terça-feira, 12 de outubro de 2021

Quais são os atributos de Deus na Bíblia?

Deus tem muitos atributos na Bíblia. Quando entendemos esses atributos, descobrimos como Ele é glorioso e digno de ser adorado. A Bíblia nos mostra um Deus acima de todas as coisas, perfeito e santo, mas que nos ama profundamente.

 

A Bíblia diz que Deus é:

 

    Criador - Gênesis 1:1

    Todo-Poderoso - Gênesis 17:1

    A fonte da vida - Salmos 36:9

    Conhecedor de todas as coisas - Salmos 33:13-15

    Rei - 1 Timóteo 6:15-16

    Eterno - Gênesis 21:33

    Nunca muda - Tiago 1:17

    Sem limites - Salmos 145:3

    Espírito - João 4:24

    Único - 1 Timóteo 1:17

    Três em um - 2 Coríntios 13:14

    Perfeito - Mateus 5:48

    Santo - Levítico 19:2

    Zeloso - Deuteronômio 4:24

    Justo - Isaías 45:21

    Sábio - Romanos 11:33

    Vitorioso - Salmos 33:10-11

    Amor - 1 João 4:8

    Bom - Marcos 10:18

    Paciente - 2 Pedro 3:9

    Misericordioso - Êxodo 34:6

    Compassivo - Salmos 86:5

    Cheio de graça - Tito 2:11

    Fiel - Salmos 33:4

    Verdadeiro - Números 23:19

    Sempre presente - Salmos 139:7-8

    Pessoal - João 17:3

 

O que significa a palavra atributo?

 

A palavra atributo significa, resumidamente: “o que é próprio, características de algo ou alguém, particularidade”. Como estamos falando de “atributos” podemos também dizer “qualidades de Deus”. Então, os atributos do Senhor são qualidades pertencentes à natureza de Deus por aquilo que nos foi revelado na Bíblia e que, certamente nos ajudam a entender um pouco de quem é Deus.

 

Classificação dos Atributos de Deus

 

Estudiosos da Bíblia tem feito a classificação dos atributos de Deus da seguinte maneira: Atributos naturais ou incomunicáveis e atributos morais ou comunicáveis.

 

Atributos naturais ou incomunicáveis

 

São exclusivos do Senhor, pertencentes à Ele somente, não são compartilhados com ninguém como por exemplo: onipotência, onipresença, onisciência, eternidade, infinito, soberano, imutabilidade.

 

Atributos morais ou comunicáveis

 

São qualidades do caráter do Senhor que Ele compartilha com o homem. Características que o tornam como é, tais como: justo, santo, amoroso, misericordioso, bom, benigno, verdadeiro. Todos estes atributos o Senhor compartilha por isso são comunicáveis.

 

Criador, todo-poderoso, a fonte da vida, conhecedor de todas as coisas, rei

 

O livro de Gênesis começa com Deus criando todas as coisas. Sua criatividade se vê em tudo à nossa volta. Ele tem poder sobre tudo que existe porque todas as coisas são criação dele. Deus conhece cada detalhe do universo e nada está escondido dele.

 

Cada ser vivo recebe sua vida de Deus e todas as coisas estão debaixo de Seu domínio. Deus reina sobre toda a criação e Sua vontade é soberana. Não existe autoridade mais alta que Deus.

 

Eterno, nunca muda, sem limites, espírito, único, três em um

 

Deus não foi criado por outro ser. Ele sempre existiu, por toda a eternidade, sem princípio nem fim. A Bíblia diz que Deus é espírito. Isso significa que Ele não está limitado pelas regras da física nem do tempo. Seu poder é sem limites.

 

Além de eterno e sem limites, Deus é constante. Ele não muda. Seu caráter é sempre igual e consistente. Podemos confiar que Ele nunca vai se tornar diferente.

 

Só existe um Deus. Não há outro ser que se pode comparar a Ele, porque Ele é infinitamente superior a todas as outras coisas. Deus é um só, mas com três “partes”: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Essas são as três formas em que Deus se manifesta a nós.

 

Perfeito, santo, zeloso, justo, sábio, vitorioso

 

Deus é perfeito. Nele não há erro nem pecado, e Sua presença destrói toda impureza. Deus é completamente puro e santo e age sempre com justiça. Em Sua sabedoria, Ele faz decisões justas e traça Seus planos para a humanidade. Não há nada que pode derrotar a Deus nem frustrar Seus planos, porque Ele é mais sábio que todos nós. Deus tem sempre a última palavra e tem vitória sobre todos os Seus inimigos.

 

Amor, bom, paciente, misericordioso, compassivo, cheio de graça.

 

O amor é uma parte essencial de quem Deus é. Ele não age por ódio nem fica feliz em castigar quem erra. Deus gosta de nos abençoar e perdoar. Quando pecamos, Ele é paciente conosco, nos dando oportunidades para arrepender-nos e voltar para Ele.

 

Deus vê nosso sofrimento e não fica frio nem distante. Ele tem compaixão de nossa situação e, em Sua graça, nos oferece a salvação. Ele está sempre pronto para nos aceitar de volta como Seus filhos.

 

Fiel, verdadeiro, sempre presente, pessoal.

 

Deus não mente. Quando Ele faz uma promessa, podemos ter a certeza que Ele vai cumprir o que disse. Ele não falha. Toda verdade vem de Deus e quando conhecemos Sua verdade ficamos livres.

 

Ao contrário do que muitas vezes pensamos, Deus não está distante. Ele está presente em todo lado, sempre pronto para se relacionar conosco. Deus é uma pessoa e pode ser conhecido, através de Jesus. Em Jesus encontramos toda a verdade sobre quem Deus é e podemos ter um relacionamento pessoal com Ele.

 


 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário