sexta-feira, 12 de maio de 2023

Os dons do Espírito Santo na Bíblia (explicação e significado)

Na Bíblia, há referências aos dons espirituais tanto no Antigo Testamento (7 dons do Espírito Santo), quanto no Novo Testamento (9 dons do Espírito Santo).

 

O poder do Espírito Santo não está limitado a definições, existem outros dons e talentos dados pelo Senhor. Como o apóstolo Paulo disse em 1 Coríntios 12:4, "há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo". Todos os dons têm mesma finalidade: edificar o Corpo de Cristo, a Igreja.

 

Veja quais são os dons do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento, além de outras virtudes como os frutos do espírito. 


7 dons do Espírito Santo do Antigo Testamento

 

No Antigo Testamento, o profeta Isaías ao profetizar sobre a vinda do Messias - o ramo de Jessé - enumerou 6 dons do Espírito Santo, sendo que o "temor ao Senhor" é referido duas vezes, veja:

 

'O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor. E ele se inspirará no temor do Senhor. Não julgará pela aparência, nem decidirá com base no que ouviu'; - Isaías 11:2-3 


1. Dom da sabedoria

 

Este dom está ao alcance de todo cristão através da Palavra. Deus é a fonte de toda a sabedoria e dá aquele que busca. A sabedoria de Deus não é como a sabedoria humana, ela dá conhecimento e discernimento sobre as coisas do Espírito, o que para os homens é loucura.

 

'Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento'. - Provérbios 2:6

 

2. Dom do entendimento

 

O dom do entendimento dá a percepção ao crente sobre a Palavra da Verdade. Através do entendimento, o cristão consegue discernir situações que podem nos afastar ou nos aproximar de Deus. Através do entendimento, podemos nos apartar da mentira do maligno.

 

'Sabemos também que o Filho de Deus veio e nos deu entendimento, para que conheçamos aquele que é o Verdadeiro. E nós estamos naquele que é o Verdadeiro, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.' - 1 João 5:20 


3. Dom do conselho

 

O dom do conselho, da orientação, aperfeiçoa-nos em atos de prudência. Através dessa virtude, podemos conduzir o próximo em decisões acertadas que levam a Salvação em Cristo. Um bom conselheiro edifica a vida do próximo.

 

'Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor'. - Provérbios 19:20-21

 

4. Dom da fortaleza

 

O dom da fortaleza nos capacita e nos encoraja a prosseguirmos no caminho da Verdade. Crer em Jesus e permanecer em seus preceitos requer força. Somente através do Espírito Santo obtemos poder para sobrepor as contrariedades e resistimos na fé. 

 

'Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes'. - 1 Coríntios 16:13

 

5. Dom do conhecimento

 

O dom do conhecimento nos dá a consciência do que nos foi revelado por Deus. Sem o dom do conhecimento não é possível ter compreensão da Verdade da Salvação. è através do dom, dado por Deus, que tomamos consciência da Verdade.

 

'Isso é bom e agradável perante Deus, nosso Salvador, que deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade'. - 1 Timóteo 2:3-4

 

6. Temor do Senhor

 

O temor do Senhor é um dom primordial para todo cristão. Ele reverbera no modo como obedecemos e nos relacionamos com Deus. Temor não é ter medo, é ter zelo e um profundo respeito a Palavra de Deus. O temor do Senhor reflete-se na obediência a sua Palavra.

 

'O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre!' Salmos 111:10 

 

7. Temor do Senhor (piedade) 

 

Segundo algumas traduções, o termo "temor do Senhor" é citado duas vezes no texto. Na Vulgata (tradução em latim) e na Septuaginta (tradução em grego), o termo foi substituído pela palavra piedade. Essa substituição tem aceitação no catolicismo e em algumas denominações pentecostais. 

 

'O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento'. - Provérbios 9:10

 

9 dons do Espírito Santo do Novo Testamento

 

Na passagem de 1 Coríntios 12, temos alguns versículos sobre dons espirituais citados pelo apóstolo Paulo. Ao todo, o apóstolo enumerou 9 dons do Espírito Santo:

Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de curar, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, como quer.' - 1 Coríntios 12:8-11

 

1. O dom da sabedoria

 

Assim como no Antigo Testamento, a sabedoria também é um dom citado no Novo Testamento. Através dessa virtude é possível falar da Verdade ao próximo, esclarecendo e dando direção. A sabedoria nos permite discernir a Escritura e pô-la em prática. Deus nos dá sabedoria de forma que possamos nos inspirar na sua Palavra.

 

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. - Tiago 1:5

 

2. Dom do conhecimento

 

O dom do conhecimento nos leva a convicção de fé. Através deste dom divino, passamos compreender e a reconhecer Jesus Cristo como o nosso Salvador, o Filho de Deus. Isso não vem da nossa capacidade de raciocínio, é dom do Espírito Santo.

 

'Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seu coração, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento'. - Colossenses 2:2-3

 

3. Dom da fé

 

O dom da fé nos move em direção a Deus. Sem fé é impossível agradá-lo, pois é através dela que surgem as nossas obras e refletem os nossos atos. A fé é primordial para todo aquele que crê em Jesus.

 

'Consequentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo'. - Romanos 10:17

 

4. Dom da cura

 

O dom da cura é uma manifestação sobrenatural do poder de Deus. O poder da cura é do Senhor, apenas somos instrumento nas mãos dele. Através da oração, da imposição de mãos, Deus nos usa como um canal para a cura de enfermos e doentes.

 

'Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; deem também de graça'. - Mateus 10:8

 

5. Dom do milagre

 

Assim como o dom da cura, Deus permite que através do nome de Jesus, possamos realizar maravilhas e milagres. Nosso Deus não mudou, Ele ainda continua realizando milagres no meio do seu povo! 

 

'A oração feita com fé curará o doente; o Senhor o levantará. E, se houver cometido pecados, ele será perdoado. Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz'. - Tiago 5:15-16

 

6. Dom da profecia

 

O dom da profecia permite que proclamemos o poder de Deus. Profetizar não é adivinhar, denunciar e nem prever o futuro. Toda instrução já foi revelada nas Escrituras, a Bíblia.

 

'Sigam o caminho do amor e busquem com dedicação os dons espirituais, principalmente o dom de profecia'. - 1 Coríntios 14:1

 

7. Dom do discernimento

 

O dom do discernimento nos dá a conhecer o caráter das coisas através da Verdade. O discernimento vem junto com o amadurecimento espiritual. Quando vivemos em Cristo, passamos a discernir o que é mal e o que procede de Deus.

 

'Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam como filhos da luz, pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; e aprendam a discernir o que é agradável ao Senhor'. - Efésios 5:8-10

 

8. Dom de línguas

 

Este dom ficou marcado com o derramar do Espírito Santo prometido por Jesus em Pentecostes (Atos 2:1-4). Isto permitiu que o Evangelho fosse proclamado e compreendido em várias línguas. O objetivo do dom de língua é anunciar a Palavra de Deus de forma inteligível com a finalidade de alcançar todos os povos. 

 

'Quando Paulo lhes impôs as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e começaram a falar em línguas e a profetizar'. - Atos dos Apóstolos 19:6

 

9. Dom da interpretação de línguas

 

Este dom é essencial para a edificação da igreja, a interpretação de línguas. Tanto o dom da língua, quanto o dom da interpretação complementam-se. Para a edificação da igreja, o dom da língua necessita de alguém que interprete e compartilhe o que foi revelado.

 

'Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em uma língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja.' - 1 Coríntios 14:26

 

Outros dons espirituais no Novo Testamento

 

'Assim, na igreja, Deus estabeleceu primeiramente apóstolos; em segundo lugar, profetas; em terceiro lugar, mestres; depois os que realizam milagres, os que têm dons de curar, os que têm dom de prestar ajuda, os que têm dons de administração e os que falam diversas línguas'. - 1 Coríntios 12:28

 

O Espirito Santo pode nos capacitar nas mais diversas áreas. O apóstolo Paulo, na mesma passagem que sobre os dons, cita outras virtudes dadas por Deus como: a administração, a capacidade de falar diversos idiomas e o dom de ajudar as pessoas.

 

9 frutos do Espírito Santo

 

Na verdade, os dons espirituais e os frutos do espírito tem qualidades distintas. Os dons espirituais estão ligados ao que cada um recebe de Deus através do Espírito Santo. Cabe a cada a pessoa descobrir seus dons, através da santificação.

 

Já os frutos do Espírito, estão ligados ao que cada um desenvolve buscando a Deus. Por exemplo, ninguém nasce com domínio próprio, ou paciência, essas virtudes são alcançadas através da dedicação a Deus, separando-se do pecado.


O apóstolo Paulo, na epístola aos Gálatas, escreveu sobre os frutos da carne e os frutos do espírito e destacou 9 bons atributos:

 

'Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.' - Gálatas 5:22-23 

 

1. Amor

 

'O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta'. - 1 Coríntios 13:4-7

 

2. Alegria

 

'Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo'. - Romanos 15:13

 

3. Paz

 

'Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus'. - Filipenses 4:6-7

 

4. Paciência

 

'Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança.' - Romanos 5:3-4

 

5. Amabilidade

 

'Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente'. - 2 Timóteo 2:24

 

6. Bondade

 

'Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo'. - Efésios 4:32

 

7. Fidelidade

 

'Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel'. - Hebreus 10:23

 

8. Mansidão

 

'Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.' - 1 Pedro 3:4

 

9. Domínio Próprio

 

'Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. - 1 Tessalonicenses 4:4-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário