontra “fora do lugar” ao ir pescar novamente (João 21).
E. Éfeso deixou as primeiras obras – “Lembra-te, pois, de onde caíste“. A igreja em Éfeso foi repreendida por ter deixado seu primeiro amor (Apocalipse 2:4-5), abandonando as obras de dedicação e amor que haviam marcado seu início.
II. Deus avisa e espera a volta
Deus sempre nos avisa quando nos desviamos do caminho. Ele nos chama de volta ao lugar da obediência e da intimidade.
Mas, devemos ficar atentos à voz de Deus e as oportunidades que Ele nos dá.
Em Apocalipse 2:5, Ele exorta a igreja em Éfeso a se arrepender e voltar ao seu primeiro amor, prometendo restauração e renovação para aqueles que retornam ao Seu caminho.
III. Como voltar?
A. “Lembra-te, pois, de onde caíste”
Em primeiro lugar, é preciso lembrar do lugar, do momento e onde. Ou seja, a partir de quando começou a cair? Qual foi o erro?
B. “Arrepende-te
Em segundo lugar, é preciso arrependimento. Recomeçar. Mudar. Voltar.
C. “Pratica as primeiras obras”
Em terceiro lugar, colocar em prática as primeiras obras. O verdadeiro arrependimento está acompanhado de obras. Tem que ser de coração e não da boca pra fora.
IV. Deus restaura o que volta
A. Adão foi restaurado – Embora Adão tenha pecado e sido expulso do Jardim do Éden, Deus ainda lhe deu esperança, prometendo um Salvador que traria redenção à humanidade (Gênesis 3:15).
B. Elias foi restaurado – Após sua fuga e desânimo, Deus restaurou Elias, fortalecendo-o e renovando sua missão (1 Reis 19:15-18).
C. O filho pródigo voltou para os braços do pai – Mesmo após desperdiçar sua herança, o filho pródigo foi recebido de volta com amor e celebração por seu pai (Lucas 15:20-24).
D. Pedro voltou para o chamado de Deus – Apesar de negar Jesus três vezes, Pedro foi restaurado por Cristo e comissionado para apascentar Suas ovelhas (João 21:15-17).
Conclusão deste sermão:
O coração do Pai está cheio de amor e compaixão por nós, seus filhos errantes. Ele nos chama a voltar para o lugar da obediência, da intimidade, da santidade e da missão que Ele nos deu.
Assim como Ele restaurou Elias, o filho pródigo e Pedro, Ele está pronto para nos receber de volta em Seus braços de amor e nos restaurar para a plenitude de nossa vocação em Cristo.
Podemos ouvir o chamado do Senhor hoje e retornar ao lugar onde Ele deseja que estejamos, para Sua glória e nosso bem-estar eterno. Volte para seu Lugar em Deus!
Nenhum comentário:
Postar um comentário