segunda-feira, 22 de maio de 2023

Anjos — mensageiros espirituais de Deus

Existem os anjos realmente? Segundo certos teólogos modernos, a resposta é um não. Eles dizem: “A crença em anjos não é mais uma questão de doutrina, mas antes de psicologia e de imaginação poética.” “As descobertas do telescópio e do microscópio não deixaram margem para a intervenção milagrosa de seres celestiais.” “Um mundo de lei e ordem não precisa duma escada viva que conduza da terra, em baixo, para Deus, no alto.”

 

Mas, apenas o fato de que os instrumentos dos cientistas modernos foram incapazes de descobrir anjos não é nenhuma pedra de tropeço para os cristãos. Foram os cientistas capazes de ver a Deus por meio dos seus instrumentos? No entanto Deus existe. Visto que a Bíblia é a verdade, conforme Jesus Cristo afirmou, sabemos que os anjos existem. Desde os seus primeiros capítulos até o seu último, a Bíblia faz menção de anjos, de mensageiros espirituais, literalmente centenas de vezes. — Gên. 3:24; Apo. 22:8.

 

Tanto na parte hebraica como na grega da Bíblia, as palavras traduzidas por “anjo” significam simplesmente mensageiro ou agente. De fato, a palavra hebraica para anjo é quase tantas vezes traduzida “mensageiro” e aplicada a humanos como é vertida “anjo”. E, embora em todas as Escrituras o termo “anjo” seja usualmente aplicado aos mensageiros espirituais, é às vezes aplicado a criaturas humanas, como em Apocalipse, capítulos 2 e 3. — Gên. 32:3; Tia. 2:25.

 

O apóstolo Paulo esclarece que há corpos espirituais. “Se há um corpo físico, também há um espiritual.” Visto que os anjos são criaturas espirituais, são às vezes chamados de espíritos, e isso corretamente, porque o espírito é tanto invisível como poderoso. Assim lemos: “Finalmente saiu um espírito e postou-se diante de Jeová.” “Ele faz seus anjos espíritos.” “Não são todos eles espíritos para serviço público?” Nas Escrituras, os anjos são também chamados de ‘filhos de Deus’, ‘estrelas da alva’ e “santos” cuja habitação é o céu, pois lemos a respeito dos ‘anjos nos céus’. — 1 Cor. 15:44; 1 Reis 22:21; Heb. 1:7, 14; Jó 1:6; 2:1; 38:7; Deu. 33:2, margem; Mar. 12:25,

 

Quando foram criados? Alguns teólogos afirmam que sua criação ocorreu durante os seis “dias” da criação mencionados em Gênesis, mas este não é o caso. Até mesmo os estrelados “céus e a terra” foram criados num princípio, antes do primeiro “dia” da criação. (Gên. 1:1, ALA) A Palavra de Deus mostra que os anjos, as estrelas da alva e filhos de Deus, cantavam e exultavam de alegria quando se lançaram os alicerces da terra; portanto, devem ter sido criados mesmo antes de se fazer a terra. E, visto que Jesus Cristo, na sua existência pré-humana como Logos, foi “o princípio da criação de Deus” e foi usado por Deus para criar todas ‘as outras coisas, segue-se que os anjos foram criados depois de Deus ter criado o Logos e antes da criação do universo material. — Jó 38:7; Apo. 3:1

 

As Escrituras não fornecem assim nenhuma base para certo cântico que reza: “Quero ser um anjo e com os anjos cantar.” Quando Jesus estava na terra, ele declarou que ‘ninguém subira ao céu’ até aquele tempo; contudo, as Escrituras Hebraicas anteriores àquele tempo contêm muitas referências a anjos. Quando Jesus ascendeu ao céu, ele foi exaltado muito acima dos anjos, e os que hão de partilhar com ele a glória celestial, apenas 144.000, serão, como sua noiva, exaltados muito acima dos anjos. — João, 3:13; Heb. 1:4; Apo. 14:1, 3.

 

Quanto ao seu número, a Bíblia assegura-nos que os anjos são quase inumeráveis. Daniel viu em visão profética que “milhares de milhares . . . serviam [a Deus], e miríade [dez mil] de miríade estavam diante dele”. O apóstolo João conta que os exércitos celestes simbólicos ascendiam a “vinte mil vezes dez milhares”, ou 200 milhões. E lemos repetidas vezes a respeito de miríades de anjos ou santos. — Dan. 7:10; Apo. 9:16; Heb. 12:22; Jud. 14,

 

CATEGORIAS E ESPÉCIES DE ANJOS

 

Visto que Jeová Deus é um Deus de ordem, é razoável concluir-se que as suas miríades de anjos celestiais estejam organizadas, assim como foi a nação de Israel, a qual não só estava organizada em doze tribos, mas tinha também chefes sobre milhares, sobre centenas, sobre cinqüenta e sobre dez. (Deu. 1:15) O Principal de todos os anjos é Jesus Cristo, o Verbo, o único arcanjo, Miguel. (Dan. 12:1; João 1:1; Jud. 9; Apo. 12:7) Ele é também chamado de anjo ou mensageiro do pacto, em Malaquias 3:1, e é o anjo mencionado em Apocalipse 20:1, 2, que prende Satanás e seus demônios e os lança no abismo da morte, por mil anos. Sem dúvida foi ele também o anjo nomeado por Deus para chefiar os filhos de Israel durante a sua peregrinação pelo deserto: “Eis que envio o meu anjo diante de ti para te manter na estrada . . . meu anjo irá na frente de ti.” “O anjo de sua pessoa os salvou.” — Êxo. 23:20-23; Isa. 63:9,

 

Entre as hostes angélicas há os serafins. Só Isaías faz menção deles, tendo-os visto numa visão de Jeová no Seu templo. O nome deles significa “ardentes” ou “nobres”. — Isa. 6:2, 6.

 

Mencionados com mais freqüência são os querubins, falando-se deles umas noventa vezes. Foi um querubim quem estava no Éden e cuja ambição fez que se tornasse Satanás, o Diabo. Os querubins guardavam a entrada do Éden quando o homem foi expulso do Paraíso, e havia representações de querubins na arca do pacto, que ficava na parte santíssima do tabernáculo do deserto e mais tarde do templo de Salomão. Os querubins parecem ser portadores ou escolta do trono de Deus, sustentando a sua majestade. — Eze. 28:16; Gên. 3:24; Êxo. 25:18-22; Sal. 80:1.

 

E depois há o grande grupo de anjos ou mensageiros espirituais. Não devemos pensar que se trate apenas de recadeiros, mas são agentes e emissários, não só servindo como meio de comunicação, mas também executando o propósito de Deus, seja este a proteção e libertação do seu povo ou a destruição dos iníquos.

 

AS CARACTERÍSTICAS DOS ANJOS

 

Embora alguns gostariam de negar aos anjos uma personalidade distinta, a Bíblia ensina de modo diferente. A personalidade deles está subentendida no fato de que têm nomes individuais, tais como Miguel e Gabriel. (Dan. 12:1; Luc. 1:26). No entanto, com o objetivo aparente de não dar indevido destaque a determinados anjos, pouco se diz sobre os seus nomes. Quando os pais de Sansão perguntaram o nome do anjo que lhes apareceu, ele os repreendeu, dizendo: “Por que perguntas assim pelo meu nome, que é maravilhoso?” — Juí. 13:18,

 

Os anjos são geralmente representados como varões, visto que se fala de Deus e de seu Filho como masculinos. Eles, porém, não têm sexo, pois Jesus disse que os que saíssem na ressurreição sobre a terra não se casariam, porque seriam semelhantes aos anjos. Foi o prazer sexual que induziu certos anjos a abandonar a sua posição celestial nos dias de Noé. Também, eles se comunicam, entre si por meio do idioma ou da ‘língua dos anjos’. — Mat. 22:30; 1 Cor. 13:1.

 

Visto que os anjos são criaturas espirituais, não é possível que os homens saibam que aparência eles têm. Nos seus tratos com os homens, os anjos apareceram às vezes em forma humana e às vezes como criaturas aladas. Por outro lado, a fim de chamar atenção ao seu cargo honroso, podem ser associados com certa glória e brilho físico, sendo que aparecem brilhantes como o relâmpago. — Dan. 10:6; Mat. 28:3.

 

Iguais aos homens, os anjos têm livre-arbítrio, isto é, podem escolher entre o certo ou o errado. São criaturas inteligentes, que podem adorar a Jeová Deus ou negar-se a fazer isso, arcando com as consequências. Alguns deles se rebelaram contra Deus, o principal dos quais é seu príncipe, Belzebu, Satanás, o Diabo. Os que continuaram fiéis são chamados de “santos anjos” e participam na vindicação do nome de Jeová, assim como fazem homens fiéis. — 2 Ped. 2:4; Mat. 12:24; Mar. 8:38.

 

Visto que Deus criou o homem ‘um pouco menor do que os anjos’, estes, sem dúvida, têm maior capacidade mental do que o homem, e, no entanto, há coisas que Deus reteve deles. Jesus disse que os anjos não conheciam nem o dia nem a hora em que os céus e a terra iníquos haviam de ser destruídos. E Pedro nos diz que havia certas coisas que os anjos estavam ansiosos de conhecer. Eles devem estar vivamente interessados no que está acontecendo na terra, pois diz-se que se regozijam com o arrependimento dum pecador e que observam o “espetáculo teatral” provido pelos cristãos. Ainda mais, é razoável concluir-se que os anjos aprendem de observar os cristãos pois as mulheres na congregação crista são mandadas a usar um sinal de autoridade na cabeça, por causa dos anjos, para dar aos anjos o devido exemplo de submissão ao domínio designado por Deus. — Mat. 24:36; 1 Ped. 1:12; Luc. 15:10; 1 Cor. 4:9; 11:10,

 

Em harmonia com a sua posição enaltecida os anjos estão dotados de podres sobre-humanos. De acordo com isso, lemos que o Senhor Jesus Cristo será revelado “do céu, com seus anjos poderosos”. “Bendizei a Jeová, ó vós, anjos seus, poderosos em poder, cumprindo a sua palavra.” Subentende-se o poder deles dos atos realizados por eles, conforme relatado, tais como a destruição de Sodoma e Gomorra, e um deles matando a hoste assíria de 185.000 guerreiros acampados diante de Jerusalém, nos dias do Rei Ezequias. — 2 Tes. 1:7; Sal. 103:20; Gên. 19:13; 2 Reis 19:35

 

Podemos também concluir seguramente que os anjos, os mensageiros espirituais de Deus, viajam a velocidades tremendas. Aconteceu uma vez que, quando Daniel começou a orar, Deus despachou-lhe um anjo, em resposta à sua oração. Este anjo, embora vindo de além do domínio do espaço sideral, chegou a Daniel antes que este terminasse a sua oração. — Dan. 9:21.

 

DEVERES E PRIVILÉGIOS

 

Talvez se argumente, como fazem alguns modernistas, que não há necessidade duma escada de anjos da terra para o céu, tal como Jacó viu num sonho. Deus poderia muito bem alcançar seus objetivos por outros meios. Mas, Jeová Deus simplesmente não escolheu fazer assim. Poderia também ter criado tudo sozinho, assim como ele mesmo produziu seu Filho unigênito, o Verbo, mais tarde conhecido como Jesus Cristo. Mas, Deus preferiu que seu Filho servisse como agente ativo na criação de todas as outras criaturas e coisas, dando assim ao seu Filho muito prazer, bem como tendo pessoalmente muita alegria em ver o proceder fiel de seu Filho. (Pro. 8:22-30) Jeová adotou também este proceder sábio com os anjos. Eles não são indispensáveis, mas Deus achou bom criá-los para o fim de dar-lhes felicidade e para servirem aos seus objetivos na execução da sua vontade para com eles.

 

Em primeiro lugar, os anjos são mostrados como ministrando a Deus: “Milhares de milhares o serviam.” Repetidas vezes são representados como estando na Sua presença: “Serafins estavam por cima dele.” “Ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono.” Foram muitas vezes enviados para dar boas novas ao homem, servindo assim de evangelistas, como no caso quando anunciaram o nascimento do Salvador. Deus usou anjos para comunicar a sua vontade a seus servos, tais como Abraão, Moisés, Josué, Daniel, Pedro, Paulo e outros. E, visto que as suas mensagens se tornaram parte da Palavra escrita de Deus, eles contribuíram também para a escrita da Bíblia. — Dan. 7:10; Isa. 6:2; Apo. 5:11; Luc. 2:13

 

Observe também o uso que Deus fez dos anjos na vida de Jesus. Os anjos anunciaram sua concepção e seu nascimento. Ministraram-lhe depois do seu jejum de quarenta dias e fortaleceram-no na sua prova final. Quando a populaça veio para prendê-lo, ele tinha à sua disposição doze legiões de anjos, se quisesse chamá-los. Os anjos anunciaram também a sua ressurreição e estavam presentes na sua ascensão ao céu. — Mat. 4:11; Luc. 22:43; Mat. 26:53; 28:5-7; Atos 1:10, 11.

 

Mostra-se adicionalmente que anjos acompanham a Jesus Cristo quando êle vem para o juízo, separando o trigo do joio e as ovelhas dos cabritos. Os anjos juntaram-se a Miguel na sua guerra contra o dragão e os demônios dele, por ocasião do nascimento do reino de Deus no céu. Apoiarão também Miguel na luta da guerra do grande dia do Deus Todo-poderoso, o Armagedon, assim como na antiguidade foram usados por Jeová Deus para executar os iníquos. — Mat. 13:41; 25:31; Apo. 12:7-10; 16:14, 16; 19:14


E, finalmente, os mensageiros espirituais de Deus ministram hoje aos Seus servos na terra, o que é muito confortador saber: “Não são todos eles espíritos para serviço público, enviados para ministrar a favor dos que vão herdar a salvação?” “Não desprezeis a nenhum destes pequeninos, porque vos digo que os seus anjos no céu têm sempre acesso a meu Pai que está no céu.” Não se trata necessariamente de que cada um dos fiéis servos de Deus tenha recebido um anjo designado a ele; mas que um anjo é designado a cuidar de vários servos de Deus na terra. — Heb. 1:14; Mat. 18:10

 

Sim, “o anjo de Jehovah acampa-se ao redor dos que o temem, e livra-os”. “Aos seus anjos ordenará ao teu respeito, que te guardem em todos os teus caminhos.” É verdade que os anjos não aparecem mais visivelmente, do modo como fizeram aos apóstolos, para libertá-los da prisão, e do modo como um deles apareceu a Paulo quando estava naufragado. Mas, podemos estar certos de que, não importa quais as probabilidades contra nós, não importa quantos inimigos avancem contra nós, se tivéssemos visão espiritual poderíamos ver que nos cercam e protegem exércitos dos mensageiros espirituais de Deus, assim como cercavam protetoramente o profeta Eliseu e o servo dele, quando o rei da Síria enviou uma grande força militar, inclusive cavalos e carros de guerra, para capturar Eliseu. — Sal. 34:7; 91:11; Atos 5:19; 12:7; 27:23; 2 Reis 6:13-17.

 

Deveras, o que a Palavra de Deus tem a dizer sobre os seus mensageiros espirituais, os anjos, é tanto esclarecedor como fortalece a fé.

 

Ó profundidade das riquezas, da sabedoria, e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e quão inescrutáveis os seus caminhos! — Rom. 11:33

Nenhum comentário:

Postar um comentário