segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Quem foi Elias na Bíblia?

Elias foi um profeta de Deus, que viveu em Israel no tempo do rei Acabe. Deus usou Elias para fazer milagres e trazer julgamento sobre a nação de Israel por sua adoração ao deus Baal. No final de sua vida, Elias foi arrebatado para o Céu em um carro de fogo. Seu sucessor foi Eliseu.

 

Elias, Acabe e Jezabel

 

Acabe, rei de Israel, se casou com Jezabel, uma princesa estrangeira que o induziu a adorar o deus Baal, em vez de adorar a Deus. Por isso, Deus enviou Elias para profetizar contra Acabe, avisando que não ia chover nos próximos anos.

 

Depois de profetizar, Elias ficou escondido e foi alimentado por corvos. Mais tarde, Elias foi para a cidade de Sarepta e ficou na casa de uma viúva que ele ajudou, fazendo sua comida milagrosamente durar muito tempo. Por sua oração, Deus ressuscitou o filho da viúva (1 Reis 17).

 

Depois de três anos de seca, Deus mandou Elias se encontrar com Acabe outra vez. Elias confrontou Acabe por sua idolatria e desafiou os profetas de Baal no monte Carmelo. Eles construíram um altar e pediram que Baal enviasse fogo para o sacrifício mas nada aconteceu.

 

Depois de muitas horas, Elias construiu um altar a Deus, o encharcou de água e pediu a Deus para enviar fogo. Deus enviou fogo que consumiu tudo no altar. Então, Elias matou os profetas de Baal e avisou o rei Acabe que ia chover (1 Reis 18).

 

Quando Jezabel ouviu sobre a morte dos profetas de Baal, ela ameaçou matar Elias. Por isso Elias fugiu e pediu a morte a Deus. Guiado por Deus, Elias foi para o monte Horebe, onde falou com Deus. Elias se queixou que os israelitas abandonaram o Senhor, mas Deus o animou e o enviou de volta para ungir o próximo rei de Israel (1 Reis 19). No fim, o rei Acabe foi morto como castigo de sua idolatria.

 

Onde fica o monte Carmelo? O que aconteceu com Elias no monte Carmelo?

 

O monte Carmelo fica no norte de Israel, junto do Mar Mediterrâneo. Esse monte tinha um altar dedicado a Deus e ali foi o palco de um grande confronto entre o profeta Elias os profetas de deuses falsos.

 

O monte Carmelo é um lugar fértil, perto do mar, com um rio chamado Quisom que passa por perto. O rei Saul ergueu um monumento em sua honra no monte Carmelo e Davi também passou algum tempo nessa região quando estava foragido de Saul (1 Samuel 15:12). Antes de ficar viúva e casar com Davi, Abigail morava no Carmelo com seu marido Nabal.

 

Elias no monte Carmelo

 

Muito tempo depois da época de Saul e Davi, Israel estava dividido em dois reinos: Judá, a sul, e Israel, a norte. Os reis de Israel foram muito ruins e surgiu um rei que era pior que todos os seus antecessores: Acabe. Ele casou com Jezabel, uma adoradora do deus falso Baal, e o casal perseguiu e matou muitos profetas de Deus, promovendo agressivamente a idolatria no país.

 

Por isso, o profeta Elias anunciou uma grande seca, que durou três anos. Depois desse tempo, ele se encontrou com o rei Acabe e mandou convocar os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de outra deusa secundária chamada Aserá no monte Carmelo (1 Reis 18:18-19). Todo o povo de Israel também foi para o monte Carmelo para assistir ao confronto.

 

Quando todos estavam reunidos, Elias declarou que estava na hora de o povo decidir a quem iriam adorar – a Deus ou a Baal. Então ele lançou um desafio aos profetas de Baal. Os dois lados iriam oferecer um sacrifício e o deus que acendesse o fogo do sacrifício provaria ser o deus verdadeiro (1 Reis 18:23-24).

 

Os profetas de Baal começaram primeiro, logo de manhã. Eles ofereceram o sacrifício e clamaram a Baal a manhã inteira... sem resposta. Ao meio-dia, Elias começou a zombar, sugerindo que talvez Baal estivesse ocupado, ou viajando ou dormindo. Os profetas clamaram ainda mais, entraram em transe e se cortaram para chamar a atenção de seu deus. Mas, ao fim da tarde, ainda não tinham recebido resposta (1 Reis 18:27-29).

 

Então Elias restaurou o altar de Deus no monte Carmelo (1 Reis 18:30-31). Ele preparou a lenha, matou um novilho e o colocou sobre a lenha no altar. Depois, Elias construiu uma vala à voltar do altar e mandou derramar 12 jarras grandes de água sobre tudo. A água encharcou todo o sacrifício e o altar e encheu a vala.

 

Quando tudo estava pronto, Elias orou a Deus, pedindo para Ele provar que era o Deus verdadeiro. Em resposta, fogo caiu do céu e queimou tudo – o novilho, a lenha, as pedras do altar, o chão – e ainda evaporou toda a água! O povo todo viu e se prostrou, declarando que o Senhor é o verdadeiro Deus (1 Reis 18:38-39).

 

Elias mandou prender todos os profetas de Baal, desceu o monte e matou os profetas junto do rio Quisom. Depois, ele avisou a Acabe que iria chover, subiu outra vez ao monte Carmelo e orou a Deus (1 Reis 18:41-42).

 

Quando seu servo viu uma pequena nuvem, Elias mandou avisar Acabe que uma chuva muito forte estava chegando. O profeta desceu o monte correndo, acompanhado por vento e chuva, que acabou com a seca.

 

Elias e Eliseu

 

Quando voltou de Horebe, Elias recrutou um homem chamado Eliseu como seu assistente. No fim de sua vida, Elias e Eliseu atravessaram o rio Jordão. Enquanto caminhavam na margem do Jordão, Elias foi levado para o Céu em um redemoinho dentro de um carro de fogo puxado por cavalos de fogo. Eliseu foi seu sucessor, continuando seu ministério (2 Reis 2).

 

3 lições de vida que aprendemos com Elias

 

Elias foi um grande profeta de Deus, que fez vários milagres. Mas ele não era o super-homem. Elias era uma pessoa como você e eu. Ele confiou em Deus e fez Sua vontade e Deus o usou para fazer grandes coisas! Nós também podemos ser usados por Deus, como Elias.

 

Podemos aprender várias lições importantes com a vida de Elias:

 

1. Oração tem poder

 

Tiago 5:17-18 mostra que Elias era uma pessoa normal mas ele sabia que a oração tem poder. Ele orou fervorosamente e com fé e Deus atendeu sua oração! A Bíblia diz que quando oramos com fé e de acordo com a vontade de Deus, Ele atende nossos pedidos.

 

A oração traz intimidade com Deus. Elias orava muito, por isso ficou muito próximo de Deus. Deus respondia às orações de Elias e Ele também responde às nossas orações. Se você quer ver o poder de Deus em sua vida, ore!

 

2. Depressão tem solução

 

A vida de Elias nem sempre foi fácil. Depois da grande vitória sobre os sacerdotes de Baal, Elias teve de fugir da ira de Jezabel, que o queria matar. Elias ficou tão deprimido que até quis morrer! (1 Reis 19:3-4) Mas depois de um encontro com Deus, ele recuperou o ânimo de viver.

 

Depressão não é o fim. Assim como Deus ajudou Elias a recuperar, Deus também pode restaurar a vida de quem tem depressão. Depois de sua depressão, o ministério de Elias continuou com força. Confie em Deus, a tristeza não durará para sempre!

 

3. Deus sustenta

 

Elias aprendeu a confiar totalmente em Deus. Enquanto esteve escondido de Acabe, Deus o sustentou milagrosamente com a ajuda de corvos (1 Reis 17:5-6). Deus também sustentou uma viúva muito pobre que ajudou Elias, fazendo sua farinha e seu azeite se multiplicarem (1 Reis 17:15-16).

 

Todo sustento vem de Deus. Nos momentos mais difíceis, quando não sabemos onde vamos encontrar sustento, podemos confiar em Deus. Ele não abandona quem O ama. Quando nos dedicamos à vontade de Deus, Ele nos dá aquilo que precisamos, mesmo quando a situação parece impossível.

 

A vida de Elias pode parecer muito diferente da sua mas essas três lições de vida valem para todos. O mesmo Deus que agiu na vida de Elias também pode agir na sua

 

Elias no Novo Testamento

 

Na transfiguração, Elias apareceu conversando com Jesus e Moisés (Marcos 9:2-4). O povo pensou que tanto João Batista como Jesus eram Elias, por causa dos milagres e porque o livro de Malaquias disse que Elias voltaria antes do dia do Senhor (Malaquias 4:5-6). mas tanto Jesus como João Batista negaram ser Elias. Jesus disse que João Batista era como Elias, pregando o arrependimento e preparando o caminho.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário