1. Pregação sobre Fé

Tema: A fé é a força vital do cristão

Objetivo: Incentivar crentes a viverem pela fé em Cristo

Texto base: Hebreus 10:38

Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele".
- Hebreus 10:38

Introdução

O que move a sua vida neste mundo? Muitos vivem em função de uma carreira, um sonho, de fama, de ajuntar riquezas, etc. Seja o que for que impulsiona a sua vida, isso se tornará a sua prioridade diária moldando suas vontades e seu caráter. Pense nisto: se a "razão" do seu viver for falível, isso o irá frustrar mais cedo ou mais tarde...

O que é viver pela fé?

Viver pela fé é ter confiança plena e constante em Deus, como alguém sem O qual não podemos viver. A Bíblia dá esta opção de vida que é totalmente contrário ao que normalmente o mundo oferece: incentivo à autoconfiança, dependência dos recursos materiais e apego às garantias humanas. Mas, se a sua vida depender de coisas, de pessoas, ou mesmo da sua força, inteligência ou saúde, mais cedo ou mais tarde você poderá se ver sem tudo isso.

É claro que todas as nossas aptidões são importantes, e podem nos impulsionar a avançar e conquistar muitas coisas na vida. Mas se um dia lhe faltarem todas essas coisas? Veja o exemplo de Jó... O que lhe manterá firme na vida? Somente Deus. Mas você precisará crer nele com todas as suas forças!

"O justo viverá pela fé" aparece em outras 3 passagens: Romanos 1:17; Gálatas 3:11 e Habacuque 2:4. Nesta última referência é feita uma distinção nítida entre o modo de viver do prepotente e do justo:

Eis que a sua alma está orgulhosa! A sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé.
- Habacuque 2:4

A fé lhe mantém de pé, mesmo quando parece que o chão fugiu de debaixo dos pés. A fé em Cristo lhe sustenta, mesmo quando as forças se esvaem e quando a escuridão limitar a sua visão. Decida viver pela fé enquanto viver, aconteça o que acontecer: não negocie a sua fé. Que ela molde o seu caráter e norteie as suas decisões a cada dia! Viva pela fé!

Justos que viveram pela fé

  • Abraão - Considerado o Pai na fé de todos os que creem (Gênesis 17:4), por meio do seu descendente, Jesus, todas as famílias na terra podem ser abençoadas (Gên. 22:18). Abrão foi chamado para uma terra que não conhecia e iniciou a sua caminhada com Deus, creu nele (Gên. 15:6) e obedeceu-lhe, disposto a oferecer o que mais amava. Na sua vida talvez, tenha que dar um 1º passo de fé, para uma situação nova ou desconhecida. Mas vale a pena andar pela fé no Senhor.
  • Noé - Este homem e sua família passaram cerca de 100 anos construindo um grande barco confiando totalmente em Deus e na sua Palavra. Pela fé na bondade de Deus (Gên. 6:8), Noé obedeceu ao Senhor em tudo que Ele lhe disse (Gên. 7:5). Em meio a uma sociedade corrupta, Noé andava com Deus, e pela graça do Senhor, Noé foi salvo pela fé, juntamente da sua família. Prossiga firme na Palavra do Senhor, mesmo que o mundo todo a sua volta viva padrões diferentes e contrários à vontade de Deus. Vale a pena ser fiel até o fim!
  • - É o exemplo mais dramático de alguém que viveu impulsionado pela fé. Jó perdeu recursos e bens conquistados ao longo de anos de trabalho, perdeu empregados e todos os seus filhos num único dia. Além de todo esse sofrimento, ele também perdeu sua saúde (Jó 1 e 2). Se tudo isso fosse a razão da vida de Jó, só lhe restaria amaldiçoar a Deus e morrer - péssimo conselho dado por sua mulher (Jó 2:9). Mas esse homem sofredor não pecou contra Deus. Ele cria que o seu Redentor vive, tinha uma convicção (fé) e esperança futura que o Senhor triunfará sobre a terra. Se Jó tivesse retrocedido no fim, Deus não se agradaria e ele não teria conhecido o Senhor mais pessoalmente (Jó 42:5-6). Não desista da fé verdadeira no Senhor Jesus Cristo, mesmo que pareça estar perdendo tudo de mais precioso da vida. Faça de Deus o seu maior tesouro! Encontre Nele a sua fonte de fé, força e esperança para viver.

Jó 19:25 - Eu sei que o meu redentor vive - Imagem aurora boreal, céu estrelado